Eventos

Controle de acesso em grandes eventos: como é feito?

O controle de acesso em grandes eventos é uma ação preventiva de extrema importância que deve ser tomada pelas instituições que vão realizar encontros desse porte. Essa medida tem como objetivo minimizar transtornos nas festividades, tais como furtos, atos terroristas, presenças indesejadas e conflitos entre os participantes.

Vale lembrar que promover eventos é uma das melhores maneiras de a empresa se mostrar e conquistar novos parceiros e clientes. Por isso, cuidar para que a preparação da festividade seja feita de maneira organizada e segura é uma forma muito inteligente de estratégia.

Quando a entidade mostra que sabe ser disciplinada e que se preocupa como bem-estar das pessoas que com ela tem contato, isso faz com que sua imagem seja bem-vista no mercado, atraindo olhares e parceiros.

Considerando a relevância desse tema, vamos expor neste artigo algumas dicas para que esse controle seja feito de maneira efetiva. Dessa forma, será possível planejar cerimônias de maneira mais organizada e estratégica, visando a segurança e o bem-estar de todos. Ficou interessado? Então continue com a leitura do post e confira:

Sistema de gerenciamento

Ter um sistema de gerenciamento para um evento de grande porte é indispensável. Por meio desse sistema é possível monitorar o andamento do evento, as demandas que possam surgir e as ações que serão necessárias para que não haja conflitos durante a cerimônia.

Com o sistema de gerenciamento fica mais fácil intervir em situações inesperadas com agilidade e ter uma postura proativa frente às demais ocorrências que se apresentarem iminentes. Dessa forma, fica muito difícil acontecer algum tipo de confusão no momento do evento.

O sistema de gerenciamento faz com que os organizadores tenham uma visão sistêmica dele, por isso fica mais simples prestar atenção aos detalhes e verificar se tudo está acontecendo de acordo com o que foi estabelecido. Isso ajuda a tomar decisões que podem evitar que possíveis equívocos sejam cometidos.

Instalação de catracas ou dispositivos eletrônicos

Para que o controle de acesso em grandes eventos seja realizado de maneira eficaz, é primordial que seja feita a instalação de catracas. Dessa forma é possível controlar o número de pessoas que entram no evento.

Outros dispositivos eletrônicos também são relevantes, como a instalação de câmeras e detectores de metais. Com isso, torna-se viável identificar as pessoas que estão participando do evento e evitar que indivíduos entrem portando armas ou objetos que podem causar perigo.

Essa ação, se feita da maneira correta pelos profissionais, mostra a todos que a corporação organizadora do evento tomou os devidos cuidados para garantir a segurança de todos e que só acesse a festividade quem, de fato, foi convidado.

Essa atmosfera de segurança faz com que a entidade transmita maior confiabilidade. Logo, a tendência é que seus clientes e sócios aumentem, fazendo com que a corporação seja bem-vista no mercado. Oferecer eventos é, inclusive, uma excelente estratégia para aumentar o networking.

Armazenamento de dados

O armazenamento de dados é de extrema relevância para que o controle de acesso em grandes eventos seja efetuado de maneira eficiente. Com ele, é possível mensurar o número aproximado de pessoas que comparecerá ao evento e controlar a entrada dos participantes de maneira consciente. 

Dessa forma, além de evitar que pessoas indesejadas compareçam ao evento, ele também garante maior agilidade caso seja necessário fazer a localização de algum indivíduo. Em grandes eventos, esse controle é primordial para garantir não só a segurança, como também a possibilidade de feedback após o evento por parte dos participantes.

Ao armazenar os dados, fica viável contatar os convidados para verificar se algo deveria ser melhorado, se eles ficaram satisfeitos e, dessa forma, atuar para melhorar os eventos futuros com base no que será relatado. Essa é uma ótima estratégia inclusive para melhorar a imagem da empresa, afinal ela se mostrará interessada no bem-estar e satisfação de seus clientes e sócios.

Treinamento adequado e profissionais qualificados

Em muitos casos, eventos que tinham tudo para dar certo acabam deixando a desejar por conta do mau preparo dos indivíduos que estão atuando nele. Isso pode gerar constrangimentos, insatisfações e complicar a imagem da empresa diante de seus clientes e sócios.

Para que esse problema não aconteça, é indispensável a contratação de um time bem treinado e qualificado, que será capaz de tomar atitudes coerentes, alinhadas e proativas no momento da cerimônia. Com isso, tanto o controle de acesso quanto o controle do andamento do evento são realizados com qualidade.

Ter bons profissionais faz com que a imagem da corporação melhore e todos tenham uma postura mais aberta e receptiva, mesmo se houver necessidade de se submeter a um detector de metais, por exemplo. Pois se tonará explícito que os atos preventivos servem para garantir a segurança de cada indivíduo presente no evento e não para coagir as pessoas.

Terceirização do serviço de controle de acesso

Para que sejam contratados profissionais bem treinados e qualificados, é relevante considerar terceirizar esse serviço. Com a terceirização, a empresa poderá contar com uma equipe especializada, que terá domínio e manejo de equipamentos, além de estar alinhada com os procedimentos padrão e agir buscando garantir a segurança e o bem-estar de todos sem gerar constrangimentos.

Além disso, a corporação minimiza sua preocupação em relação ao processo de recrutamento e ao fornecimento de treinamentos, podendo se atentar a outras questões relevantes para o bom andamento do evento. Dessa forma, a entidade reduz seus custos e investe em um time completo, experiente e focado em atender da melhor maneira possível as demandas da festividade.

Como vimos, o controle de acesso em grandes eventos requer grande atenção e disciplina, mas não é uma tarefa complexa de ser realizada. É importante ressaltar que os responsáveis devem ser detalhistas em cada etapa para que tudo seja monitorado de maneira eficiente e organizada. A contratação de uma equipe especializada é uma excelente forma de realizar uma solenidade com qualidade, segurança e economia. Vale a pena pensar nisso.

E então, que tal conhecer agora mesmo uma corporação responsável pelo controle de acesso em grandes eventos? Entre em contato conosco e conte com um serviço de qualidade!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This