Segurança e Limpeza

Como estabelecer um cronograma de serviço de limpeza do condomínio?

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Escrito por Seguridade

Quando é preciso lidar com atividades que não representam a atividade-fim do negócio, é comum que haja dúvidas sobre a frequência ideal da prestação de alguns serviços característicos de condomínios, como limpeza e jardinagem. Nesses casos, é muito importante poder contar com uma empresa terceirizada que conheça bem o negócio e as necessidades do condomínio para organizar um cronograma eficiente de serviço de limpeza.

Os serviços podem ser divididos em, no mínimo, três categorias: geral, manutenção e conservação. As áreas de circulação comum, como halls e elevadores, são aquelas que precisam ser limpas todos os dias e se encaixam na categoria de limpeza geral; a limpeza de manutenção é aquela que deve ser feita mais de uma vez por dia, com o objetivo de manter a área realmente limpa, mas, geralmente, é mais leve, superficial; já a limpeza de conservação está relacionada aos processos que visam deixar o ambiente limpo por mais tempo; o recolhimento periódico do lixo é um exemplo.

Algumas especificidades devem ser observadas antes de planejar a rotina do condomínio, pois ajudarão a determinar a frequência ideal das tarefas e também a melhor forma de higienização. Confira alguns aspectos importantes na hora de montar o seu cronograma de serviços de limpeza:

Para começar, descubra o perfil do condomínio

As necessidades de limpeza variam de acordo com o perfil de cada condomínio. Se é residencial e tem muitas crianças, as necessidades serão diferentes das demandas de um condomínio empresarial com pouco fluxo de pessoas.

Por isso, o primeiro passo é definir esse perfil, identificando quais são as áreas comuns, qual a frequência de eventos, se está perto de rodovias ou vias mais poluídas e, claro, quais são as necessidades e expectativas dos condôminos. Às vezes, o local nem precisa de sessões de limpeza tão frequentes, mas se os condôminos são exigentes e fazem questão de ter um ambiente impecável, não tem jeito: o planejamento terá que contemplar essa exigência.

Anote as necessidades de limpeza

Outro aspecto importante é sinalizar os tipos de materiais, equipamentos e mobiliários presentes do condomínio. E a variedade pode ser imensa se considerarmos os pisos (madeira, ardósia etc.), as paredes e superfícies (de cor clara ou escura, ásperas ou lisas), os acabamentos (corrimãos de metal ou madeira), as janelas e portas (vidro ou madeira) e os revestimentos (carpetes, por exemplo). Cada tipo terá suas especificidades e demandará um tratamento diferente na hora da limpeza.

Para cada um, a frequência será diferente. Veja as dicas a seguir:

Diariamente

  • Aspiração de áreas acarpetadas e retirada de poeira de móveis e utensílios internos, no caso de condomínios empresariais.

  • Retirada do lixo, com observação dos cuidados relacionados à coleta seletiva

  • Desinfecção dos banheiros, troca do lixo e reposição de papel higiênico e papel toalha

  • Limpeza e desodorização das áreas internas dos elevadores

  • Limpeza das áreas de estacionamento

Duas vezes por semana

  • Lavagem de escadas e corredores

  • Lavagem do piso da garagem

  • Limpeza profunda dos banheiros, inclusive dos azulejos

Semanalmente

  • Limpeza dos aparelhos telefônicos com álcool;

  • Higienização de bebedouros, utilizando produtos apropriados;

  • Limpeza dos aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e exaustores.

Quinzenalmente

  • Higienização de portas, maçanetas, parte interna das esquadrias metálicas e vidraças;

  • Verificação da situação de limpeza geral dos tetos e paredes.

Mensalmente

  • Limpeza da face externa das esquadrias metálicas e vidraças, utilizando equipamentos apropriados para esse fim

  • Limpeza das paredes internas (inclusive divisórias), das cortinas e persianas/venezianas, com remoção de pó e manchas porventura existentes;

São apenas algumas atividades comuns durante a limpeza de condomínios, mas pode haver muitas outras. Quando o condomínio tem piscina ou espelho d’água, por exemplo, será necessário observar a manutenção dessas áreas, principalmente em tempo de dengue. Alguns condomínios também podem incluir algumas atividades para serem realizadas com uma frequência trimestral como a lavagem dos tapetes. O ideal é que o cronograma seja o mais customizado possível.

Tome cuidados específicos

O cronograma de serviços de limpeza também deve estar alinhado às necessidades ocupacionais de cada atividade de limpeza. Vale a pena contratar uma empresa especializada para a realização de limpezas externas ou trabalhos em altura.

Nesses casos, também é preciso verificar se há disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e se a  equipe de limpeza é capacitada para o serviço.

Também é fundamental conferir se a prestadora de serviço usa produtos de limpeza adequados a cada tipo de piso e material e se os colaboradores estão cientes das normas de segurança e manuseio de tais produtos.

Anote observações específicas

Montar um cronograma de limpeza para o condomínio também requer que outros cuidados sejam observados. É importante ter um planejamento geral para nortear o trabalho, mas eventualidades devem ser previstas e atendidas. Por exemplo, em épocas de muita chuva, se alguma área corre o risco de ficar alagada como garagens e áreas de lazer, é interessante deixar uma equipe de sobreaviso para que as necessidades do condomínio sejam prontamente atendidas.

Outra questão atual está relacionada ao uso dos recursos naturais como a água. Em tempos de racionamento e crise hídrica, a empresa terceira deve alinhar com o condomínio sobre as melhores formas de aproveitar o recurso, para evitar o desperdício ou o mau uso. Isso inclui o possível aproveitamento de água da chuva e a utilização de equipamentos que gastem menos energia e menos água. Essas observações específicas podem ser conversadas com os responsáveis pelo serviço e até previstas em contrato.

Acompanhe o cronograma

Tanto o zelador do condomínio quanto o responsável pela empresa de limpeza devem acompanhar o cumprimento do cronograma de limpeza das instalações. Esse processo é importante para fazer pequenas adequações quando necessárias e até para a inclusão de novas necessidades e demandas. Nesse acompanhamento, é possível verificar se a tarefa está sendo realizada na frequência adequada e com a devida qualidade.

Mas atenção: é imprescindível que toda a equipe (interna ou terceirizada) seja envolvida no monitoramento das atividades.

Então, acha que já consegue elaborar o cronograma de serviços de limpeza do seu condomínio? Se precisar de mais ajuda e orientações extras, você pode  assinar a nossa newsletter e receber conteúdos similares a este.

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

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