Desligamento humanizado tem mais a ver com escolha e atitude do que com tamanho e recursos financeiros.
DEMISSÃO (humanizada) – de forma simplista, é quando um colaborador é comunicado sobre seu desligamento de forma clara, explicada e cuidadosa.
No entanto, isto não significa transformar este momento em algo positivo ou alegre, pois não será.
Embora pareça fácil, para um desligamento ser humanizado na prática, é necessário planejamento.
A demissão quando mal conduzida, pode gerar danos na saúde emocional e física em todos os envolvidos, além de acarretar por consequência problemas de ordem judicial (ações trabalhistas).
Por isto, um dos objetivos do desligamento humanizado é minimizar estes impactos negativos, até mesmo porque quando o colaborador ingressa com uma demanda trabalhista, 85% é para atingir seu superior hierárquico e não pleitear o que há de direito.
Se a empresa realiza e prática o DESLIGAMENTO HUMANIZADO ela aumenta ainda mais seu nível de confiança com os colaboradores, dos líderes, reduz fofocas, negativismo, inseguranças, além de fortalecer os valores sociais internos, inclusive do gestor que estiver conduzindo a demissão.
O desligamento deve ser feito em último caso. Se for por desempenho, é imprescindível que o colaborador tenha recebido feedbacks anteriores do seu superior.
Se por Justa Causa é importante previamente identificar e buscar entender todo histórico do empregado, bem como os fatos que ensejaram na dispensa.
Para o Desligamento Humanizado é importante seguir 3 etapas: ANTES, DURANTE e DEPOIS DO DESLIGAMENTO.
ANTES DO DESLIGAMENTO
1 – Quem deve comunicar o colaborador
- O Gestor direto. Esta tarefa não deve ser terceirizada para outra pessoa.
- Se alguém precisar acompanhar, muita prudência.
2 – Quando fazer
- Preferencialmente no início da manhã para que o profissional consiga se recuperar se o aviso for indenizado, em caso de aviso prévio trabalhado poderá ser no final do expediente.
3 – Onde fazer
- Escolha uma sala privada, (se for em um local onde há mais colaboradores, escolha um lugar que o colaborador não precise passar por muitas pessoas) e silenciosa. Importante evitar constrangimento desnecessário.
4 – Benefícios a serem recebidos
- Listar os benefícios (e datas) a serem recebidos, como: 13º salário, férias, aviso prévio, seguro desemprego, FGTS, etc. Entregar uma cópia da lista no dia do desligamento;
- Se algum benefício precisar ser devolvido na rescisão, deixar isto claro;
- Orientar como entrar com o pedido do FGTS e Seguro Desemprego.
5 – Lista dos motivos do desligamento
- É importante preparar os argumentos, isto ajudará a demonstrar segurança no momento do desligamento;
- O colaborador precisa saber o motivo do desligamento;
- Uma lista também ajudará na organização dos pensamentos.
6 – Documentos prontos
- Ter todos os documentos impressos que serão utilizados no desligamento e, de preferência, imprimir mais de 1 via para cada documento que precisa ser assinado.
7 – Segurança da Informação
- Fazer backup do computador do funcionário antes do desligamento (caso o funcionário tenha reações negativas, nenhuma informação será perdida).
8 – Decisão e ação
- Assim que a decisão for tomada, fazer o desligamento o mais breve possível. Isto diminui as chances de outras pessoas saberem da informação e causar um desconforto no ambiente de trabalho.
9 – Carta de recomendação
- Dependendo do motivo do desligamento não há problemas em fazer uma carta de recomendação.
10 – Próximos passos
- Listar o que o colaborador deve fazer após o desligamento, como: onde e quando será feita a homologação, onde será feito exame médico e demais informações importantes para o momento;
- Coletar assinatura do colaborador na carta de homologação.
DURANTE O DESLIGAMENTO
1 – Chamar o colaborador
- De forma breve, chamar o colaborador para a sala onde o desligamento será realizado: não fazer piadas ou brincadeiras, nem adiantar que será uma má notícia.
2 – Ser direto e claro
- Ir direto ao ponto, iniciar falando sobre o desligamento. Em hipótese alguma o colaborador pode ficar confuso se a conversa é um feedback ou um desligamento.
3 – Falar o motivo do desligamento
- De forma breve e respeitosa falar sobre os motivos do desligamento (lembrar da lista que foi preparada na etapa do planejamento;
- Falar apenas sobre questões relacionadas ao trabalho, não é momento para falar sobre questões pessoais.
4 – Reconhecer o colaborador
- Se possível, aproveitar a carta de recomendação na etapa do planejamento e relembrar contribuições importantes do colaborador para a empresa.
5 – Falar sobre os benefícios
- Repassar com o colaborador todos os benefícios que ele terá direito, se algum será prorrogado e quando precisa ser devolvido os pertences da empresa.
6 – Estar pronto para responder
- Pode ser que o colaborador, por nervosismo, não escute parte do que foi dito, estar pronto para responder e repetir com paciência é fundamental;
- Responder as dúvidas com atenção e respeito.
7 – Estar pronto para ouvir
- É muito difícil saber como cada colaborador irá lidar com a notícia, então, é necessário estar pronto para todos os tipos de reação: raiva, tristeza, negação e apatia. Estar preparado para isto é muito importante, pois minimiza o nervosismo de quem fará o desligamento;
- Deixar o colaborador expressar seus sentimentos;
- Estar pronto para ouvir, mesmo se o colaborador fizer reclamações sobre o gestor
- que está fazendo o desligamento ou colegas.
8 – Falar sobre os próximos passos
- Usar as informações sobre próximos passos (homologação, exame médico etc) preparadas na etapa do planejamento e entregar ao colaborador: o que ele precisa fazer após o desligamento. Deixar tudo isto claro!
9 – Oferecer ajuda
- Entregar a carta de recomendação;
- Demonstrar disposição para ajudá-lo com indicações ou referências.
10 – Deixar o colaborador se despedir dos colegas de trabalho
- Se o estado emocional dele permitir, dar tempo e espaço para que se despeça dos colegas e reúna seus pertences no tempo dele e com tranquilidade, no entanto é importante que o gestor esteja presente e acompanhando toda essa etapa.
DEPOIS DO DESLIGAMENTO
1 – Comunique a equipe
- Reúna a equipe o mais breve possível e comunique sobre o desligamento;
- Mesmo que o colaborador já tenha se despedido dos colegas, o comunicado oficial deve partir do gestor;
- É necessário estar genuinamente aberto para tirar dúvidas, assim não haverá falha na comunicação, principalmente quando se tratar de cargos estratégicos.
2 – Reflita sobre o desligamento
- Dificilmente apenas o colaborador desligado tem culpa pelo desligamento. A reflexão que deve ser feita é: houve erro na contratação, falha no treinamento ou falta de acompanhamento?
O QUE NÃO FAZER NO DESLIGAMENTO:
- Não fazer piadas;
- Não transferir a responsabilidade do desligamento para outra pessoa;
- Não tratar o colaborador de forma diferente nos dias que antecedem o desligamento;
- Não tratar o colaborador que será desligado como se ele fosse apenas um número;
- Não ignorar os sentimentos envolvidos;
- Não usar o desligamento para ameaçar o restante da equipe;
- Não expulsar o colaborador da empresa.