Terceirização

Terceirização: o segredo das empresas focadas em seu core business

Para muitas empresas, a terceirização é uma forma de o gestor e os funcionários usufruírem de mais tempo para se dedicarem à atividade principal do negócio. Essa dedicação vai repercutir positivamente no relacionamento com o cliente e com certeza no aumento das vendas.

A empresa que terceiriza certas atividades só tem a ganhar. Por esse motivo, a contratação de serviços terceirizados — que já é muito praticada em outros países — vem crescendo cada vez mais no Brasil. Descubra as vantagens que a terceirização pode trazer ao seu negócio, lendo o post a seguir!

Entenda melhor o que é terceirização

A terceirização é o processo em que uma empresa contrata outra para efetuar determinadas operações secundárias. O nome vem do fato de as atividades da organização serem delegadas a terceiros.

A empresa terceirizada presta serviços por meio de profissionais qualificados para certas atividades. Apesar de serem secundárias, muitas atividades são fundamentais para garantir que a atividade principal seja realmente realizada e produtiva.

Descubra as vantagens que a terceirização pode oferecer

Muitas são as vantagens que esse processo pode trazer à empresa contratante. Veja alguns dos mais destacados benefícios a seguir.

Redução de custos

A redução nos gastos propiciada com a terceirização acontece de diferentes maneiras. Há, por exemplo, redução no desperdício e nos gastos de estocagem. Também acontece redução nos gastos das próprias operações que a empresa realiza.

Isso acontece porque as ações ficam mais flexíveis, o que permite melhorias no produto sem a necessidade de nenhum investimento. Os equipamentos da empresa acabam tendo menos tempo de ociosidade, sendo que o gestor só vai gastar efetivamente com os materiais necessários na sua área.

Outra forma de corte de gastos é percebida na folha de pagamento. Ao terceirizar, a organização contratante não tem vínculos trabalhistas com os profissionais: eles são funcionários da empresa terceirizada.

Essa relativa ausência de vínculos trabalhistas proporciona benefícios, como a redução dos encargos e direitos definidos na legislação do país. Essas obrigações tornam os gastos muito mais pesados para a organização, que, ao longo do tempo, acaba cancelando contratos de trabalho ou acumula muitos prejuízos financeiros.

A relação custo-benefício oferecida pela terceirização geralmente é incrível, pois abrange menores gastos quando se faz a comparação com os custos necessários para a formação de uma equipe interna de trabalho.

O processo também permite maior controle sobre os gastos, já que alguns custos, como a rescisão, faltas, férias, as ocasionais ações trabalhistas, entre outros, correm a cargo da empresa terceirizada. Inclisive, estão incluídos nos valores mensais que são pagos todos os meses pela contratante.

Ou seja, com a terceirização, a empresa contratante consegue melhorar bastante suas finanças, equilibrando com mais segurança o fluxo de caixa.

Otimização do tempo do gestor e dos funcionários

A otimização do tempo de gestores e dos trabalhadores é outra consequência de terceirizar, já que muitos serviços passam a ser efetuados pelos profissionais da empresa terceirizada.

Devido à divisão mais equilibrada de responsabilidades entre os funcionários da empresa, há redução na sobrecarga de trabalho. Com isso, os processos tornam-se mais profissionalizados, o que também contribui para melhoria na qualidade dos serviços e redução de tempo.

Os funcionários da organização podem ser direcionados a atividades mais estratégicas, como levantamentos específicos e análises que ajudam a tomar decisões mais assertivas. Assim, o gestor e sua equipe podem se dedicar com mais intensidade ao core business da empresa.

Uma recomendação oportuna é que, de qualquer forma, a terceirização precisa ser fiscalizada pela empresa contratante e monitorada por meio de indicadores, pois, somente assim, serão reduzidas ainda mais as possibilidades de risco para ela.

Profissionais mais qualificados

A terceirização permite à empresa contar com profissionais mais qualificados e experientes em determinadas áreas, com um conjunto de conhecimentos específicos e diferenciados, especialmente de natureza técnica. Não por acaso, esses profissionais podem efetuar as atividades delegadas com mais produtividade e eficiência.

Por esse motivo, o processo também é considerado uma profissionalização das atividades. Vale ressaltar que também é possível diminuir gastos com treinamentos e capacitações internas. Afinal, são os funcionários da empresa terceirizada que precisam estar atualizados e capacitados para desenvolverem os serviços.

De fato, eles passam por treinamentos e atualizações periódicas a fim de poderem atender às expectativas das empresas contratantes. Para uma empresa terceirizada, as principais atividades são exatamente aquelas consideradas como secundárias (facilidades, ou facilities) pelas empresas contratantes.

Redução da burocracia

Como já falamos acima, a folha de pagamento fica bastante aliviada com a contratação de serviços terceirizados, já que incidem menos encargos e menos remuneração. Logo, diminuem também as chances de a empresa enfrentar processos na Justiça do Trabalho ou conflitos internos devido a problemas de relacionamento com os empregados.

A estrutura administrativa também fica mais simplificada, já que existem menos funcionários e menos níveis de hierarquia. Em outras palavras, a terceirização contribui para enxugar a estrutura à medida em que diminui as responsabilidades dos profissionais.

Efetivação de boas parcerias

Outra vantagem da terceirização é a oportunidade que a empresa contratante tem de firmar parcerias com as empresas fornecedoras de serviços, ou seja, é bem mais do que simplesmente contratar serviços.

O ideal é escolher uma empresa terceirizada com capacidade técnica, especializada na prestação de serviços específicos (segurança, limpeza e conservação, manutenção predial, preenchimento da folha de pagamento, portaria/recepção e outros).

Portanto, verifique se essa empresa possui boa reputação, há quanto tempo atua no mercado, de que maneira ela agrega valor à prestação de seus serviços e como pode dar suporte à gestão estratégica da organização em suas atividades.

Boas parcerias podem efetivamente ajudar a aumentar a produtividade e a expandir o networking da empresa contratante. Não se trata simplesmente de trocar trabalho por dinheiro, mas de dividir experiências e ampliar conhecimentos.

Crescimento do negócio

Finalmente, podemos citar o crescimento do negócio como um importante efeito do ato de terceirizar. Lógico que uma empresa que consegue enxugar seus custos, desenvolver atividades secundárias (mas essenciais) por meio de profissionais qualificados, dedicar-se ao core business integralmente e aumentar sua produtividade e sua eficiência conseguirá também satisfazer os consumidores, aumentando as chances de novas adesões e de fidelizações.

As vantagens reunidas da terceirização tendem a promover condições favoráveis à expansão do negócio. Com o suporte da empresa terceirizada, fica mais fácil o planejamento e a execução de ações para o desenvolvimento da organização.

As empresas contratadas são, na maioria das vezes, capacitadas para sustentar o crescimento do negócio sem exigir investimentos muito elevados, especialmente em tecnologia e em infraestrutura.

O que pensa sobre a terceirização? Está precisando contratar serviços especializados? Aproveite o momento e entre em contato com a Seguridade Serviços de Segurança e veja como ela pode te ajudar!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This