Gestão de Pessoas e RH Terceirização

Razões para terceirizar os processos de recrutamento e seleção

Escrito por Seguridade

O setor de RH é um dos que mais se modificou nos últimos anos devido, sobretudo, às novas tecnologias. Isso tem possibilitado aos profissionais da área assumir um papel cada vez mais estratégico e menos operacional dentro das empresas.

Em um cenário em que, apesar das novidades, muitos profissionais de Recursos Humanos são sobrecarregados com as atividades que a área exige, a terceirização de serviços tem se tornado uma tendência de mercado.

É o que acontece, por exemplo, com recrutamento e seleção de colaboradores. Considerada uma etapa essencial para o sucesso de qualquer empresa, a contratação de profissionais competentes e que se adequem ao perfil pretendido pela companhia é um dos principais desafios enfrentados pelos selecionadores.

Estratégias ineficazes e critérios inadequados podem trazer perdas importantes para a empresa, seja de tempo, dinheiro ou outros recursos. Deixar esses serviços nas mãos de especialistas tem se mostrado uma solução vantajosa, colaborando para que as empresas otimizem seus processos e diminuam a rotatividade de funcionários.

Neste post, separamos as principais razões para terceirizar os processos de recrutamento e seleção de funcionários. Acompanhe!

Vantagens da terceirização dos processos de recrutamento e seleção

Mais imparcialidade e qualidade nas escolhas

Uma consultoria é composta por profissionais com experiência em recrutamento e seleção, sendo que os processos são conduzidos de acordo com diversos conhecimentos em Recursos Humanos, o que garante mais qualidade e assertividade nos processos de seleção.

A consultoria tem uma visão imparcial e isso possibilita que a definição do candidato seja mais eficaz, focada nas habilidades de acordo com o desenho do cargo. Além disso, existe uma preocupação em verificar se a pessoa possui certas competências comportamentais e se adequa à cultura da organização.

O departamento de Gestão de Pessoas nas organizações tem se transformado no passar dos anos, assumindo um papel mais estratégico e menos operacional, embora ainda haja muitos profissionais sobrecarregados com as atividades que a área determina.

Mais assertividade nas contratações

O recrutamento e seleção é uma etapa importante e essencial para qualquer organização, para que ela cresça e atinja seu sucesso. Uma contratação realizada de forma errada traz vários prejuízos, aumentando os custos com rotatividade e com novas seleções. Além disso, é preciso também arcar com as despesas de treinamento para os novos colaboradores.

A consultoria evita falhas nos procedimentos, pois os especialistas são habilitados para escolher a pessoa com o perfil adequado à vaga. A formação dos consultores permite que as contratações sejam feitas com qualidade e seguindo critérios desejados pela empresa, evitando, assim, despesas desnecessárias.

Economia de tempo e recursos

A economia não está apenas no setor financeiro da empresa, mas também no tempo que é utilizado para cada processo de recrutamento e seleção, como: divulgação de vagas, análise de currículos, entrevistas de seleção, avaliações, dinâmicas de grupos etc.

A seleção de talentos é um dos processos mais caros dentro das organizações, especialmente pelo tempo envolvido. Com isso, cada vez mais empresas estão apostando em contratar empresas especializadas em processos de recrutamento e seleção para a gestão desses processos.

O setor de Gestão de Pessoas da empresa deve ser estratégico, ter conhecimento do negócio, pensamento mais analítico e menos processual, para propor ações que contribuam para o desenvolvimento da organização.

Redução das dificuldades na contratação de funcionários

Apesar do desemprego, as empresas vêm sofrendo para contratar funcionários. Muitas têm dificuldade de contratar profissionais capacitados, principalmente nas indústrias que possuem muitas funções que demandam nível de formação técnica.

Com o avanço da tecnologia, os requisitos para preenchimento das vagas mudam muito rápido. As organizações estão buscando profissionais que estejam de acordo com o perfil determinado pelo cargo, mercado de trabalho e valores da empresa.

A consultoria de recrutamento e seleção procura entender detalhadamente qual o perfil ideal que o profissional deve apresentar para ocupar o cargo, além de analisar os currículos e os perfis psicológico e comportamental dos candidatos.

Consequências da alta rotatividade de funcionários

A alta rotatividade traz prejuízos para a organização, e o custo de um funcionário desligado é o primeiro sinal negativo a ser sentido na empresa. Por conta dele, é preciso arcar com despesas de registro e documentação, possíveis indenizações e a antecipação de pagamentos relacionados às férias proporcionais, 13° salário, treinamentos, entre outros.

Existem vários motivos que podem causar alto índice de turnover de funcionários, entre eles:

  • Condições do ambiente de trabalho;
  • Conflitos no ambiente de trabalho;
  • Empresa não investe nos funcionários;
  • Falta de benefícios;
  • Falta de feedback;
  • Falta de reconhecimento;
  • Mau relacionamento com o superior imediato;
  • Não há plano de carreira;
  • Remuneração baixa.

Os motivos variam de organização para organização. Por isso, o ideal é realizar um diagnóstico interno e verificar exatamente quais são os principais motivos pelos quais as pessoas estão saindo da empresa. Para isso, a entrevista de desligamento é uma das ferramentas mais usadas nesse processo.

Estratégias para reduzir o turnover

Reduzir o turnover é um desafio para as organizações, porém o primeiro passo é fazer um levantamento do que está acontecendo por meio de entrevista de desligamento com o funcionário e também com o líder imediato. Assim, será possível saber quais são as principais razões para, em seguida, estabelecer estratégias para retenção dos talentos.

Algumas sugestões para reduzir o turnover são:

  • Apoiar o engajamento;
  • Contratar as pessoas certas;
  • Criar uma cultura de feedback;
  • Desenvolver e incentivar o plano de carreira;
  • Investir em treinamento para os funcionários;
  • Investir na qualidade de vida do colaborador;
  • Oferecer mais benefícios;
  • Realizar pesquisa de clima organizacional;
  • Terceirizar o processo seletivo.

A terceirização dos processos de recrutamento e seleção permite que setor de Recursos Humanos foque no que realmente importa: o bem-estar dos colaboradores, o bom clima organizacional e a representatividade de todos os profissionais.

Por sua vez, a empresa tem a certeza de contar com uma consultoria especializada para realizar boas admissões, que se encaixem no perfil de cada cargo e ajudem a levar adiante os valores e os objetivos da companhia.

Como é o processo de seleção e recrutamento na sua empresa? Você já pensou em terceirizar alguma atividade? Compartilhe conosco suas experiências. Deixe-nos um comentário!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This