Segurança e Limpeza

Afinal, como ter uma eficiente segurança nas escolas?

Escrito por Seguridade

A segurança nas escolas é um tema muito relevante a ser discutido na contemporaneidade. Uma vez que os indivíduos estão se sentindo cada vez mais vulneráveis e inseguros, tomar atitudes preventivas que garantam a segurança de todos é imprescindível para gerar um ambiente mais tranquilo e harmonioso.

Vale a pena ressaltar também que, para haver uma segurança eficiente, é preciso prestar atenção tanto no ambiente interno quanto no perímetro de localização da escola e criar medidas que atendam a todas as demandas de segurança, indo além da vigilância por meio dos equipamentos eletrônicos.

Neste artigo, vamos expor outros aspectos que devem ser levados em consideração para que o ambiente escolar se torne de fato seguro. Ficou curioso? Então, siga a leitura do post e confira.

Contratar uma equipe de primeiros socorros

Para que haja segurança nas escolas, é muito importante investir em uma equipe de primeiros socorros. Como o número de pessoas é grande e muitas das atividades que ocorrem no ambiente escolar estão relacionadas ao contato físico, é provável que pequenos imprevistos aconteçam.

Além disso, podem ocorrer acidentes nas estruturas da instituição e, para evitá-los, é muito válido que as devidas precauções sejam tomadas. Por isso, ter uma equipe de primeiros socorros à disposição é indispensável para que o atendimento seja feito de forma rápida e eficiente, evitando o risco de complicações futuras à saúde dos indivíduos.

Investir em proteção contra incêndios e notificações de perigo

Contar com uma proteção contra incêndios gera muita segurança, pois, mesmo que haja a iminência de algum problema, rapidamente esta situação poderá ser controlada e haverá tempo para levar os integrantes da escola para locais sem risco, se for necessário.

Investir em notificações de perigo, neste caso, também é bastante relevante para que seja possível alertar as pessoas de forma mais rápida. Além disso, as ações a serem tomadas, caso ocorra uma notificação, devem estar bem alinhadas com todos para que o procedimento seja feito com agilidade, sem alarmar as pessoas de forma excessiva.

Realizar inspeção das instalações e atividades de alto risco

As inspeções servem para verificar se um local está seguro ou se demanda algum tipo de cuidado para que nenhum acidente aconteça. E para garantir essa segurança nas escolas, é de suma importância realizar uma verificação cuidadosa das instalações.

O mesmo é válido para as atividades de alto risco, que devem ser devidamente monitoradas, com o objetivo de torná-las menos arriscadas. Dessa forma, é mais fácil prever e impedir que muitos problemas ocorram, tornando o ambiente escolar, e suas atividades, mais seguras.

Criar um fórum de segurança

Um fórum de segurança é uma boa estratégia para que os membros da comunidade escolar estejam bem informados sobre todas as questões da instituição de ensino. Ao realizar reuniões mensais ou bimestrais, é possível criar medidas preventivas observando os acontecimentos recentes, para impedir que ocorram transtornos futuros.

Antecipar possíveis problemas e adotar as medidas cabíveis para que eles não aconteçam é uma maneira muito inteligente de tornar o ambiente mais seguro e de conscientizar as pessoas sobre como devem se precaver no dia a dia.

Elaborar um manual interno e montar uma estrutura preventiva

Para que as pessoas consigam se prevenir em situações de insegurança, é importante que elas conheçam os diferentes tipos de ocorrência, saibam como reagir e estejam familiarizadas com a postura da escola perante a esses possíveis acontecimentos. Por isso, é essencial que o fórum de segurança elabore um manual interno e monte uma estrutura preventiva.

A estrutura preventiva pode ser feita a partir da instalação de extintores de incêndio, de placas que indiquem ambientes inseguros, saídas de emergência e notificações de perigo, além da criação acessos seguros a todos os tipos de pessoas, tanto as mais ágeis quanto aquelas com limitações que as impediriam de se salvar mais rapidamente.

Já o manual interno, tem o intuito de divulgar informações úteis para situações de perigo, indicando o que fazer quando uma notificação de emergência é disparada ou como usar um extintor de incêndio, por exemplo.

Esse manual pode apresentar, também, questões de ordem externa, como ensinar o que fazer em casos de assalto, mostrar a quem o indivíduo pode recorrer em situações de emergência e como adotar outros tipos de posturas preventivas que minimizem as chances de atitudes equivocadas nesses momentos de estresse.

O cérebro humano não consegue distinguir situações vivenciadas de situações imaginadas, por isso, fazer com que as pessoas prevejam condições de risco e ensaiem mentalmente a forma como vão agir, faz com que os indivíduos se tornem mais conscientes e preparados para o caso de uma situação real de perigo.

Registrar e conduzir casos de furto e vandalismo

Em casos de furto e vandalismo dentro do ambiente escolar, é primordial que o caso seja registrado e o responsável seja devidamente orientado a não cometer esse ato novamente. Isso faz com que os indivíduos notem que não estão sob um ambiente de impunidade e, dessa forma, evitem este tipo de atitude equivocada.

Além disso, é bom fazer o registro para verificar com que frequência ocorrem os casos e se os locais do acontecimento são os mesmos. Assim, é possível adotar medidas preventivas, como a instalação de câmeras, o isolamento do local ou, até mesmo, a contratação de um segurança responsável.

Investir no serviço de segurança profissional

Investir no serviço de segurança profissional é muito benéfico para a instituição, pois gera uma atmosfera mais segura e as pessoas vão ter a quem recorrer em momentos de conflito. Além disso, o segurança será capaz de impedir a entrada de pessoas impróprias para o ambiente escolar, impedindo possíveis ataques ou constrangimentos.

Como vimos, para ter uma segurança eficiente nas escolas, é importante cuidar do tanto do ambiente interno, quanto externo. Logo, ao contratar um serviço de segurança profissional e orientar os indivíduos a como se comportar em situações duvidosas, o ambiente escolar se torna mais protegido e as pessoas, mais cuidadosas.

E então, está considerando ampliar a segurança de seu ambiente escolar? Entre em contato conosco e conte com uma equipe de segurança de qualidade e confiança!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This