Segurança e Limpeza

Como escolher uma equipe de limpeza terceirizada para sua empresa?

Escrito por Seguridade

É cada vez mais comum encontrar empresas de diferentes portes e setores optando pela terceirização do serviço de limpeza. Seja pela falta de um plano de treinamento especializado ou pela necessidade urgente de organização, o fato é que este tipo de contrato pode ser bastante vantajoso, em diversos aspectos. Além da economia de custos com produtos, equipamentos e a contratação de novos funcionários, a empresa também se beneficia com maior eficiência e produtividade nos resultados.

Está com dúvidas nesse processo? Veja como escolher uma equipe de limpeza terceirizada e garanta espaços de convivência mais agradáveis na sua empresa!

Os pontos que devem ser avaliados antes da escolha da equipe de limpeza

A contratação de um serviço de limpeza terceirizada pode ser uma estratégia valiosa para que gestores e colaboradores dediquem seu tempo somente nos processos da empresa. 

É claro que a obtenção desse benefício depende dos cuidados e de uma análise detalhada do profissional responsável pela contratação, com a finalidade de escolher uma equipe séria e comprometida com o trabalho. Veja abaixo alguns pontos essenciais a serem avaliados nesse momento:

Registro e certidões da empresa

O primeiro passo a ser realizado na contratação de uma equipe de limpeza é verificar se existe um registro e respectivas certidões dela. Empresas sérias e de qualidade não medem esforços para mostrar suas características positivas no mercado. Portanto, fique atento as esses detalhes para evitar prejuízos ou imprevistos no futuro.

Além da autorização, certifique-se de que a empresa está em dia com suas obrigações legais e trabalhistas. Para isso, solicite as certidões que comprovem a ação de recolhimento de recursos do FGTS e INSS. As equipes de limpeza com a certificação de Qualidade ISO 9001 também possuem diferenciais de boa prestação de serviços.

Custos envolvidos no serviço

Solicite da empresa prestadora de serviços uma planilha de custos para observar o valor de taxas e outros encargos envolvidos. Nesse tipo de documento, é possível conferir os custos destinados ao pagamento de salários de funcionários, benefícios, equipamentos e produtos, taxas administrativas e impostos. Com estas informações, é possível verificar se a empresa está contemplando todos os custos obrigatórios desse setor. 

Para evitar problemas com os direitos dos funcionários, compare o valor dos salários descritos na planilha de custos com aqueles exigidos no sindicato da categoria de limpeza. Se eles forem discordantes, é sinal de que a empresa não está cumprindo com o mínimo exigido para atuar no segmento. Frente a essas condições, sempre desconfie de propostas com valor muito abaixo do oferecido no mercado.

Depoimentos de outros clientes

Uma maneira eficiente de obter informações sobre a qualidade e comprometimento da equipe de limpeza terceirizada está nos depoimentos de antigos clientes. Estes podem ser encontrados na internet por meio de sites e fóruns específicos para avaliação. Nesses endereços, pesquise e observe as avaliações positivas e negativas para tirar suas conclusões e ficar atento aos detalhes.

Se possível, peça também a cada empresa avaliada algumas referências de clientes atuais para ter uma noção do seu desempenho no momento. Com estes contatos, você pode perguntar a outras pessoas sobre a qualidade dos serviços prestados e conferir se a satisfação é sempre garantida. Para mais detalhes, vale ainda fazer uma visita até o local para observar de perto cada procedimento realizado na limpeza.

Equipamentos e produtos utilizados

Em boa parte das empresas de serviços terceirizados, o plano de limpeza engloba os procedimentos e todos os elementos necessários para os trabalhos. Ainda assim, algumas equipes exigem que o próprio contratante adquira os produtos e equipamentos utilizados na limpeza. Por este motivo, fique atento e tire suas dúvidas para não encarar imprevistos com custos extras e não planejados.

Na escolha de uma empresa de limpeza que forneça todos estes itens, é essencial que seja verificada a qualidade e eficiência dos produtos. Tal cuidado permite a você conferir se a lista de materiais está de acordo com o orçamento e se proporcionará um bom rendimento. Em produtos que demandam diluição, é importante se certificar de que o processo realizado pela equipe está de acordo com as orientações do fabricante.

Impacto ambiental dos serviços

Considerando a importância das práticas sustentáveis nos tempos atuais, outro ponto importante a ser observado é o impacto ambiental gerado com os serviços de limpeza. Para isso, solicite à equipe um detalhamento dos produtos químicos que são comumente utilizados no procedimento, a fim de garantir que a composição não representa perigo ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Além de verificar a toxicidade dos produtos, certifique-se de que a empresa trabalha com métodos e tecnologias que possibilitem um menor desperdício de água durante os serviços. Mais do que a redução de custos para a empresa, essa característica representa um comprometimento da equipe com a preservação do meio ambiente e seus recursos, o que é fator determinante para a prioridade na contratação.

Detalhes do contrato

Com a definição da equipe que será a responsável pela limpeza, é preciso ainda atentar para um último elemento: o contrato. Este documento é importante para qualquer negociação. Logo, ele deverá conter todos os detalhes relativos ao plano de serviços, bem como os direitos e deveres de ambas as partes.

Lembre-se de que tudo que estiver escrito passará a ser obrigação a partir do momento da sua assinatura, portanto, faça valer a avaliação inicial e dedique um tempo para a leitura de cada página.

Dedique atenção especial nos itens relacionados as garantias, condições de pagamento, taxas extras, juros por atraso e cancelamento do serviço. Na observação de qualquer irregularidade, solicite a revisão do documento para que ele fique de acordo com os objetivos e as necessidades de ambas as empresas.

Com relação ao plano de limpeza, certifique-se de que há uma descrição exata do procedimento, a identificação das áreas que serão higienizadas pela equipe e também os horários da realização desse serviço.

Com inúmeras possibilidades no mercado, a busca por informações extras pode ser a chave para um bom contrato. Ao valorizar esses cuidados durante a escolha, você garante toda a eficiência e qualidade que uma equipe de limpeza terceirizada pode oferecer para a sua empresa. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

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