Terceirização

Importância dos facilities para instituições financeiras e bancos

Escrito por Seguridade

Empresários e gestores do setor financeiro sabem o quanto é importante estimular a motivação e a concentração dentro deste ambiente de trabalho. Atuar em um grande edifício onde centenas de atividades tão delicadas acontecem a cada minuto não é uma tarefa fácil. Na medida do possível, o recomendado é que a otimização de tempo e de processos se torne uma estratégia minuciosa da organização.

Esta é, inclusive, uma alternativa adotada com cada vez mais frequência por empresas que desejam implementar um planejamento mais detalhado e destinado ao seu tipo de negócio. O principal objetivo é conseguir trazer mais rapidez e expertise para o campo, com o envolvimento total de todos os colaboradores em busca de melhores resultados.  Com esse intuito, a terceirização de algumas soluções tem ganhado destaque nesta área.

A importância dos facilities para instituições financeiras e bancos é visível assim que os serviços são colocados em prática. Contudo, muita gente ainda não entende os reais benefícios que esta contratação traz e acaba adiando o processo. Se este é o seu caso, não espere mais. Leia este artigo com atenção e descubra o leque de vantagens que a iniciativa oferece.

Redução do custo operacional

Reduzir custos é um desejo de qualquer organização, inclusive de instituições financeiras e bancos. Sem dúvidas, as despesas trabalhistas exigem boa parte do orçamento de uma empresa e nem sempre é possível agrupar uma equipe interna que se adeque à realidade estrutural do negócio.

Além disso, ainda seria necessário selecionar profissionais, treiná-los adequadamente e se responsabilizar por uniformes e equipamentos. Se algum colaborador se demitir ou for dispensado, mais gastos se acumulam neste tópico e podem acarretar despesas extras em momentos críticos, quando menos se espera.

Ao investir na contratação de facilites, essas responsabilidades são delegadas para terceiros. Ou seja, os processos e as operações diminuem e se tornam muito menos complexos, o que também ajuda na economia de tempo. A instituição ou banco passa, então, a lidar com investimentos muito mais baixos, sendo possível aplicar bem menos dinheiro nessas questões, sem deixar a qualidade dos serviços de lado.

Aumento da produtividade

Incorporar facilities na rotina corporativa é o primeiro passo para conseguir aumentar a produtividade. Bancos e instituições financeiras costumam ter um ritmo intenso de operações e atividades. Conseguir destinar o foco necessário para os processos de gestão e atendimento sem se preocupar com outros serviços contribui bastante para que a empresa se desenvolva melhor.

Portanto, o ideal é realizar um apanhado geral sobre as tarefas do local e decidir o que pode ou não ser terceirizado. Mesmo que isso seja feito aos poucos, os colaboradores conseguem ceder seu tempo e sua atenção em maior parte ao que realmente interessa. A motivação para encarar esses desafios aumenta, pois as responsabilidades extras são praticamente eliminadas ao serem compartilhadas com outros parceiros.

Ao final de um período, os resultados conseguem ser percebidos com mais facilidade e o esforço destinado ao cumprimento de metas faz com que os números cresçam em menos tempo. Neste cenário, todos saem ganhando: empregados, clientes e, é claro, a própria instituição.

Priorização de investimentos

Para se manter atualizada conforme as evoluções do mercado financeiro, as instituições financeiras precisam atualizar constantemente sua tecnologia. Isso significa comprar ou desenvolver sistemas, plataformas e softwares, além de renovar todos os equipamentos tecnológicos para suprir a demanda e a necessidade de uso. Para completar, ainda existe a constante capacitação de funcionários. Tudo isso para que os serviços mantenham a qualidade em primor.

Contudo, é comum que outras necessidades secundárias acabem tirando o espaço de todos esses itens, que a princípio deveriam ser priorizados. Ao mesmo tempo em que devem acompanhar todas as mudanças da organização, elas também não podem se sobressair diante de coisas de fato mais urgentes ou importantes. A partir disso, a contratação de facilities e a terceirização de serviços já podem começar a ser consideradas.

As empresas parceiras que prestam esse serviço não costumam deixar a desejar. Elas também estão focadas em investir em novas tecnologias e na qualificação de suas equipes, para manter a excelência e angariar mais diferencial competitivo. A instituição pode passar com tranquilidade a priorizar o que mais interessa e a confiar nesta solução sem medo de perdas financeiras ou qualquer outro tipo de transtorno.

Contratação de especialistas em cada área de atuação

Outra vantagem importante sobre facilities é que os profissionais envolvidos são experientes, especializados e têm um know-how altíssimo a respeito de suas funções. Com tantos conhecimentos específicos, suas atividades são sempre realizadas de forma qualificada, com chances de erros reduzidas e total eficiência nos processos.

Em uma instituição financeira, não é difícil compreender por que essas características são tão importantes. Em termos de economia, a redução de custos aparece mais uma vez neste tópico. Com a terceirização, os colaboradores da equipe chegam totalmente preparados por treinamentos e capacitações, de modo que a organização não precisa interferir ou direcionar recursos para tanto. Neste quesito, a responsabilidade é totalmente da empresa parceira que presta os serviços.

Segurança privada, limpeza, manutenção, Recursos Humanos e tantas outras áreas fundamentais para que uma empresa continue em pleno funcionamento recebem total estrutura e respaldo para realizarem suas obrigações. A possibilidade de apostar em facilities permite que haja uma padronização na qualidade dos serviços bancários e financeiros, em todos os níveis hierárquicos onde eles forem solicitados. Cada tarefa, por mais simples que possa parecer, é executada com o mesmo nível de produtividade e qualidade das demais. Com isso, o ambiente começa a crescer em total sintonia.

Por isso, não deixe de procurar por uma empresa parceira que tenha um histórico confiável e que preze por integridade, ética, respeito e compromisso. Esta é a proposta da Seguridade, empresa de segurança e terceirização de serviços referência no mercado justamente por entender a importância dos facilities para instituições financeiras e bancos, investir constantemente em inovação e se preocupar com o seu negócio.

Se você deseja obter o auxílio adequado, entre em contato conosco, da Seguridade Serviços de Segurança, agora mesmo! Acesse nosso site para receber atendimento on-line, solicitar orçamentos ou verificar os telefones de nossas unidades. Estamos prontos para fornecer o melhor atendimento possível e firmar uma parceria de sucesso!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This