Processos de RH

Líder da nova geração: Como atrair os millennials?

Escrito por Seguridade

Os millennials também são conhecidos como Geração Y e o termo compreende os nascidos entre 1980 e meados da década de 1990. Muitos chegaram ao mercado de trabalho recentemente e, por isso, é fundamental saber como ser um líder da nova geração.

Nesse sentido, é preciso inspirar e motivar um grupo com funcionários que têm anseios e comportamento diferentes. Com as táticas certas será possível obter engajamento, motivação e resultados melhores.

Quer saber como fazer? Então continue a leitura e descubra como se tornar um líder da nova geração.

Una tecnologia e criatividade

Um dos grandes benefícios dos millennials é que são pouco resistentes às mudanças — especialmente, quando o tema é tecnologia. Como cresceram em um mundo cada vez mais conectado, veem com bons olhos a aproximação entre recursos tecnológicos e trabalho.

Para ser um bom líder, é recomendado unir elementos do tipo à criatividade. Fuja das soluções que são apenas pragmáticas e busque novos caminhos de fazer as coisas. A geração quer ser ouvida e ter suas ideias levadas em consideração. Ao unir esses elementos é mais fácil gerar um efeito positivo de motivação.

Dê liberdade para testes e erros

Outro ponto para ser um líder da nova geração consiste em abrir espaço para testes, erros e aprendizado. As pessoas da Geração Y querem aprender, experimentar e construir o próprio conhecimento. Então, por que não explorar isso?

Vale a pena criar desafios para certos problemas ou estar disposto a testar algumas ideias. Naturalmente, é preciso avaliar e controlar os riscos, mas esse é um jeito de maximizar a integração. Também é possível aproveitar a capacidade de multitarefa para dar espaço para a experimentação.

Defina metas positivas

Os líderes autocráticos — aqueles que são autoritários e que atuam como chefes comuns — não são vistos com bons olhos pelos millennials. Em vez disso, buscam um líder inspirador, capaz de motivar pelo exemplo e com um bom nível de inteligência emocional.

Para demonstrar essas e outras características é importante definir metas positivas. Deixe claro como o trabalho de cada um impactará no sucesso, e busque a construção de caminhos até o resultado desejado. Então, crie um clima positivo e de engajamento até que os objetivos sejam alcançados.

Trabalhe valores

A Geração Y é marcada pelo propósito e pelo hábito de questionar o “por que?”, em vez de apenas aceitar o que deve ser feito. Como a imagem do líder é relevante, a recomendação é trabalhar os valores corretos.

Estimule conceitos como honestidade, confiança e empatia. É necessário que as pessoas se sintam à vontade e motivadas pelas razões certas. Assim, fica mais fácil conseguir os resultados esperados.

Saiba dar e receber feedbacks

Outra prática do líder da nova geração tem a ver com os feedbacks. Os novos colaboradores estão abertos e desejam obter um retorno dos seus líderes. Isso traz mais confiança e, portanto, é importante dar feedbacks com bastante frequência.

Mas não se esqueça: os millennials prezam por uma comunicação em via dupla. Então, você também deve estar disposto a receber, absorver e trabalhar os feedbacks para obter resultados cada vez melhores.

Ao saber como um líder da nova geração tem que agir, será muito mais fácil atrair e lidar com os millennials. Como resultado, a sua atuação será favorecida e a empresa conquistará os efeitos desejados.

Essas informações foram úteis? Compartilhe esse post em suas redes sociais e deixe os seus contatos atualizados!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This