Terceirização

Saiba quais os serviços que podem ser terceirizados na empresa!

Escrito por Seguridade

Muitas empresas optam por terceirizar determinados serviços, a fim de melhorar a sua produtividade e ter o desenvolvimento mais focado em seus trabalhos. Mas, diferentemente do que vigorava antes da Lei n. 13.429/17, agora as empresas podem contratar quaisquer tipos de serviços terceirizados.

Para isso, diretores e gestores devem estar atentos às sutilezas de cada cenário empresarial para que se identifique em quais setores a terceirização vai trazer melhores resultados. Afinal, por meio de um bom planejamento estratégico, essa modalidade de contratação influencia na diminuição significativa de custose no aprimoramento da produtividade dos fluxos de trabalho.

Quer entender melhor o que passou a valer com a nova lei de terceirização e como sua empresa pode ser beneficiada? Então, continue lendo este post!

Saber diferenciar atividade-meio de atividade-fim ainda é necessário?

Esse era um ponto crucial antes da nova lei de terceirização. Isso porque os serviços fornecidos por terceiros não poderiam ter relação direta com a atividade-fim dos negócios contratantes, ou seja, com a produção do que elas ofereciam ao mercado.

Assim, por exemplo, as funções de professores em escolas privadas não poderiam sequer passar pelas pautas de discussão estratégica dos diretores, afinal, estariam contra a antiga disposição legal brasileira. No entanto, como dito, isso não se aplica mais após a entrada em vigor da nova lei. 

Por outro lado, a atividade-meio, cuja terceirização já era autorizada desde antes, é qualquer tipo de serviço que não tenha ligação direta com o produto ou serviço final apresentado pelos negócios, sem influência em suas operacionalidades. Bons exemplos são os serviços de limpeza e de segurança. 

De qualquer forma, pela lei, essa distinção não é mais necessária para definir o que pode ou não ser terceirizado. No entanto, em termos estratégicos, saber diferenciá-las ainda é fundamental para que as empresas possam extrair, ao máximo, todas as vantagens dessa modalidade de contratação. Isso porque as razões para se terceirizar uma atividade-fim e uma atividade-meio não são as mesmas. 

Então, por que terceirizar?

A terceirização é de grande vantagem, já que, contratando empresas especializadas em determinadas áreas estratégicas, é possível dedicar mais tempo e recursos para as atividades core business de maior domínio nos negócios contratantes. 

Em consequência, a preocupação com certas práticas e operações passam a não ser mais de incumbência de suas equipes principais. Contudo, o gerenciamento dos funcionários terceirizados deve ser feito com os cuidados devidos.

Afinal, em caso de eventuais problemas com o desempenho e a qualidade desses serviços prestados, a cobrança às empresas contratadas somente pode ser pontualmente feita se esse controle for mantido pela gestão.

Nesse sentido, conheça agora alguns cenários de terceirização que podem ser vantajosos às empresas contratantes:

Limpeza

A limpeza, como atividade-meio, já era uma atividade constantemente terceirizada pelas empresas. Afinal, é mais prático contratar uma equipe especializada nesse serviço do que ter várias pessoas contratadas em sua folha de pagamento responsáveis por tal departamento.

Por isso, ainda nos dias de hoje, é de grande vantagem terceirizar esse tipo de serviço. Tudo vai ficar a cargo da empresa terceirizada, que terá responsabilidade, por exemplo, com a disponibilização de toda a mão de obra e dos materiais de limpeza necessários.

Ter uma equipe de limpeza terceirizada elimina a preocupação com a correta manutenção de corredores e banheiros limpos, bem como diminui os custos e o tempo de organização, já que não há a necessidade de comprar os materiais necessários nem de contratar pessoas individualmente.

Serviços administrativos

É possível também terceirizar os serviços administrativos a fim de que a organização da parte burocrática e da recepção fique a cargo de uma empresa especializada.

