Processos de RH

Você sabe como o RH pode trazer vantagem competitiva para a empresa?

Escrito por RockContent

Seu setor de RH ainda está muito focado em tarefas operacionais? Você gasta muito tempo com obrigações burocráticas? Então você precisa ler este artigo! Nele vamos revelar como tornar a gestão de pessoas uma fonte de vantagem competitiva para a sua empresa.

Os seus colaboradores são o principal diferencial da sua empresa. Isso porque são eles que garantem a qualidade dos seus serviços e produtos. Além disso, são os funcionários que têm o conhecimento necessário para trazer soluções inovadoras para seus problemas.

Por isso, tornar o setor de RH cada vez mais estratégico é essencial em qualquer organização. Confira!

Esteja alinhado com as metas da empresa

Todos os processos do seu setor de RH devem gerar resultados para que a empresa alcance seus objetivos de longo prazo. Portanto, verifique o quão alinhadas as suas tarefas estão com o planejamento estratégico da sua empresa hoje. Descubra como reformular seu setor para que ele gere mais resultados.

Se a meta da sua empresa é aumentar as vendas, o RH pode buscar e formular capacitações para a área de marketing. Também pode investir na contratação de profissionais com essas habilidades ou realocar funcionários para essa finalidade, por exemplo.

Melhore o seu recrutamento e seleção

Cada momento da empresa exige um perfil de colaborador específico. Portanto, antes de iniciar um processo seletivo, descubra que tipo de funcionário vai gerar mais valor para a empresa hoje. Colete informações com os gestores para montar uma descrição de candidato ideal. E lembre-se de incluir uma análise de competências comportamentais, além das técnicas.

Invista também em um bom planejamento do seu processo. Defina os objetivos de cada uma das etapas, assim como seus prazos. Dessa forma, você terá um processo de recrutamento e seleção mais assertivo, que trará mais resultados para a empresa.

Planeje treinamentos e capacitações

Antes de escolher uma capacitação para seus colaboradores, investigue qual a situação atual da empresa. Descubra as lacunas de conhecimento dos seus funcionários, assim como quais áreas estão precisando de mais treinamento. Analise também o planejamento estratégico da organização e defina quais capacitações os seus funcionários precisam para atingir essas metas.

Dessa forma funcionários estarão mais aptos a gerar os resultados esperados. Além disso, aumentam sua produtividade e satisfação com o trabalho, já que perceberão que a empresa está investindo no seu desenvolvimento. Com isso, se sentem mais motivados e engajados para atingir suas metas.

Crie uma cultura de feedback

O feedback é essencial para manter os seus funcionários no caminho certo. Com esse retorno, o colaborador toma consciência das suas limitações e se engaja para melhorá-las. Além disso, ele percebe o reconhecimento pelo trabalho bem-feito.

Por isso, invista em uma cultura de feedback na sua empresa. Crie as condições necessárias para que todos os funcionários se sintam livres para apontar falhas e reconhecer resultados, inclusive para os seus líderes.

Cuide do clima da empresa

Melhorar o ambiente de trabalho é essencial para aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Isso porque aumenta a satisfação dos funcionários com a empresa, além de diminuir o turnover. Por isso, descubra quais elementos estão atrapalhando o clima da sua organização e crie planos de ação para eliminar essas variáveis.

Com essas dicas, você estará preparado para posicionar o seu setor de RH de forma mais estratégica, trazendo vantagem competitiva para a empresa no mercado.

Se gostou do post, aproveite para deixar seu comentário e compartilhar suas dúvidas e resultados!

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Share This