Gestão de Pessoas e RH

Como garantir um melhor relacionamento no trabalho?

Escrito por Seguridade

Passamos muitas horas do dia no trabalho, tendo a companhia de diversos tipos de pessoas: algumas possuem mais afinidade entre si, enquanto outras criam algumas barreiras com certos colegas por terem opiniões e personalidades diferentes. Porém, quando o assunto é relacionamento no trabalho, é fato que é preciso haver harmonia e respeito com todos para que o clima agradável seja mantido.

Mas, como o RH pode contribuir para aproximar as pessoas, as mantendo felizes e com um bom relacionamento? É o que vai conferir no post de hoje. A seguir, listamos algumas dicas para garantir uma melhor relação interpessoal entre os funcionários com atitudes simples. Acompanhe!

Dê feedbacks constantemente

Para manter uma equipe motivada e feliz no ambiente de trabalho, é importante que sejam realizados feedbacks frequentes. Falar das qualidades e do que pode melhorar em cada um dos funcionários é também uma maneira de mantê-los unidos e empenhados a crescer em conjunto.

Promova integrações entre as áreas

Muitas vezes, o relacionamento entre os colaboradores fica restrito dentro da área de cada um. Por isso, é importante criar momentos de integração entre equipes de diferentes setores para que todos possam se conhecer e estabelecer bons relacionamentos.

Promover o contato entre as equipes é importante não somente para manter um clima amigável no ambiente de trabalho, mas para que também os times possam interagir durante o expediente, tirando dúvidas e conhecendo mais sobre outras áreas da empresa.

Estabeleça uma hierarquia horizontal

Em muitas empresas, a hierarquia que estabelece a relação chefe – funcionário acaba afastando as pessoas e criando uma sensação de medo e desconforto.

Atualmente, muitas empresas têm adotado o regime da hierarquia horizontal, em que cada um é mais responsável pelo seu próprio trabalho, não tendo que dar satisfações frequentes a um superior. Tirar esse sentimento de obrigação de apresentar seu trabalho para alguém pode ajudar a construir relações mais sólidas e dar mais liberdade para que o funcionário possa realizar seu trabalho de forma tranquila e eficiente.

Peça opinião aos colaboradores

É importante ouvir os funcionários e saber do que cada um sente falta, assim como pedir por sugestões sobre como melhorar o relacionamento, aumentar a produtividade da equipe e deixar o ambiente de trabalho mais amigável.

Procure deixar uma caixa de sugestões na área comum da empresa e solicite a todos que escrevam quando acharem necessário.

Dê o exemplo

O RH sempre deve manter a postura que deseja estabelecer na empresa. Portanto, dê o exemplo: converse com todos, dê bom dia, despeça-se ao ir embora e mantenha uma interação amena com aquela pessoa que você sempre encontra na sala do café. Dar o exemplo é a melhor maneira de mostrar como um bom relacionamento com todos pode ser benéfico para toda a equipe.

Cultivar um bom relacionamento no trabalho depende muito da cultura da empresa, que tem muito poder de incentivar todos para que estabeleçam conexões saudáveis e amigáveis. Afinal, ter bons colegas e evitar desentendimentos é um dos segredos para ser mais feliz no trabalho, o que acarreta em maior produtividade e benefícios para o funcionário e para a empresa.

Agora que você já pode começar a colocar nossas dicas em prática, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e ajude seus colegas a construírem um melhor ambiente de trabalho!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This