Segurança e Limpeza

Limpeza residencial: 4 princípios para uma casa limpíssima

Escrito por Seguridade

Com a correria do dia a dia, sobra pouco tempo para se dedicar à limpeza residencial e a casa acaba se tornando um verdadeiro caos. Para evitar que isso aconteça é preciso fazer faxinas periodicamente, organizar os ambientes e otimizar o tempo usado para a limpeza, realizando simples tarefas como:

  • Planejar as etapas da limpeza;

  • Pesquisar produtos adequados a cada tipo de material da casa;

  • Manter banheiro e cozinha sempre limpos;

  • Contratar um profissional da limpeza.

Está na dúvida por onde começar? Confira quatro dicas que selecionamos para ajudar:

1. Faça faxina semanalmente

Além de pequenas arrumações durante a semana, reserve um dia para fazer aquela faxina maior: limpar vidros, esfregar azulejos e rejuntes, higienizar a geladeira etc. Assim ficará mais fácil manter a limpeza residencial.

Na hora da faxina, dê preferencia à ordem de cima para baixo. Comece limpando luminárias e ventiladores de teto, em seguida vá para os armários e paredes, finalizando com a limpeza do chão. Esse método é mais prático e evita que alguma sujeira passe despercebida.

2. Cuidado especial com os tecidos

Os tecidos acumulam muito pó e podem ficar encardidos com facilidade, dependendo do tipo e da cor. Por isso, fique atento à limpeza adequada de estofados, tapetes e cortinas. O aspirador de pó é muito eficiente para eliminar a poeira, que é muito prejudicial a quem tem alergias respiratórias.

Em móveis com estofados de vinil ou couro, use um pano umedecido em água e depois seque com um outro pano macio e seco. Em casos de camurça, pesquise os produtos específicos para esse tipo de tecido e aplique com o auxílio de uma esponja.

3. Mantenha a limpeza da cozinha e banheiro em dia

O banheiro e a cozinha são os ambientes da casa considerados de “limpeza pesada”. Portanto, manter esses cômodos sempre organizados e limpos conforme são usados é muito importante para que a sujeira não acumule e para que a higienização fique mais fácil durante a faxina.

Durante a semana, limpe os azulejos, esvazie as lixeiras diariamente, conserve as pias e armários limpos e não se esqueça de cuidar da parte mais complicada da cozinha: o fogão. Limpe-o todas as vezes em que for usado. Assim, você não perderá tanto tempo nesse item durante a grande faxina da semana e poderá se dedicar a vários ambientes da casa igualmente.

4. Contrate um profissional

A contratação de um profissional da limpeza é essencial para garantir a eficiência das faxinas. Isso porque um especialista tem maior conhecimento sobre técnicas e produtos adequados para conservar a mobília, pisos etc. Além, é claro, do conforto que isso significa, pois você não terá que se preocupar com a faxina da casa.

Existem dois tipos de contratação: a direta e a terceirizada. A terceirização de mão de obra significa que é de responsabilidade da empresa contratada a compra de produtos de limpeza, uniformes e material de segurança para os profissionais. Uma economia de tempo e dinheiro para você.

Uma limpeza residencial adequada é fundamental para evitar alergias respiratórias, proliferação de doenças no ambiente e garantir o conforto da família. Por isso é tão importante ficar atento a essa tarefa!

Gostou do nosso artigo? Leia também o nosso post que aponta 3 razões fundamentais para manter a limpeza no ambiente de trabalho!

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This