Segurança e Limpeza

Limpeza corporativa: 5 dicas para facilitar a rotina

Escrito por Seguridade

A limpeza corporativa merece atenção especial por parte dos gestores da empresa, uma vez que faz parte do cartão de visitas de qualquer empreendimento instalações limpas e bem cuidadas. Vale ressaltar que o conceito de limpeza envolve muito mais que um chão limpo, e engloba também a organização dos ambientes, a higienização das mesas e móveis, além dos elevadores e lixeiras de todo o espaço.

Contudo, a rotina estressante e atribulada dos profissionais que estão nos cargos de direção e chefia da empresa pode fazer com que percam de vista este aspecto importante do negócio. Sendo assim, selecionamos 5 dicas para facilitar a rotina do colaborador responsável pelo serviço de limpeza corporativa, assim como garantir que a prestação desse serviço seja impecável. Confira!

1. Defina as regras

O profissional contratado para a limpeza precisa estar ciente de todo o serviço a ser desempenhado na empresa. É preciso estabelecer regras tanto no que se refere ao modo de execução da limpeza — por exemplo: quais produtos e equipamentos serão utilizados, como vassouras, flanelas, baldes — tanto no que se refere aos ambientes que devem ser limpados em primeiro lugar, e assim por diante.

É razoável determinar como prioridade a sala do diretor, antes que ele chegue para trabalhar, ou ainda a sala de reuniões, antes que ocorram conferências no local.

2. Estabeleça um cronograma de execução das tarefas

Um cronograma de execução de tarefas que estabeleçam atividades diárias, semanais e mensais pode ser um excelente roteiro para o colaborador da limpeza corporativa.

Seguindo o cronograma previamente estipulado ficará mais fácil para o funcionário desempenhar seu serviço da maneira esperada.

3. Acompanhe a prestação do serviço

Outra vantagem de se montar um cronograma é que com a simples análise do planejamento será possível acompanhar a prestação do serviço e verificar se a rotina está sendo seguida, e se a limpeza está sendo feita corretamente.

4. Forneça feedback adequado às necessidades da empresa

Na hipótese de serviços malfeitos, tomando por base a programação determinada, o gestor poderá fornecer o feedback adequado para que o funcionário ajuste o que não está correspondendo às necessidades e expectativas da empresa.

Nesse sentido vale ressaltar que o feedback deve ser claro e preciso, apontando as falhas, e de preferência os métodos para corrigi-las. Outro aspecto importante é que ao falar com o funcionário, o gestor tem que ser positivo oferecendo críticas construtivas que possibilitem, na prática, a melhoria das atividades.

Separar o pessoal do profissional é um elemento fundamental nesse momento, para que o funcionário entenda que são as suas ações que precisam ser aperfeiçoadas, e não a sua moral, e/ou a sua personalidade.

5. Considere a contratação de uma empresa terceirizada

Diante do exposto, é evidente que gerir serviços de limpeza corporativa de uma empresa quando existem diversos fatores que exigem dedicação pode ser um desafio muito grande, e roubar parte do tempo que poderia ser gasto em atividades mais importantes relacionadas ao crescimento da empresa.

Por essa razão, vale a pena considerar a contratação de uma empresa terceirizada para prestação dos serviços de limpeza.

Dessa forma, os riscos de uma contratação errada são minimizados, a mão de obra é mais qualificada, e todo o desgaste envolvido em treinamento de pessoal, escolha de materiais de limpeza adequados, controle de faltas, substituição de funcionários, entre outros, fica por conta da empresa prestadora de serviços.

Agora que você aprendeu as 5 dicas para facilitar a rotina de limpeza corporativa, siga-nos no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

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