Gestão de Pessoas e RH

Recrutamento e Seleção: a importância das ferramentas de avaliações para a identificação do candidato ideal

Escrito por Seguridade

A contratação de profissionais qualificados que atendam as necessidades da empresa, tem sido um dos grandes desafios do setor de Recursos Humanos. Este desafio inicia-se em identificar a pessoa certa para o lugar certo.

A formação técnica não é fator determinante para que um candidato apresente o perfil mais adequado para desempenhar uma função: suas características comportamentais também devem ser avaliadas, buscando um equilíbrio entre as competências técnicas e comportamentais. Desta forma, a seleção de pessoas também ocorre de maneira estratégica, percebendo o candidato além de seus conhecimentos técnicos e habilidades, identificando a possibilidade de assumir um novo cargo ou ser capacitado e gerar o desenvolvimento de novas competências.

Para facilitar este processo, as avaliações podem ser incluídas durante o processo de seleção, conforme as necessidades e características da vaga que está sendo trabalhada, possibilitando a identificação de aspectos comportamentais, emocionais e de raciocínio, proporcionando um mapeamento de perfil mais adequado ao cargo, a fim de minimizar o absenteísmo, turnover e reduzindo os custos na organização.

 

O que são avaliações psicológicas?

De acordo com Conselho Federal de Psicologia, os testes psicológicos são instrumentos que possibilitam a avaliação e/ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se de uma técnica de uso exclusivo do Psicólogo.

São procedimentos sistemáticos de observação e registros de amostras de comportamentos e respostas individuais com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos relacionados a afetividade, cognição, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outros, nas suas mais diversas formas de expressão, seguindo padrões definidos pela construção dos instrumentos.

Desta forma, os testes psicológicos são avaliações que possuem como objetivo principal a identificação do perfil do sujeito, sua personalidade e comportamento.

 

Quais as principais avaliações aplicadas?

Com o uso das avaliações é possível realizar a mensuração das características apresentadas, identificando traços de personalidade e de comportamento, proporcionando um melhor entendimento diante de situações que proporcionem contato com ambientes que exijam maior resiliência devido à pressão, relacionamento interpessoal diante de grupos, processo de tomada de decisão, liderança entre outras.

São diversas as possibilidades de ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas nos processos seletivos, elas possuem o objetivo de conhecer os candidatos, verificando aqueles que apresentam as características que estão mais adequadas com as necessidades da empresa naquele momento.

Abaixo podemos relacionar as avaliações utilizadas com maior frequência no processo seletivo:

 

  • Testes de Aptidões

São métodos que mensuram habilidades e aptidões, que podem ser especificas, como capacidade de atenção, memória, orientação espacial, habilidade lógico-matemática. Já para as habilidades globais podem ser identificadas como: inteligência verbal e não-verbal. No primeiro caso refere-se à avaliação de escrita e fala e, por fim, a identificação da capacidade do sujeito a partir do contato com estímulos abstratos.

As aptidões especificas e globais possuem a finalidade de conhecer a capacidade cognitiva responsáveis pela abstração de conceitos, capacidade analítica, aptidão verbal e numérica, atenção, relação e agrupamentos de ideias, organização, planejamento e sequência de raciocínio.

 

  • Testes Projetivos

A partir da utilização dos testes projetivos é possível avaliar a dinâmica da personalidade, esta técnica temática pode ser utilizada para cada fase da vida do sujeito, desta forma, esta avaliação permite compreender o mundo vivencial, sua estrutura afetiva e a forma que se coloca diante de seus problemas.

A representação desta avaliação  ocorre a partir de estímulos, representados através de figuras abstratas, que tem como objetivo proporcionar a projeção, permitindo a identificação de características singulares da personalidade.

 

  • Inventários de Personalidade

São instrumentos de avaliação que proporcionam informações através do preenchimento de questionários de auto relato diante de diferentes contextos – social, profissional e estrutura psicológica, permitindo a identificação de traços e características comportamentais e/ou emocionais, identificando traços de comportamento que podem vir a serem apresentados em diferentes ocasiões, tendo como finalidade conhecer mais sobre o perfil de uma pessoa.

 

  • Mapeamento de Perfil

Permite realizar o mapeamento comportamental, consistindo na identificação de competências. Neste caso é possível verificar seus traços de comportamentos alinhados às expectativas da empresa diante do cargo e também verificar as aptidões do profissional para desempenhar as atividades do cargo especifico através da medição de suas habilidades comportamentais, identificando suas potencialidades e promovendo a evolução da performance.

 

Qual a importância da realização de avaliações para recrutamento e seleção?

  • Adaptação do colaborador com ritmo e cultura da empresa;
  • Aumento da assertividade no processo de recrutamento e seleção;
  • Identificação de competências comportamentais;
  • Identificação de competências para treinamentos;
  • Possibilita redução do turnover e de absenteísmo;
  • Maximização da lucratividade da empresa pela assertividade na contratação e redução do tempo de ambientação do novo funcionário;

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This