Gestão de Pessoas e RH

As 5 melhores práticas para retenção de talentos

Ter bons funcionários dentro da empresa é sempre um fator que contribui em grande escala para o crescimento da companhia e também para a evolução profissional de todos.

Porém, em determinado momento, é normal que esses bons profissionais procurem outros caminhos e novos desafios, e isso pode incluir deixar a empresa. Mas, como trabalhar na retenção de talentos e evitar que isso aconteça?

No post de hoje você vai conferir algumas dicas interessantes para manter os melhores profissionais motivados. Acompanhe!

1. Dê feedbacks equilibrados

Muitos gestores e profissionais de RH mantêm uma postura correta ao se preocupar em dar feedbacks constantes aos seus funcionários. Porém, uma grande parte deles ainda erra ao achar que esse retorno deve ser apenas para apontar pontos negativos e que devem ser melhorados no funcionário.

Tenha em mente que um bom feedback é aquele equilibrado, ou seja, quando você cita os pontos negativos do colaborador, sugere mudanças e abre caminhos para que ele corrija seus erros. Somado a isso, também deve haver o momento de enaltecer seus pontos bons e elogiar atitudes corretas.

Dessa maneira, você consegue manter seu talento motivado e com a certeza de que está fazendo um bom trabalho.

2. Mantenha um ambiente estruturado e favorável

Para que um bom funcionário mantenha seu interesse em trabalhar na empresa, o ambiente oferecido também é um fator importante a ser levado em consideração. No quesito estrutura, é importante manter os computadores sempre em bom estado, assim como todos os outros equipamentos funcionando e acessórios no lugar certo.

Deixar um ambiente de descanso a postos também é excelente: uma mesa com café, chás e bolachas não dão gastos significativos para a empresa e proporcionam um ambiente descontraído para os funcionários.

3. Faça da comunicação um canal aberto

A comunicação interna deve ser clara e objetiva. Além de passar os recados e valores da empresa, é importante deixar claro que a informação e a conversa não devem vir só do setor de comunicação ou RH.

Um funcionário satisfeito sente-se à vontade para expor suas opiniões, dar feedbacks também sobre a companhia e falar sobre o que o incomoda, sem medo de sofrer represálias. Mantenha o canal da comunicação aberto e veja como a postura dos funcionários pode mudar rapidamente.

4. Desenvolva planos de carreira

Um talento pode sair da empresa se ele não souber das intenções da companhia para seu futuro. Por isso, é preciso deixar claro que existem planos de carreira que vão guiá-lo para evoluir ali.

Fazer esse planejamento junto ao colaborador, saber mais sobre o que ele almeja e quais cargos gostaria de atingir são ações que vão direcioná-lo e deixá-lo mais motivado para seguir em frente, já que ele já sabe onde quer e vai chegar com a ajuda da empresa.

5. Remunere bem

Por fim e não menos importante, o salário. Mesmo com todas as vantagens acima, um profissional promissor não vai se dispor a trabalhar em um ambiente que não o remunera de acordo com a média do mercado.

Mantenha o salário em dia e competitivo com as empresas da área e ofereça benefícios como desconto em cursos, vale-alimentação, plano de saúde e transporte.

A retenção de talentos é um dos maiores desafios de gestores e do RH de uma empresa. Porém, mantendo um bom clima na empresa e deixando claro que o profissional é visto e reconhecido e entregando novos desafios constantemente, as chances de mantê-lo na empresa são muito mais altas.

E você, tem mais alguma dica para reter os talentos na empresa? Deixe-a nos comentários!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This