Terceirização

Por que a terceirização ajuda a reduzir custos

terceirização
Avatar
Escrito por Seguridade

A terceirização de serviços é uma pauta constante aqui em nosso blog. Já abordamos o assunto sob diversos pontos de vista: já mostramos mitos sobre a terceirização de serviços, como é possível manter a qualidade dos serviços terceirizados e cultura da empresa e como funciona a terceirização de serviços empresariais.

Hoje, no entanto, vamos falar sobre o tema a partir de um tópico essencial, mas que frequentemente não recebe a devida importância neste tema: como a terceirização ajuda a reduzir custos da sua empresa.

A otimização de recursos é uma busca frequente em diversos segmentos do mercado e, nesse sentido, a terceirização se apresenta como uma solução devido à maior agilidade na alocação de recursos e ao ganho de escala que a empresa terceirizada emprega nas atividades.

A seguir veremos alguns pontos que mostram por que a contratação de serviços terceirizados pode ser usada na estratégia de redução de custos da sua empresa.

Acompanhe e boa leitura!

Por que a terceirização ajuda a reduzir custos

Quais setores podem ser terceirizados

Atualmente, a lei da terceirização permite não só terceirizar as atividades-meio, mas também, as atividades-fim das empresas. Sendo assim, qualquer atividade e/ou função pode ser terceirizada.

Como se dá a redução dos custos com a terceirização

É importante ter em mente que os benefícios da terceirização não se tratam apenas do valor monetário propriamente dito, mas também outros aspectos.

A começar pela qualidade do trabalho: serviços prestados por empresas especializadas costumam garantir mais eficiência no trabalho e a utilização mais eficaz dos produtos, por exemplo.

Outro aspecto a considerar é que, quando opta por terceirizar as atividades-meio, a empresa contratante dos serviços terceirizados consegue focar no core business da companhia. Assim, ela pode, por exemplo, alocar os recursos antes utilizados nas áreas terceirizadas para investir na atividade principal.

Terceirizar também permite que se tenha um valor fixo de pagamento todos os meses, sem variações, o que possibilita uma melhor organização do fluxo de caixa. Se fizermos uma comparação com os os valores pagos aos funcionários contratados, percebemos que estes costumam apresentar sempre uma variação, seja por condições de horas extras, compra de produtos e/ou equipamentos, entre outros aspectos.

Em se tratando de valores monetários propriamente ditos, podemos citar a redução no custo de recrutamento, seleção, admissão, demissão, substituição em caso de férias e faltas.

Vamos considerar o exemplo do caso da cobertura de faltas, atestados e férias. Com a terceirização, o cliente não fica com o posto descoberto quando houver esse tipo de situação, já que a responsabilidade da substituição passa a ser da empresa que foi contratada para determinado serviço. Caso fosse funcionário próprio, a empresa ou teria o custo de hora extra de outro trabalhador ou ainda não teria ninguém para fazer a devida cobertura.

Também podemos considerar a redução do passivo trabalhista (o conjunto de dívidas oriundas de problemas no pagamento de encargos sociais e do não cumprimento de obrigações trabalhistas), uma vez que, com a terceirização, a empresa deixa de pagar tributos trabalhistas relativos aos colaboradores terceirizados.

Não se pode esquecer de outra questão primordial: na maioria das funções, a terceirizada possui sua própria CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria, o que em muitos casos faz com que se reduza o custo do funcionário próprio.

Por fim, outro ponto muito importante para a redução dos custos com a terceirização é que a contratante passa de responsável pela atividade para gestora da atividade, cobrando os resultados e fazendo-se cumprir o que está previsto em contrato. Assim, ela deixa de exercer atividades de execução e passa a gerir as atividades da empresa terceirizada.

Quais cuidados são necessários na hora de terceirizar

Embora a atual lei permita que qualquer atividade e/ou função possa ser terceirizada, é importante ter em mente que nem todas devem ser terceirizadas. Por exemplo, uma sugestão importante é não terceirizar as atividades-fim da empresa. Funções ligadas diretamente ao negócio da empresa devem ficar orgânicas, ou seja, devem continuar a ser executadas por colaboradores da empresa.

Outro cuidado essencial a ser tomado é buscar empresas confiáveis no mercado. Essas empresas devem, sobretudo, ter capacidade técnica para desempenhar o trabalho necessário; em outras palavras, na hora de escolhê-las, não se deve apenas analisar os custos e valores da contratação. Contudo, tenha muito cuidado com valores incoerentes ao praticado no mercado: preços muito acima ou muito abaixo do mercado exigem análise.

Mais um ponto fundamental é manter as tarefas bem definidas junto à contratante, determinando sistemas de controle e alguém responsável para auditar os resultados do contratado. É vital deixar tudo em contrato, estabelecendo as responsabilidades tanto da parte do contratante quanto da parte contratada.

Não se esqueça de que o contratante é co-responsável em caso de problemas com os colaboradores. Diante deste fato, é importante também acompanhar todas as questões legais, por exemplo os recolhimentos previdenciários e a ficha dos funcionários. 

Por fim, para que não haja possíveis passivos trabalhistas na questão de vínculo, é importante distinguir bem os funcionários da contratada e da contratante. Em nenhuma hipótese pode haver a subordinação direta dos empregados da contratada com o contratante.

Como pudemos ver, as vantagens da terceirização são cada vez mais inegáveis, seja qual for o setor de atuação da sua empresa. Entretanto, não se esqueça de que é preciso tomar alguns cuidados para que esses benefícios se concretizem em seu negócio.

E a sua empresa, já terceiriza algum serviço? Qual? Se não, está pensando em terceirizar alguma atividade? Conte para nós!

Sobre o autor

Avatar

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This