A satisfação gera lealdade, por isso é fundamental garantir a qualidade na recepção de clientes da sua empresa. Esse é um setor que precisa muito de sua atenção, e vamos explicar os motivos: considere que a imagem do seu negócio começa na recepção, no modo de atender; se o cliente achar que foi mal atendido, acredite, ele compartilhará essa experiência com terceiros.
Você e seus colaboradores precisam sempre ter em mente que o cliente é a pessoa mais importante na empresa, portanto, merece sua total dedicação, cortesia e investimento. Ou seja, o sucesso das vendas está diretamente relacionado a um bom atendimento, sendo assim, é preciso um (a) recepcionista preparado (a) para direcioná-los.
Pensando nisso tudo, preparamos 5 dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença no seu negócio. Veja:
1. Seja sempre cortês
Essa dica parece óbvia, mas ainda há lugares que fazem as pessoas se sentirem como se estivessem atrapalhando o funcionamento do negócio. Isso é péssimo, pois parece que as empresas esquecem que o cliente é a razão do seu trabalho.
Portanto, sorria e dê um cumprimento receptivo. Demonstre que está feliz por tê-lo ali, seja agradável e nunca julgue seu cliente — as aparências podem enganar. Se ele te disser, chame-o pelo nome e busque pronunciá-lo da maneira correta; isso demonstra interesse da sua parte.
2. Recepcione o cliente imediatamente
Não o deixe esperando pelo atendimento. Nem sempre a sua empresa lidará com consumidores pacientes, esteja preparado pra isso. Ao menos algum contato inicial deve acontecer para acalmá-lo e torná-lo capaz de aguardar.
Por exemplo: um (a) recepcionista está atendendo alguém e outra pessoa chega. Em vez de ignorá-la, deve-se olhá-la, sorrir e dizer “aguarde por gentileza, em seguida irei atendê-lo (a)”.
3. Saiba escolher seus colaboradores
A contratação de um novo colaborador é uma das funções mais significativas do RH. E na recepção, não é diferente: você precisará de pessoas atentas, pró-ativas, amistosas e comunicativas.
Essa pessoa, além de ter os conhecimentos essenciais para exercer a função, precisa estar ciente das pessoas, serviços e/ou produtos da empresa para poder conduzir o cliente e atendê-lo da melhor forma. Ou seja, ela tem que saber do que está falando. É importante que seja conhecedora do negócio, além de dispor de boa instrução escolar.
4. Treine seu recepcionista
Em alguns casos, diminuem a recepção de modo a dispensar sua relevância para uma empresa. Mas, como qualquer outra área, ela precisa — e muito — de mão de obra qualificada.
Treine-o para ser empático, para verdadeiramente se interessar pelas necessidades do seu cliente e se comprometer em saná-las o mais rápido e da maneira mais adequada possível. Lembre-se de que eles serão os responsáveis pelo primeiro contato da sua empresa com um possível consumidor. E, como todos sabem, a primeira impressão é a que fica!
5. Faça terceirização de funcionários para a recepção de clientes da sua empresa
Será que você nunca cogitou essa possibilidade? Algumas empresas oferecem terceirização de serviços, como os de recepção qualificada.
Esse tipo de serviço conta com profissionais treinados, adaptados e atualizados, mas a terceirização pode trazer inúmeros outros benefícios para o seu negócio, tais como:
simplificação do processo produtivo: passa a responsabilidade de alguma atividade para a terceirizada;
redução de custos operacionais: os custos são da empresa terceirizada;
profissional especialista na área: no caso em questão, a recepção;
foco no negócio: com a terceirização de outras áreas é possível manter seus gestores focados no negócio principal e estratégia da empresa;
construção de parcerias;
Para que você seja bem-sucedido na sua contratação e, consequentemente, na recepção de clientes da sua empresa, é sugerido investimento em profissionais instruídos que saberão como receber o consumidor e auxiliar numa futura venda.
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