Terceirização

Facilities na educação: como eles podem ajudar sua instituição?

Muito além do lado pedagógico, o funcionamento de uma instituição de ensino também depende de outros fatores. Atendimento, manutenção e limpeza, prospecção de novos alunos e suporte de TI são apenas alguns exemplos. E, para completar, é preciso que tudo esteja bem encaminhado para não interferir no cotidiano de estudantes e profissionais.

A partir disso, entra em cena uma grande parceira: uma empresa de facilities. Elas são capazes de atender as principais demandas escolares, em diversos setores. Acredite, sua atuação faz toda a diferença. Cada necessidade é realizada por colaboradores extremamente preparados, o que agrega ainda mais confiança à contratação deste tipo de serviço.

Quer descobrir mais a fundo como a solução de facilities na educação pode contribuir com o andamento e reputação da sua escola? Então continue a leitura deste artigo e surpreenda-se!

Para começar, o que são facilities?

O conceito “facilities” está relacionado às atividades exercidas dentro de uma empresa por uma mão de obra especializada em determinados nichos. Ao adotar o método e integrá-lo à realidade da instituição, os custos com serviços gerais serão reduzidos e a qualidade geral dos processos será elevada de forma significativa.

Em uma visão mais simplificada, o facilities pode ser considerado uma espécie de terceirização. Neste caso, porém, uma única empresa parceira é responsável por oferecer a execução de diversas funções. A importância desta prática está ligada principalmente ao tamanho da organização.

Quanto maior ela é, mais complexo é gerenciar toda a estrutura e todas as tarefas que são realizadas diariamente. Portanto, para evitar que haja necessidade de departamentos específicos para essa administração, os facilities passam a ser uma excelente opção.

Deste modo, além de refletir uma economia de recursos, a instituição passa a perceber que seus funcionários estão mais focados, produtivos e interessados. E, com a evolução de todas essas características, os resultados de seus projetos são mais satisfatórios.

Quais serviços estão incluídos em facilities?

É muito importante que a instituição avalie bem quais são suas principais atividades, a fim de contratar uma empresa de facilities que ofereça as operações exatas. Contudo, existem alguns serviços que são solicitados com mais frequência no ramo da educação.

Limpeza

Manter o ambiente limpo e em ordem é fundamental dentro de qualquer escola, pois proporciona mais conforto e motivação aos colaboradores e aos estudantes. Neste caso, a limpeza técnica deve ser contratada, para que cada área escolar seja limpa com os produtos corretos e para que a conservação de materiais e espaços seja sempre uma constante.

Serviço de suporte administrativo

Em uma escola, não é fácil administrar fichas e registros de alunos, cuidar do setor financeiro, ter uma portaria segura, manter um bom atendimento na recepção e armazenar arquivos com cuidado. Por isso, o serviço de suporte administrativo é bastante procurado e apresenta resultados muito positivos em sua atuação.

Manutenção geral e conservação de áreas externas

Para a segurança de todos os frequentadores, a manutenção predial e de equipamentos deve ser sempre realizada no colégio. Para que ele também tenha sempre uma ambientação agradável, é necessário investir em conservação de áreas externas, com a ajuda da jardinagem e da limpeza de fachadas.

Alimentação

Seja para funcionários ou para alunos, é muito importante oferecer uma alimentação adequada e saudável. Por isso, conte com o facilities para ter um refeitório organizado e um cardápio rico em nutrientes e opções. Estar bem nutrido faz toda a diferença na disposição e na produtividade de todos na instituição de ensino.

Segurança

Este é um dos serviços mais importantes. Em um colégio, é muito importante que uma equipe muito bem preparada garanta a segurança do local e das pessoas que estão ali. Como muitos equipamentos e documentos são guardados no local, é interessante investir também em segurança patrimonial.

Facilities na educação: quais são as principais vantagens?

Talvez seja mais fácil visualizar o facilities sendo aplicado em uma organização corporativa. Mas lembre-se de que a instituição de ensino também é uma empresa e precisa investir em otimização para se destacar em meio a tantos outros nomes que atuam no setor.

Porém, se você ainda tem dúvidas a respeito desta contratação, é hora de ampliar sua visão: aqui estão algumas vantagens e benefícios que devem ser considerados. 

Treinamento especializado

A mão de obra disponibilizada por uma empresa de facilities está em constante treinamento. Ela passa por atualizações constantes, conforme a evolução do mercado exige. Portanto, cada equipe que trabalha em um ambiente diferente do colégio é instruída corretamente conforme sua atividade. Deste modo, todos os serviços são realizados com eficiência e segurança, tanto para a instituição quanto para os profissionais envolvidos.

Segurança

A execução eficiente de qualquer processo é essencial para trazer mais segurança à rotina escolar. E esta é uma certeza que você terá ao apostar em facilities. Todas as atividades, por serem pautadas na especialização de profissionais, asseguram que as operações sejam feitas conforme as normas de higiene, a ética, a organização, a manutenção e a implantação. Além disso, a medida também minimiza a possibilidade de acidentes de trabalho.

Resposta imediata

Ao contratar algum serviço, é inevitável esperar que ele ofereça resposta imediata. Com o facilities, isso acontece de forma natural. Como nenhuma instituição de ensino está livre de problemas, seja em relação à rede elétrica ou mesmo ao preparo da merenda, a empresa parceira compromete-se em ser sempre ágil. Assim, as atividades escolares não serão prejudicadas.

Tudo está reunido em um só lugar

Sem dúvidas, a principal vantagem da solução facilities é que os setores são totalmente integrados. É por isso que as operações são mais seguras e mostram qualidade inquestionável. Mesmo que os serviços não sejam diretamente ligados, trabalham em conjunto: a equipe da cozinha pode pedir auxílio para a limpeza caso haja um problema de contaminação na cozinha, enquanto a manutenção também solicita esse auxílio, mas a respeito da higienização de ferramentas.

E então, viu como adotar facilities na educação pode ajudar sua instituição? Se ficou interessado, não se esqueça de um detalhe importante: contrate uma empresa confiável para garantir a qualidade e eficiência de todos os serviços prestados.

Nós podemos ajudar nesta missão! Entre em contato com a Seguridade Serviços de Segurança para obter mais informações. Será um prazer atendê-lo!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

1 comentário

Deixar comentário.

Share This