Processos de RH

O que é custo de oportunidade em RH?

Escrito por Seguridade

Você tem dificuldades em tomar decisões no setor de RH? Não sabe quais processos priorizar? O custo de oportunidade vai ajudá-lo a fazer escolhas mais assertivas no setor. Descubra agora como ele funciona!

O RH é um setor central dentro de qualquer empresa. Por ser o responsável pela motivação e satisfação dos funcionários, suas decisões afetam diretamente a produtividade dos seus colaboradores. Ter uma ferramenta que o ajuda a tomar decisões mais assertivas é essencial para um posicionamento mais estratégico do seu setor de RH

O que é o custo de oportunidade?

Você está montando o seu processo seletivo, mas não sabe se inclui um teste de personalidade como uma das etapas. Ao incluir o teste, você aprofunda o conhecimento sobre as características psicológicas dos seus candidatos. Porém, se não utilizá-lo, você economiza dinheiro do seu orçamento e tempo da sua equipe. O custo de oportunidade vai ajudá-lo a tomar decisões como essa.

Ele é uma ferramenta que avalia os benefícios que você perde quando abre mão de uma oportunidade. Ou seja, ao fazer uma escolha, você renuncia a algumas possibilidades, que viriam acompanhadas de benefícios. São essas vantagens que o custo de oportunidade calcula.

Portanto, ao escolher incluir o teste, você deixa de poupar dinheiro e tempo da sua equipe. Ou seja, o custo de oportunidade do teste é a economia de tempo e dinheiro. Da mesma forma, ao escolher deixá-lo de lado, você terá um custo de oportunidade de informações aprofundadas sobre os seus candidatos.

É importante entender que o custo de oportunidade não leva em conta apenas questões financeiras. Ao tomar uma decisão, você precisa considerar todos os impactos que ela pode ter no ambiente. Portanto, precisa considerar os impactos financeiros, para os seus funcionários e gestores e para a sociedade no geral.

Como o custo de oportunidade pode ajudar meu RH?

O seu orçamento é limitado. O tempo e energia da sua equipe também são. Por isso, por mais que existam diversos processos que trariam vantagens para a sua empresa, você não consegue colocar todos em prática. É necessário priorizar alguns processos e tomar decisões de forma a gerar o máximo de benefício para sua companhia e para seus funcionários.

Considerar todas as consequências das suas decisões é, portanto, essencial para escolhas mais assertivas. E isso inclui levar em conta todos os benefícios que você perde ao abrir mão de algumas oportunidades. Dessa forma, fica mais fácil entender se vale a pena abrir mão de determinadas possibilidades.

Como calcular o custo de oportunidade?

Não existe fórmula para calcular o custo de oportunidade de um investimento. Isso porque você não estará calculando apenas o retorno financeiro dessa decisão  é preciso considerar todas as consequências e variáveis envolvidas.

Dessa forma, se você quer, por exemplo, melhorar a motivação dos seus funcionários, comece considerando todas as possibilidades. Isso significa que você deve fazer um levantamento de todas as ferramentas e processos que pode utilizar para aumentar o engajamento dos seus colaboradores.

Após identificar todas as opções disponíveis, faça um levantamento dos benefícios que cada uma delas vai trazer para sua empresa. Leve em conta os custos financeiros, assim como o tempo que sua equipe terá que investir na execução daquela tarefa. Avalie também o quanto cada ferramenta será eficaz na melhoria da motivação e da satisfação dos seus colaboradores.

Colocando todas essas informações no papel, você consegue definir com mais clareza de quais benefícios vale a pena abrir mão. Um processo pode ser mais caro, porém gerar mais resultados do que o outro. Assim como um processo muito complexo pode gerar muito desgaste da sua equipe.

Qual é o custo de oportunidade da terceirização?

Toda empresa possui um produto final, ou seja, a sua razão de existir e funcionar   e na sua não é diferente. É para a consolidação dessa atividade que todos os investimentos devem ser feitos. O seu produto ou serviço deve chegar ao cliente da melhor forma possível, com o máximo de qualidade.

Porém, nem todos os cargos de uma empresa estão ligados diretamente ao seu produto final. Alguns colaboradores estão mais ligados à manutenção do funcionamento básico da sua empresa. Esse é o caso de trabalhadores da área da limpeza e segurança, por exemplo.

Nesses casos, uma das situações com a qual o RH se depara é a terceirização. Fica a dúvida: devo abrir um processo seletivo ou contratar funcionários terceirizados? A análise do custo de oportunidade pode ajudá-lo a tomar essa decisão. Isso porque, dependendo do momento da empresa, o custo de oportunidade de abrir um processo seletivo pode não valer a pena. 

Ao abrir um processo seletivo e contratar pessoas para determinada função, você tem uma mão de obra própria, treinada pela sua empresa, para realizar essas funções. Porém, você aumenta o número de funcionários da sua folha de pagamento. Além disso, o processo seletivo gera desgaste para sua equipe de RH, que precisará abrir mão de outras tarefas para colocá-lo em prática.

Ao terceirizar, você tem a oportunidade de contratar funcionários qualificados e capacitados para determinada função e não tem a necessidade de oferecer treinamentos próprios, evitando gastos com capacitação e desgaste da sua equipe.

Além disso, você evita a criação de mais um custo fixo para a sua empresa. Isso porque é possível adequar o número de funcionários contratados de acordo com a sua demanda, o que também evita custos com a demissão de funcionários quando a demanda por aquele serviço diminuir.

Portanto, dependendo da realidade atual da sua empresa, o custo de oportunidade da terceirização pode ser menor do que o da contratação de funcionários. Na hora de tomar qualquer decisão no seu setor de RH, faça o cálculo do custo de oportunidade. Avalie todas as variáveis e faça escolhas mais assertivas, que geram mais resultados para a empresa como um todo.

E para entender melhor como atuar de forma mais estratégica ao reduzir os custos da sua empresa através da terceirização, baixe nosso e-book! Com ele, você poderá avaliar, com mais detalhes, os benefícios que a terceirização pode gerar para sua organização. Com isso, o seu cálculo de custo de oportunidade será mais detalhado e eficaz.

 
 
 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This