Serviços como recepção, portaria, RH, contabilidade e, até mesmo, assistência jurídica podem ser terceirizados para otimizar o funcionamento de sua empresa. Algumas empresas têm todos esses serviços disponíveis para terceirização — o que facilita ainda mais o gerenciamento dessas soluções por você.

Transporte

Outra possibilidade de serviço que pode ser terceirizado é o transporte. Contratar uma equipe que busque e leve seus funcionários ou ainda faça as entregas necessárias é muito mais vantajoso do que ter um motorista e um veículo próprio da empresa.

Além de diminuir suas despesas, esse é um dos tipos de serviços terceirizados que facilita a organização do trabalho, de modo que sobra muito tempo para os gestores cuidarem, com maior enfoque, das atividades mais relevantes dos negócios. Consequentemente, isso torna seus trabalhos mais produtivos e rentáveis.

Segurança

Com a terceirização desse serviço, além de otimizar seu tempo e diminuir os custos, sua equipe vai ficar com uma ótima sensação de bem-estar e proteção.

Isso acontece porque o patrimônio físico de bancos, lojas e quaisquer estabelecimentos fica resguardado por empresas especializadas em segurança. Não há dúvidas de que essa tranquilidade também influencia positivamente no nível produtivo de seus colaboradores, não é mesmo?

Para isso, deve-se optar por uma prestadora de serviços que ofereça profissionais altamente capacitados e que se mostrem aptos para atuar com perspicácia e prontidão em qualquer eventualidade de sinistro.

Serviços de atividade-fim

Engenheiros químicos, advogados, professores, médicos… agora, a terceirização de qualquer cargo ou função é permitida.

Além da redução no custeio de folhas de pagamento — que, para alguns negócios, é a maior despesa gerada no final do mês —, a terceirização dessas atividades também facilita a obtenção de mão de obra especializada e devidamente preparada.  

Dessa forma, as companhias contratantes deixam de investir tempo e capital no treinamento técnico desses colaboradores para que as contratadas, por sua vez, realizem todo o trabalho prévio de seleção, aprimoramento e atualização das equipes.

No entanto, gestores de sucesso não reconhecem essa nova modalidade de terceirização da atividade-fim somente como uma forma de corte de gastos. Essa possibilidade também é vantajosa porque auxilia na identificação de quais cargos podem ser, estrategicamente, terceirizados com o objetivo de aprimorar a qualidade e a quantidade de produtos e serviços.  

A nova lei autoriza quaisquer tipos de serviços terceirizados?

Há uma exceção à regra. As atividades de vigilância e transporte de valores não se aplicam às novas mudanças, de acordo com expressa previsão na lei de terceirização. Dessa forma, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ainda continua sendo a única legislação regulamentadora desse tipo de função — logo, a terceirização, nesse caso, é proibida. 

Além disso, a nova lei também impede que os colaboradores terceirizados pelas empresas desempenhem outras atividades, senão aquelas pelas quais foram contratados. Por isso, os contratos devem deixar claro quais funções serão desempenhadas pelas equipes contratadas. 

Nesse sentido, o planejamento prévio pelas empresas interessadas na terceirização deve compreender, com precisão, os resultados a serem alcançados após feitas as contratações a fim de que a lucratividade desses negócios, efetivamente, aumente.

Portanto, independentemente do tipo de atividade (com exceção das funções de vigilância e transporte de valores), a terceirização pode ser uma excelente forma de otimizar a gestão.

Por isso, se você está à frente de uma empresa, analise estrategicamente as possibilidades reais de contratar serviços terceirizados ao negócio. Ao fazer isso, você vai poder aperfeiçoar a administração do seu tempo e também dos investimentos para produzir cada vez mais e melhor!

E, aí? Quer saber mais sobre os tipos de serviços terceirizados e como são feitas as contratações, desde serviços de limpeza e segurança até equipes de RH? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This