Gestão de Pessoas e RH

Conheça 4 métodos de recrutamento eficientes

Escrito por Seguridade

Dentre as principais tarefas do setor de RH, está o recrutamento de profissionais de excelência para ocupar vagas na empresa. O problema é que o recrutamento é um processo em que você tem um tempo bem limitado para entender o perfil de alguém e determinar se esse perfil se enquadra nas expectativas da empresa. Os riscos envolvidos em uma escolha incorreta não são desprezíveis.

Por isso, vale a pena conhecer os 4 métodos de recrutamento que apresentaremos neste artigo; eles garantem maior eficiência na hora da seleção de novos membros para a empresa. Acompanhe!

Recrutamento interno

O recrutamento interno consiste em apontar funcionários da própria empresa para as novas vagas, contanto que atendam pré-requisitos de formação ou perfil. Este método elimina parte da incerteza na contratação, pois você está lidando com alguém que já conhece e cujo trabalho é bom o suficiente para receber uma chance de reposicionamento e crescimento.

Para que o recrutamento interno seja bem-sucedido, é preciso estreitar os laços entre o setor de RH e a equipe de colaboradores da empresa. Afinal, a base deste método é saber quais funcionários podem e merecem ser chamados para novas oportunidades. Portanto, o setor de RH precisa dispor de ferramentas como avaliações de desempenho periódicas e histórico de ocorrências de cada funcionário.

Busca de profissionais através da internet e redes sociais

Enquanto o método de recrutamento interno se baseia em reduzir a seleção a um grupo de pessoas que você conhece bem, buscar profissionais online permite, ao mesmo tempo, ampliar a seleção e filtrar os resultados. Com instrumentos como o LinkedIn, uma rede social profissional, você pode buscar profissionais no Brasil todo e até fora do país, estabelecendo critérios como área de atuação ou tempo de experiência.

A vantagem da busca ativa sobre o anúncio de vagas é que o recrutador consegue estabelecer parâmetros desde o início para o tipo de profissional que irá participar do processo de seleção. Assim, é possível enviar convites apenas para aqueles que apresentem traços básicos desejados pela empresa.

Recrutamentos dinâmicos

Como já foi mencionado no começo do artigo, um dos problemas do recrutamento é a limitação do tempo disponível para conhecer e avaliar os candidatos. Um método eficiente para driblar essa limitação é através da dinamização do processo.

Não há segredos: para realizar um recrutamento dinâmico, é necessário trabalhar com etapas diferentes, que explorem outros ângulos dos candidatos. Mesmo que o processo tenha apenas duas etapas, evite realizar apenas entrevistas; em vez disso, dedique uma etapa a uma dinâmica de grupo ou a uma resolução de um case real da sua empresa, assim, é possível observar e avaliar diferentes características, competências e limitações dos candidatos.

Terceirização da seleção

Para finalizar, há ainda uma outra opção: terceirizar os processos seletivos, contratando uma empresa de recrutamento. Essa opção tem uma margem de falha muito baixa, devido ao fato de que o processo está sendo conduzido por especialistas que estão 100% dedicados a encontrar o profissional ideal para sua vaga.

Porém, mesmo com esta equipe conduzindo o processo, é muito importante que o gestor de RH da empresa contratante esteja envolvido. É ele que irá fornecer os parâmetros para nortear a seleção, afinal, ele possui o olhar interno, que tem plena noção das expectativas da empresa para o profissional contratado.

E na sua empresa, qual o método de recrutamento mais utilizado? Ele está dando bons resultados? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários deste artigo.

 Passo a passo para montar um processo seletivo

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This