Terceirização

Como garantir a qualificação profissional na terceirização?

Escrito por Seguridade

Existem algumas funções na empresa em que a contratação de profissionais fixos seria uma perda de dinheiro. Nesses cargos normalmente é necessário um colaborador que executará determinada função durante alguns períodos na semana, logo, a criação de um vínculo empregatício seria demasiadamente onerosa para o negócio.

Uma saída para tal situação é a contratação de serviços terceirizados. Com esse tipo de acordo uma organização intermedeia as questões legais entre colaborador e empresa contratante. A grande dificuldade dessa escolha é assegurar a qualificação profissional dos colaboradores.

Como sabemos que essa é uma tarefa difícil, nós listamos algumas dicas que podem ajudar a garantir a qualificação profissional na terceirização. Confira!

Entenda o que diz a lei trabalhista

Conhecer um pouco sobre a lei trabalhista pode ajudar na hora de fazer uma contratação de serviços terceirizados. A lei que fala especificamente desse assunto é a n° 13.429, de março de 2017. Nela estão dispostas todas as obrigações, encargos e atribuições da empresa contratante e contratada, ou seja, suas responsabilidades e as responsabilidades de quem você contratou.

Trocando em miúdos, a empresa terceirizada é encarregada do treinamento de seu pessoal. Guarde essa informação, ela é importante!

Descubra como é feita a qualificação profissional: da seleção ao treinamento

Uma das formas que temos para garantir a qualidade da qualificação profissional na terceirização é entender como funciona o processo seletivo e o treinamento dos colaboradores da empresa. Não podemos negar que é mais fácil confiar em organizações que têm métodos de contratação mais criteriosos e treinamentos com metodologias próprias.

Como essas tarefas são 100% de responsabilidade da terceirizada, os colaboradores que chegam até você são selecionados e qualificados por elas. Dessa forma, conhecê-las é uma garantia que temos na contratação dos serviços.

Solicite referência de clientes da empresa antes da contratação

Por mais que pesquisemos sobre um produto ou serviço, nada se compara com uma indicação. Nesse caso, procurar por clientes atuais e, principalmente, clientes antigos da empresa é uma boa opção para saber da qualidade dos serviços prestados.

Basta perguntar para eles como foi a experiência de contato com a prestadora de serviços, qual foi a qualidade da entrega etc. Para os clientes que já encerraram seu período de contratação é interessante perguntar os motivos que fizeram com que a renovação não acontecesse.

Pesquise por empresas com controle de qualidade

A qualidade na terceirização é um grande desafio, visto que a empresa que contrata não tem acesso ao processo de seleção ou treinamento. Nesse caso, algumas organizações que prestam o serviço de terceirização optam por manter rígidos controles de qualidade na formação e atuação de seus colaboradores para minimizar problemas na entrega.

Essas organizações tendem a expor esse diferencial, ou seja, é fácil encontrar empresas que fazem uso dessa prática. Algumas delas, inclusive, não se importam de trabalhar com dados para apresentar sua eficiência. Essa medida também pode ser utilizada para certificar que o serviço contratado terá qualificação.

Assim, desde que tenhamos atenção ao analisar as empresas que prestam o serviço que queremos, a contratação pode ser feita com segurança. Isso garantirá não só uma boa entrega, mas também a qualificação profissional dos colaboradores.

E você, como faz para garantir a qualificação profissional na terceirização? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

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