Sem Categoria

Paisagismo em ambiente corporativo: a importância dos espaços verdes

Você sabia que o paisagismo em ambiente corporativo vai além da decoração? Essa é uma atividade que busca criar um ambiente harmônico por meio da interação da natureza e as características próprias do meio de trabalho.

No entanto, esse método tem sido adotado não só para deixar o meio esteticamente bonito, mas também para proporcionar bem-estar a quem circula nele. Se você deseja melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade dos seus funcionários, confira, a seguir, como o paisagismo pode ajudar. Vamos lá?

Melhora a qualidade do ar

Com a utilização de mais verde e natureza dentro do ambiente corporativo é possível melhorar a qualidade do ar, que é prejudicada nos grandes centros urbanos. De acordo com a NASA (National Aeronautics and Space Administration, ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), as plantas têm a capacidade de ajudar na filtragem do ar, pois absorvem as impurezas e agentes poluentes de ambientes fechados.

Contudo, para que esse benefício funcione, é necessário que a planta ou pequena árvore fique perto de uma janela, trabalhando como um filtro ou peneira de poluição.

Além dessa filtragem, o verde da natureza consegue melhorar a umidade do escritório. Quando o nível de água do ar está abaixo de 60%, há mais chances de aparecem as doenças respiratórias, ressecamento ocular e alergias características do tempo seco.

As plantas devolvem para o ambiente cerca de 97% de toda a água que absorvem. Isso resulta em um aumento de até 15% na umidade do ar nos locais corporativos e fechados. Com isso, é possível sentir o ar mais leve, com 20% menos de poeira e mais facilidade para respirar e trabalhar.

Proporciona tranquilidade

O paisagismo no ambiente corporativo também promove um ambiente mais tranquilo, agradável e alegre de se trabalhar. Algumas plantas têm o “poder” sobre o seu humor, e isso não é apenas senso comum. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Texas, um local com mais verde tem efeito sobre a felicidade dos funcionários.

Isso porque, quando estamos rodeados de plantas, natureza ou vegetação, tendemos a ficar bem mais tranquilos do que em um ambiente escuro, só com computadores e máquinas, passando a impressão de um local “morto”.

Devido a isso, o paisagismo tem sido muito buscado por gestores para promover um ambiente com mais qualidade de vida e satisfação dos funcionários, resultando em mais produtividade. 

Diminui o estresse dos funcionários

Além de mais tranquilidade, o paisagismo também consegue reduzir os níveis de estresse de seus funcionários no ambiente corporativo. Essa afirmação foi comprovada por um estudo feito no Reino Unido, na Universidade de Surrey.

De acordo com a psicóloga Helen Russell, os participantes do estudo que trabalharam em uma sala com plantas apresentaram a pressão arterial e frequência cardíaca em melhor estado do que aqueles que ficaram no mesmo ambiente, mas sem a presença do verde.         

Então, se você precisa proporcionar um meio de trabalho mais tranquilo e saudável, a sua solução pode estar em adotar o uso de plantas, flores e pequenas árvores. E, ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso ter grandes áreas para começar a usar o paisagismo e a jardinagem empresarial.

Existem espécies e pequenas árvores que não precisam de muitos cuidados e nem de grandes espaços. Basta colocá-las próximas a uma janela, plantar em uma sacada de prédio ou em pequenos vasos perto das mesas de trabalho.

As chamadas plantas perenes também são ótimas para ambientes internos e corporativos, já que tem um longo ciclo de vida e não soltam folhas com frequência. Isso reduz o seu trabalho de ter de varrer a todo momento. Já para as partes externas do escritório ou edifício, as trepadeiras, alecrim e lavandas são muito utilizadas por serem de fácil e barata manutenção.

Aumenta a produtividade dos seus colaboradores

Tem percebido os seus funcionários cansados, desmotivados ou com queda na produtividade? Sabia que o paisagismo em ambiente corporativo pode ajudar? Além de promover o bem-estar e melhoria da saúde, as plantas e espaços verdes nas empresas e escritórios ajudam a manter o foco, auxiliando na eficiência do trabalho.

Existe uma área da ciência denominada neuroarquitetura. Esse conceito é utilizado para conhecer o comportamento do nosso cérebro em ambientes e espaços. Um dos objetivos é, justamente, aplicar meios de proporcionar bem-estar e aumento na produção no ambiente corporativo.

O aumento da produtividade é, na verdade, uma consequência de diversos fatores, como melhoria da motivação na saúde e na performance das tarefas. Um ambiente que tranquiliza e estimula o cérebro impacta em mais qualidade e ritmo de produção dos seus colaboradores.                       

Em contrapartida, um ambiente corporativo monótono, pouco arejado e poluído, proporciona muito desânimo, cansaço, estresse e lentidão, ou seja, um meio desestimulante que afeta diretamente na capacidade de trabalho.

Contribui para a sustentabilidade

A sustentabilidade empresarial tem sido um assunto muito falado e fator de diferencial para os negócios. Esse conceito aborda ações que garantem o respeito e preservação da natureza. Para isso, é adotado um conjunto de estratégias que visa ao crescimento econômico da companhia sem agredir o meio ambiente.

Essa prática é capaz de mudar até mesmo a visão da sua empresa junto à sociedade e consumidores de seus produtos ou serviços. Um ambiente verde e que adota a preservação da natureza em meio ao espaço corporativo é o primeiro passo.

O paisagismo auxilia ainda na minimização dos impactos causados pela ocupação e atividades humanas. Isso é possível graças à capacidade de reduzir os níveis de poluição e purificação de agentes e efeitos nocivos à natureza em um meio de trabalho.

O paisagismo em ambiente corporativo é uma prática que tem ganhado adeptos devido ao bem-estar, melhoria da saúde e mais tranquilidade que proporcionam a quem precisa ficar o dia todo em um mesmo escritório fechado. Com isso, a qualidade e produtividade dos seus colaboradores aumentam e você ainda contribui para a sustentabilidade e preservação da natureza.

Precisa de mão de obra especializada para cuidar dos seus jardins e plantas? Então, entre em contato conosco e conheça os serviços dos nossos profissionais!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This