Segurança e Limpeza

Segurança em escolas particulares: saiba como garantir

A segurança em escolas particulares é uma questão primordial tanto para a qualidade do trabalho dos colaboradores quanto para a aprendizagem dos alunos. Contudo, não se deve confundir a sensação de segurança com, de fato, promover ações que assegurem a real proteção do local e das pessoas envolvidas em suas atividades.

Para isso, é muito importante promover ações práticas. A sensação de segurança representa um ambiente aparentemente livre de ameaças, mas é totalmente diferente de garantir segurança com um planejamento estratégico, ferramentas de monitoramento e contratação de profissionais especializados.

Sendo assim, o gestor da escola deve analisar as opções disponíveis e adotar as melhores para evitar os riscos que possam acontecer com sua escola. Confira as possíveis ações:

Defina um plano de segurança

Para definir uma estratégia de segurança eficiente, o gestor da escola particular não precisa pensar sozinho. Ele pode, por exemplo, convocar pais e professores para uma reunião na qual possam debater medidas e possíveis transformações para tornar o local mais seguro, combatendo situações de perigo.

Nesses encontros, o gestor também pode definir normas e disponibilizar recursos para garantir a segurança do ambiente escolar. Uma boa ideia é distribuir cartilhas com orientações de como prevenir riscos dentro da escola e nos seus arredores.

Tenha um fluxo de entrada e saída organizado

Em muitas escolas, o horário da entrada e da saída dos alunos é tumultuado, podendo gerar confusão e nervosismo. Mas essa período não precisa ser caótico. Para organizar e otimizar o fluxo de alunos, uma sugestão é definir critérios como separação entre turmas por faixa etária ou por tipo de transporte, por exemplo.

Também é preciso controlar a entrada e saída de pessoas fora do horário de pico, normalmente de pais, funcionários e possíveis visitantes. Caso seja possível, determinar um portão para entrada e outro para saída ajuda muito no monitoramento.

Por falar em pais, se necessário, a escola deve orientá-los sobre segurança no trânsito. Muitos deles costumam parar em filas duplas ou estacionar em locais inadequados na entrada e saída de alunos, o que contribui para o tumulto podendo, além disso, causar incidentes.

Contrate profissionais especializados

Uma escola particular possui diversas necessidades para ter um bom funcionamento. E a segurança é um dos fatores mais relevantes para alcançar isso. Entretanto, manter o ambiente escolar seguro pode ser um verdadeiro desafio quando há outras prioridades, como garantir a qualidade do ensino.

Para o gestor não perder o foco no que é fundamental, consultar e contratar especialistas em segurança pode ser uma estratégia efetiva. Empresas de facilities que atuem na área de educação são uma boa opção para isso. 

Dessa forma, você poderá se preocupar com outras questões da sua escola particular, enquanto deixa a segurança nas mãos de profissionais realmente capacitados para o desempenho do trabalho.

As vantagens da contratação da mão de obra terceirizada são várias. Além de poder manter o foco na atividade-fim da sua escola particular, você também poderá ter:

  • Redução de custos;

  • Otimização das responsabilidades do setor de RH;

  • Facilidade para cancelamento de vínculos depois de um determinado período;

  • Garantia da qualidade do serviço oferecido;

  • Aumento de produtividade.

Evite pagamentos na escola

Incentive o pagamento das mensalidades através de serviços bancários. Isso evita que o caixa ou cofre da escola tenha grandes quantidades de dinheiro, podendo comprometer a segurança financeira e física do local, além da dos alunos e dos colaboradores.

A escola particular pode solicitar que os pais efetuem o pagamento por meio de transferência ou depósito bancário. Além disso, emitir um carnê com código de barras ou enviar mensalmente um e-mail com o boleto aos responsáveis são boas alternativas para facilitar a transação.

Outro ponto que merece sua atenção é o pagamento dos funcionários. Evite realizá-lo em dinheiro, na própria escola. Prefira, outra vez, fazer depósitos e transferências.

Pequenas atitudes como essa talvez pareçam básicas, mas é observando e tomando cuidado com os detalhes que evitamos situações de risco que podem gerar grandes perdas.

Invista em sistemas de monitoramento

Outra sugestão de segurança em escolas particulares é o investimento em sistemas de monitoramento. Com câmeras estrategicamente posicionadas, os profissionais da segurança privada conseguem orientar-se em tempo real, visualizando e prevenindo possíveis ameaças.

A facilidade que as câmeras de segurança proporcionam é imprescindível para garantir segundos preciosos, por exemplo, em uma situação de emergência. E, caso não evitem o ato criminoso, elas contribuem para a identificação dos envolvidos na ocorrência.

Engaje a comunidade escolar

Para garantir a segurança dentro e fora da escola particular, é fundamental contar com o engajamento de todas as pessoas que fazem parte dessa comunidade. Criar redes de contato com vizinhos para que estejam atentos às atividades que acontecem nos arredores do ambiente escolar é uma boa estratégia. 

Peça para que os pais sempre avisem à escola quando observarem uma situação suspeita de pessoa, esteja ela envolvida nos processos escolares ou não, dentro ou fora do edifício. Solicite o mesmo para alunos e colaboradores.

Outra ação interessante é integrar a comunidade escolar. Entrose pais, alunos, professores e colaboradores, para que se conheçam por meio de eventos ou reuniões. Para tanto, esteja atento ao turnover de funcionários.

Engajar a comunidade escolar pode parecer uma medida simples e, até mesmo, óbvia, mas trata-se de algo que facilitará bastante as medidas de segurança da sua escola particular. Vale ressaltar que a instituição, ao exercer seus serviços, assume responsabilidades civis e é responde pelas consequências que suas atividades podem provocar à comunidade de pais e alunos.

Em muitos casos, garantir um ambiente seguro é fator determinante para pais e responsáveis decidirem matricular seus filhos em uma instituição particular. A partir de um planejamento de ações voltadas para a segurança, o gestor cria condições que favorecem o desenvolvimento e aprendizado de seus alunos, assegurando que estejam protegidos.

Seguindo nossas dicas sobre segurança em escolas particulares e preservando o bem-estar de seus alunos, você fará sua escola particular um lugar ainda melhor, aumentando sua competitividade no mercado. Portanto, não subestime essa questão e trabalhe sempre com profissionais capacitados.

Quer contar com os melhores serviços de segurança terceirizada? Entre em contato conosco!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This