Segurança e Limpeza

5 estratégias essenciais na gestão de segurança privada

5-estrategias-essenciais-na-gestao-de-seguranca-privada.jpeg
Escrito por Seguridade

Com o aumento da criminalidade e também das artimanhas utilizadas pelos bandidos, que estão cada vez mais audaciosos, é preciso investir na gestão de segurança privada, principalmente em prédios e condomínios. 

Para garantir a tranquilidade aos moradores e visitantes, muitas empresas de segurança desenvolvem estratégias para manter a qualidade do serviço, com ações preventivas contra roubos e furtos. 

Quer conhecer algumas táticas que refletem em bons resultados neste cenário? É o que mostraremos a seguir por meio de cinco dicas que poderão ser bem úteis diante desta realidade. Vamos a elas! 

1. Terceirize a segurança  

A primeira orientação é contratar empresas que são especializadas em segurança patrimonial. Afinal, nada melhor do que contar com profissionais devidamente capacitados para exercerem a atividade. 

Busque referências das empresas terceirizadas do ramo e faça uma pesquisa para atestar a idoneidade da escolhida.

Veja ainda se existe um treinamento específico dos funcionários, além de exigências que reflitam na qualidade do serviço, como a contratação de pessoas que não tenham antecedentes criminais e que sejam devidamente certificadas para as tarefas da função. 

2. Instale um sistema eletrônico completo 

Unir esforços humanos e tecnológicos deve ser uma premissa na gestão de segurança privada. A instalação de um sistema eletrônico que monitore todas as áreas por onde transitam pessoas é fundamental — da entrada de carros a entrega de produtos.

Câmeras com imagens sendo fornecidas em tempo real ajudam a evitar muitos problemas. Alarmes e cercas elétricas também são imprescindíveis.  

Faça um bom planejamento para evitar pontos cegos, com muita atenção ao estacionamento, áreas externas, portaria, enfim, não deixe nenhum ambiente sem a devida fiscalização. 

Uma dica importante é manter os pontos de monitoramento sempre bem iluminados, com o objetivo de captar imagens que possam ser facilmente visualizadas. 

3. Tenha regras claras de segurança    

A entrada e saída de pessoas do prédio ou condomínio residencial deve ter um controle bem rígido. Crie regras específicas e mantenha todos os moradores informados sobre as exigências.

Faça reuniões, convoque assembleias e divulgue tudo em ambientes onde haja grande circulação de pessoas, como no elevador. A conscientização tanto dos funcionários quanto dos moradores é essencial.

Basicamente, é importante sempre identificar quem entra e sai, com uma atenção especial na portaria, local geralmente visado pelos bandidos, que podem se fingir de prestadores de serviços, entre outras formas de burlar as regras. 

4. Implante um software de controle  

Um software de controle contribui imensamente para prevenir assaltos. Nele, os moradores poderão deixar nomes de pessoas autorizadas a entrar, fazendo uma triagem prévia, sem falar no controle mais eficaz de toda a movimentação. 

Além disso, é possível manter um cadastro com as placas dos carros dos moradores, foto de visitantes, número dos documentos, assim como dados referentes às empresas prestadoras de serviços, auxiliando na identificação de quem entra e sai. 

Guaritas blindadas também podem ser um bom investimento para evitar que assaltantes dominem os porteiros antes mesmo de qualquer ação preventiva. 

5. Faça estatísticas  

Saber quantas pessoas visitaram o prédio ou o condomínio em um determinado mês, os moradores que mais recebem visitas, a origem das pessoas, os tipos de empresas que prestam serviços, enfim, quanto mais informações você tiver, melhor. 

Busque sempre fazer estatísticas, que poderão ser muito úteis no planejamento das regras de segurança, auxiliando na gestão. 

Elas também podem contribuir para identificar uma possível situação fora da normalidade, ou seja, é uma forma de prevenir ações de bandidos.

Este conteúdo foi útil para você? Siga nossa página no Facebook e esteja sempre atualizado, ficando por dentro de todos os nossos conteúdos!      

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This
Navegação