Processos de RH

RH estratégico ou operacional: quais as diferenças?

Escrito por Seguridade

O mercado está em constante mudança e o setor de RH acompanha essas transformações. A atuação dessa área não é igual em todas as empresas e cada modelo de RH traz um tipo de resultado para a sua organização.

O seu RH é operacional ou estratégico? Se você não sabe a resposta dessa pergunta, está na hora de descobrir! Neste artigo nós mostraremos a diferença entre esses dois tipos de atuação de RH e, assim, esperamos ajudar você a definir qual é o mais adequado para a sua empresa.

Confira e entenda por que é tão importante investir no seu RH!

A importância do RH

Os colaboradores de uma empresa são o seu maior diferencial. Afinal, são eles que geram os resultados da organização. Eles também detêm o conhecimento e a capacidade de inovação necessários para resolver os principais problemas encontrados na rotina de um negócio.

Por isso, o RH vem se tornando um setor cada vez mais importante dentro de qualquer organização. Por ser responsável pela gestão dos recursos humanos da sua empresa, ele tem impacto direto na produtividade, na motivação e na satisfação dos colaboradores.

É ele que garante o desenvolvimento necessário para que os seus funcionários exerçam suas funções da melhor forma possível. O RH também trabalha para fazer o recrutamento de colaboradores alinhados aos objetivos da organização e para manter os seus talentos dentro da empresa.

A atuação do RH deve ser condizente com os objetivos estratégicos da organização a curto, médio e longo prazo. Ou seja, diante da variedade de modelos de RH existentes, você precisa analisar que resultados o seu setor deve gerar para que você alcance suas metas.

Isso significa que o RH deve refletir o modelo de gestão da empresa, podendo atuar de modo mais operacional ou estratégico. Entenda, nos tópicos a seguir, a diferença entre essas formas de atuação do RH.

RH operacional

Um dos modelos de atuação do RH dentro da sua empresa é o chamado RH operacional. Ele é um modelo de gestão mais tradicional e se assemelha muito ao antigo Departamento Pessoal. Um RH operacional foca em resolver os trâmites burocráticos dos funcionários como folha de pagamento, admissão, processos seletivos e treinamentos.

Dessa forma, ele atua como um executor de processos. O RH operacional não foca na mensuração dos resultados das ações dos funcionários. Além disso, ele não avalia os impactos que o próprio setor gera para os resultados da empresa como um todo.

A atuação operacional é extremamente importante para a empresa. Ela garante a adequação dos funcionários ao que é estabelecido pela CLT e, além disso, controla processos que são essenciais para a manutenção da organização.

Porém, ele não gera resultados reais para o negócio, pois não atua de forma a ajudar a empresa a alcançar suas metas a longo prazo. Além disso, a equipe de um RH operacional geralmente apresenta altos índices de sobrecarga e é pouco motivada, pois fica responsável somente por processos burocráticos e repetitivos.

RH estratégico

Por outro lado, o RH estratégico está mais ligado aos objetivos a longo prazo da empresa. Suas ações são menos burocráticas e mais alinhadas ao planejamento estratégico como um todo.

O RH estratégico tira o foco dos processos burocráticos, atuando nos processos internos da organização e no impacto das suas ações no desenvolvimento e produtividade dos funcionários.

Isso não significa que ele não realize os processos do RH operacional: a diferença é que ele prefere automatizar e terceirizar o máximo possível. Com isso, libera sua equipe para focar em ações que gerarão impacto real nos resultados da organização.

O RH estratégico atua na melhoria da motivação e da satisfação dos funcionários com o próprio trabalho. Ele trabalha de modo articulado com todos os setores da empresa, abrindo canais de comunicação entre eles.

Ele também foca no planejamento de cada uma de suas ações, levando em conta os seus objetivos e o impacto esperado. Assim, o RH estratégico é um setor com mais visão de mercado e é marcado por uma atuação dinâmica, flexível e articulada.

Vantagens de um RH estratégico

Os processos burocráticos e de regulamentação dos funcionários são muito importantes para a empresa. É por isso que o RH operacional ainda encontra espaço. Porém, com os avanços da tecnologia e o surgimento de empresas responsáveis por esses processos, não existe mais necessidade de um RH burocrático e focado nisso.

Ao automatizar e terceirizar processos operacionais, você consegue levar o seu RH a ter uma atuação mais estratégica dentro da empresa. Afinal, um RH estratégico traz diversos benefícios para a empresa e seus funcionários.

O RH estratégico vê o colaborador como parceiro na busca por suas metas e objetivos. Dessa forma, procura entender os seus anseios e necessidades, atendendo a eles. Isso aumenta a satisfação e o engajamento do seu funcionário com o trabalho. Ele percebe o investimento que a organização faz nele e se sente valorizado.

Com isso, há um aumento da sua produtividade e da qualidade do seu trabalho. Ele busca mais ativamente o cumprimento de metas da melhor forma possível, melhorando também a experiência do seu cliente.

Além disso, os seus colaboradores adquirem mais clareza sobre o seu papel dentro da empresa. Eles sabem como suas ações impactam a organização como um todo, se engajam para atingir seus objetivos e se tornam mais autônomos e responsáveis pelo próprio desenvolvimento.

Ademais, por investir na mensuração dos resultados e dos impactos das suas ações na empresa como um todo, o RH estratégico atua como um apoio para os gestores da empresa.

Ele fornece dados importantes em relação aos funcionários e isso embasa a tomada de decisão dentro da empresa em relação aos seus colaboradores. Além de permitir um melhor planejamento das ações futuras e a revisão dos processos atuais.

Um RH estratégico, por aumentar a satisfação dos funcionários com a empresa, diminui o índice de turnover dentro da sua empresa. Além disso, por automatizar os processos, ele diminui também a quantidade de falhas dentro do setor.

Portanto, é importante analisar com cuidado como é a atuação do setor de RH na sua empresa atualmente. Investir em um setor de RH estratégico pode ser o diferencial que a sua organização está precisando.

Para ajudar seus amigos a entender a importância dessa mudança, compartilhe este post nas suas redes sociais e espalhe o conhecimento!

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This