Terceirização

Veja como a terceirização de serviços traz vantagem competitiva

Escrito por Seguridade

 

 

A terceirização de serviços é uma gestão estratégica de negócios que permite às empresas melhorar a flexibilidade de adaptação às mudanças, diminuir custos e aperfeiçoar a execução de tarefas. Aplicada corretamente, essa prática consegue criar valores para as organizações.

Terceirização é a delegação da gestão direta de determinadas atividades ou processos para outra empresa externa, que possui estrutura e organização própria, e fornece os recursos humanos e materiais necessários para sua execução.

Além disso, a terceirização é considerada uma estratégia de gestão para aumentar a competitividade, pois permite que as empresas evitem investir altos recursos em atividades que não são essenciais e se dediquem ao seu core business. Essas atividades fora do objetivo principal da organização seriam puramente de suporte, facilities, entre outros.

Acompanhe o artigo e confira como a terceirização de serviços pode ser importante e vantajosa para o seu negócio. Boa leitura!

A importância da terceirização de serviços

A globalização forçou as empresas a evoluir e concentrar a maior quantidade de recursos para atingir os seus objetivos principais. Isso significa buscar soluções que permitam conter despesas e fornecer uma atividade paralela que execute as tarefas e ações de menor prioridade, mas igualmente necessárias.

Ao mesmo tempo, o mercado continua gerando novas oportunidades de negócios e novos objetivos específicos que devem ser atacados e cumpridos de maneira estratégica. É neste momento que a terceirização exerce um papel fundamental.

Quando se terceiriza, delega-se a uma pessoa ou grupo qualificado e especializado uma série de processos que não fazem parte da atividade principal e que envolveriam um aumento nos custos de pessoal, custos de infraestrutura, etc.

Ao abrir a porta para a terceirização, uma empresa pode concentrar os esforços, melhorando a produtividade e a competitividade.

As vantagens da terceirização de serviços

Como apresentado ao longo do texto, o conceito de terceirização está em contratar especialistas para realizar tarefas específicas de uma empresa. Agora, vamos detalhar quais vantagens podem ser realmente obtidas com essa estratégia:

Diminuição de custo

O benefício mais óbvio e visível está relacionado à redução de custos que a terceirização gera. Você pode fazer o seu trabalho a um custo menor e com melhor qualidade também. Isso ocorre devido a vários fatores:

  • diminuição do quadro de efetivos;
  • menor necessidade de investimento em treinamento e aperfeiçoamento;
  • melhor rendimento de trabalho (por contar com especialistas do setor);
  • isenção do cumprimento de Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) sobre a área terceirizada.

 

Além disso, a terceirização evita que a sua empresa tenha que investir tempo e dinheiro na parte burocrática de seleção, recrutamento e até mesmo nas demissões. Ou seja, antes de tudo, terceirizar atividades significa economizar custos com pessoal.

Maior eficiência nos serviços

Quando uma empresa de terceirização é contratada para realizar serviços específicos em uma organização, ela traz anos de experiência em práticas de negócios e na entrega de projetos complexos.

Em outras palavras, os profissionais terceirizados podem realizar um trabalho de excelência com seus conhecimentos e compreensão sobre as atividades determinadas. Isso leva a um aumento na produtividade e eficiência no processo, contribuindo para o resultado final da sua empresa.

Concentração nas áreas principais

Com a terceirização de alguns processos de negócios, a sua empresa libera as equipes internas para concentrar energia e focar áreas e atividades principais, por exemplo:

  • construção da sua marca;
  • criação de pesquisa e projetos;
  • desenvolvimento de estratégias de marketing.

Economia em infraestrutura e tecnologia

A terceirização elimina a necessidade de investimento em infraestrutura, pois o parceiro de terceirização assume a responsabilidade dos processos de negócios e, portanto, desenvolve infraestrutura para o mesmo.

Isso significa que a empresa contratante não precisa se preocupar em construir ou alugar espaços extras para, por exemplo, aperfeiçoamento e treinamento dos profissionais terceirizados.

Acesso a recursos qualificados

Como dito, não é preciso mais investir em recrutamento e no treinamento de funcionários para o seu negócio. Tendo em vista que estes são alguns dos processos mais onerosos em uma empresa, já torna tudo mais vantajoso.

Isso acontece, pois as empresas terceirizadas já cuidam das necessidades dos seus profissionais, oferecendo recursos próprios e qualificados. Esse cenário é essencial para que todos os contratados apresentem desenvoltura e conhecimento para lidar com as tarefas demandadas na hora da prestação de serviços.

Portanto, esse parceiro, que é especialista na área, provavelmente apresentará um serviço diferenciado na sua empresa, o que, naturalmente, se traduzirá em uma melhoria na qualidade.

A escolha certa faz toda diferença

Assim como qualquer estratégia de negócios, a preparação e a execução são tudo. Definir um parceiro não é como escolher produtos na mercearia. É preciso conhecimento, tempo e reflexão cuidadosa sobre como e o porquê da terceirização.

Investir tempo na escolha de uma empresa de terceirização produz grandes benefícios, e vale a pena o esforço. Sendo assim, é essencial considerar alguns pontos antes da escolha definitiva.

Definir os objetivos da terceirização

Esse é um dos detalhes mais importantes a se concentrar antes de entrar em um acordo com qualquer empresa de serviços. A terceirização não é uma panaceia, e só pode ser tão eficaz quanto às expectativas que se estabelece.

Muitas relações profissionais excelentes e produtivas são arruinadas pela incapacidade de estabelecer metas adequadas desde o início. Sendo assim, são necessárias orientação e direção para se ter sucesso. Ninguém conhece melhor o seu negócio do que a sua equipe interna, e esperar que um “estranho” tenha instantaneamente essa mesma familiaridade não é justo para o pessoal terceirizado ou para seus funcionários.

Optar por uma empresa estabelecida

Optar pela terceirização, sem dúvida alguma, é um grande investimento em tempo e recursos. Porém, todos os benefícios só podem ser obtidos se a empresa contratada realizar o trabalho esperado.

Portanto, é vital escolher um parceiro que possa fornecer estudos de caso concretos e referências reais de clientes. Todavia, é sempre importante ir mais além: verificar as referências e não ter medo de fazer as “perguntas difíceis”.

Contratar uma empresa de terceirização deve ser o começo de uma relação comercial longa e produtiva. Não corra o risco de colocar todo um planejamento a perder ao escolher o parceiro errado.

Em suma, a terceirização de serviços é uma maneira inteligente de aumentar a produtividade e a eficiência, se feita corretamente. Por isso, é importante conhecer bem a empresa e priorizar aquelas com histórico e estrutura favoráveis e reais. Não perca tempo e otimize também as atividades do seu negócio.

Então, quer aumentar a produtividade da sua empresa terceirizando serviços? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This