Segurança e Limpeza

Descarte do lixo em condomínio: qual a melhor forma?

Escrito por Seguridade

Mesmo com bons hábitos de consumo dentro de casa, produzir lixo é inevitável. Em condomínios, o volume de detritos gerados diariamente é ainda maior. Por isso, é muito importante que os moradores se empenhem para fazer o correto descarte do lixo em condomínio.

Adotar boas práticas não é difícil: basta um pouco de disciplina e organização para seguir as regras e muitos problemas podem ser evitados.

Mas qual é a melhor forma de realizar o descarte do lixo em condomínio? Neste artigo, você confere algumas dicas que podem ajudar nessa questão e transformar o ambiente em um lugar muito melhor para se viver.

Separe os tipos de lixo

Organizar o lixo antes de descartá-lo é essencial. Sendo assim, o primeiro passo é separar tudo conforme seu tipo. Isso significa ter locais certos para depositar lixo orgânico e outros específicos para demais materiais.

Essa providência ajuda até mesmo os profissionais responsáveis pela coleta. Para que isso funcione, é interessante promover campanhas de conscientização no condomínio para engajar os moradores.

Instale lixeiras para coleta seletiva

Já que a ordem é separar, esse é o momento para instalar lixeiras de coleta seletiva. Assim, fica mais fácil reforçar a mensagem importante sobre descarte de lixo no condomínio na mente de cada condômino.

Ao ter uma lixeira apropriada para cada tipo de detrito, os moradores também adotam o hábito de já manter tudo separado em casa, logo após o uso. Dessa forma, é mais fácil poupar tempo e se manter condicionado a não abandonar essa atividade.

Verifique os dias de coleta

Cada bairro da cidade apresenta horários e dias diferentes para coleta. Essa informação é essencial para quem vive no condomínio, pois se houver descarte de lixo em períodos inadequados, o local pode ser multado.

Para saber como a coleta funciona no lugar em que você mora, é só entrar em contato com a prefeitura. O responsável por essa tarefa pode até mesmo afixar cartazes com o lembrete para que ninguém descumpra a determinação.

Sinalize os locais de descarte no condomínio

Mesmo que a conscientização dos moradores sobre descarte de lixo em condomínio seja eficaz, sinalizar os locais de descarte também é uma boa opção. Isso evita que os detritos fiquem em espaços inadequados e espalhem mau cheiro pelo ambiente.

A sinalização também contribui para orientar visitantes e frequentadores menos assíduos do condomínio. Os locais de descarte devem ser definidos na reunião mensal e devem ficar, preferencialmente, longe de sol e chuva, além de receber boa ventilação.

Oriente adequadamente os funcionários

Com as etapas de descarte do lixo em condomínio bem definidas, é hora de orientar os funcionários a respeito da manutenção das lixeiras. Por menos que pareça, elas também precisam ter uma rotina de higienização, o que evita insetos e cheiro muito forte.

Sua limpeza deve fazer parte das tarefas da equipe, e todos precisam contar com equipamentos adequados para que ela seja feita com segurança. É importante não se esquecer de que ela deve ser feita sempre depois que a coleta levar o lixo.

Viu só como é fácil manter o descarte do lixo em condomínio da forma correta? Mas se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, saiba o que é gestão de resíduos e sua importância para administrar ainda melhor os hábitos do local em que você vive.

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This