Processos de RH

Quais as vantagens de utilizar um software para a gestão de RH?

quais-as-vantagens-de-utilizar-um-software-para-a-gestao-de-rh.jpeg
Escrito por Seguridade

O uso de softwares para aumentar a produtividade de atividades gerenciais já não é novidade. Diversos setores dentro das empresas estão adotando esta prática de maneira consistente, com especial destaque para vendas e controle de estoque. Porém, o setor de Recursos Humanos ainda não está completamente adaptado a esta novidade; talvez você mesmo ainda não tenha uma noção exata de como os softwares podem auxiliar a gestao de RH. É esta dúvida que vamos esclarecer hoje.

Gestão de recrutamento e seleção

Logo no momento de contratar novos funcionários, um software já pode apresentar contribuições relevantes para a gestao de RH. Ele permite arquivar, filtrar e localizar currículos; criar o perfil das vagas, com requisitos e atribuições de cada cargo; organizar uma agenda de entrevistas; fazer um registro sobre o desempenho do candidato ao longo de cada etapa do processo; entre outras funcionalidades. Com isso, é mais fácil identificar e permanecer focado nos candidatos que realmente demonstram potencial, concentrando os esforços para o sucesso garantido na contratação.

Arquivo e acesso a relatórios de performance

Depois que o candidato é contratado e se torna parte da equipe, ainda é preciso estar atento ao seu desempenho, a fim de tomar decisões estratégicas de promoção, reposicionamento ou até desligamento. O software de gestão de RH permite criar um histórico de relatórios de performance e ocorrências, que facilita o acompanhamento caso a caso do progresso de todos os colaboradores. Esse histórico garante que qualquer decisão tomada a respeito do futuro do colaborador na empresa seja justa, e devidamente respaldada com informações concretas.

Além disso, o software de gestao de RH ainda pode ser utilizado para montar organogramas da empresa e para criar planos de carreira. Estas são duas funções interessantes para, junto com o histórico de relatórios de performance, direcionar o crescimento dos funcionários dentro da empresa. Desta forma, o setor de Recursos Humanos consegue nutrir talentos apropriadamente.

Controle de assiduidade e pontualidade

O controle de ponto é uma das tarefas mais burocráticas do setor de Recursos Humanos, é essencial para o andamento da empresa e, infelizmente, ocupa um tempo razoável todos os meses. Para manter a eficácia no controle e ainda reduzir o tempo gasto com esta atividade, um software é a melhor opção disponível. Devidamente associado ao ponto eletrônico (e, preferencialmente, biométrico), ele automatiza todo o controle de assiduidade e pontualidade. Com base no ponto registrado diariamente pelo funcionário e nos dados da sua jornada de trabalho, o software consegue apontar todos os atrasos, faltas e horas extra do mês.

Cálculo da folha de pagamento

Essa é uma continuação natural do item anterior. Você viu que o software de gestão de RH consegue calcular as horas trabalhadas e perdidas pelo funcionário ao longo do mês; assim, para que ele realize também o cálculo da folha de pagamento, basta inserir os dados salariais (por exemplo, o valor da hora de trabalho de cada funcionário). A vantagem de usar um software para este processo é que a margem de erro é mínima. E, como você sabe, erros no pagamento de salários e benefícios podem causar sérios problemas com o Sindicato ou o Ministério Público do Trabalho. Se você gostaria de eliminar este risco, adotar um software e automatizar os cálculos é a saída mais viável.

Monitoramento do calendário da empresa

Existem inúmeras datas importantes no calendário de uma empresa – desde a data de admissão dos funcionários, que irá afetar as datas de vencimento das férias; passando por feriados e pontos facultativos, que afetam a escala de trabalho; e até mesmo datas comemorativas, como o aniversário da empresa. Acompanhar todas elas é complicado, ainda que você utilize uma agenda com perseverança. A maneira mais segura de não perder nenhuma data importante é com um software, que permite a criação de um calendário eletrônico com notificações. Para a gestão de RH, que depende destas informações para controlar todo o fluxo de trabalho da empresa, essa é uma funcionalidade que deve ser utilizada cotidianamente.

Gerenciamento das condições de saúde e segurança do trabalho

Sabemos que, em muitas empresas, há um departamento voltado exclusivamente para a Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Mesmo que este seja o seu caso, o setor de Recursos Humanos ainda precisa demonstrar envolvimento ativo com essas questões, já que elas afetam diretamente os colaboradores da empresa. Assim, é importante que o RH tenha ciência e controle de todas as ocorrências relacionadas a SST, os riscos encontrados na empresa e as medidas que estão sendo tomadas para saná-los. O software de gestão de RH permite registrar essas informações, dando respaldo para que o setor responsável possa ser acionado e cobrado sempre que preciso.

Simplificação dos arquivos

Em todos estes processos, vimos que a praticidade e agilidade são vantagens que o software de gestão de RH traz para o dia a dia do setor. Além disso, precisamos ressaltar outra vantagem: a redução no consumo de papel. Todos os dados ficam salvos de maneira confiável em servidores locais ou até mesmo em servidores remotos, através de Cloud Computing. Assim, economizamos recursos naturais e espaço físico da empresa, além de aumentar a durabilidade e facilitar o acesso a arquivos mais antigos. Como o setor de RH adota a prática padrão de manter arquivos durante cinco anos ou mais, a redução do consumo de papel possui um impacto significativo ao longo do tempo.

Antes de encerrar, precisamos fazer uma recomendação final. Você deve lembrar-se que alguns softwares podem ter funcionalidades diferentes das que apresentamos aqui. Assim, é importante pesquisar cuidadosamente as soluções disponíveis no mercado e encontrar uma opção que se adapte melhor às necessidades da sua empresa.

A sua empresa já adota algum software para o aumento de produtividade na gestao de RH? Conte para nós os resultados que esta ferramenta trouxe para o seu setor, e para a empresa como um todo. Deixe sua opinião nos comentários!

Se você achou este arquivo útil, compartilhe com seus amigos através do Facebook ou Twitter, para que outros gestores de RH possam entrar na era da gestão por softwares!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This
Navegação