Eventos

O que você precisa saber sobre limpeza de eventos?

Escrito por Seguridade

Organizar um evento envolve muito planejamento e atenção a detalhes em todas as etapa — do pré ao pós-evento. Durante toda a organização, um item que não deve ser negligenciado em nenhuma dessas etapas é a limpeza de eventos. Ela garantirá que seus participantes tenham uma boa experiência e também não haja problemas com o fornecedor do local.

No post de hoje, daremos algumas dicas de como ter um bom procedimento de limpeza em todas as etapas para que seu evento seja um sucesso!

Atenção aos contratos e legislação

Em relação aos contratos com fornecedor do local, é necessário estar atento ao que se exige de limpeza pós-evento. Em geral, é necessário que se entregue o espaço completamente limpo e sem resíduos.

Em caso de eventos realizados em espaços públicos, é importante lembrar-se de consultar os órgãos públicos quanto a legislação vigente.

Uma forma excelente de trazer tranquilidade para o evento é terceirizar esse serviço, o que garante uma equipe treinada e especializada para a execução da tarefa. Nesse caso, lembre-se de verificar a idoneidade da empresa e se atentar aos contratos, principalmente em relação a questões trabalhistas e se todo aparato de limpeza como materiais e equipamentos estão inclusos no contrato.

Como ter um bom procedimento na limpeza de eventos

É importante que se divida o trabalho por equipes e setores para  ter um trabalho bem realizado. Ou seja, tenha equipes para trabalhar em pontos específicos durante todas as etapas do evento — setorize, por exemplo, em cozinha, banheiros, retirada de lixo etc.

Veja abaixo como proceder em cada uma das etapas:

Pré-evento

Antes do evento, é necessário verificar se toda a estrutura necessária para a limpeza está funcionando corretamente — como descargas, torneiras, abastecimento de água, saboneteiras e suporte de papel higiênico. Para receber bem os convidados, deve-se limpar todos os ambientes do evento e verificar a higienização de pratos, talheres e copos onde os convidados serão servidos.

Durante o evento

A equipe que trabalhará durante o evento deve manter todos os ambientes o mais limpo quanto for possível, sem que o trabalho atrapalhe a execução das atividades do evento, retirando lixo, secando o chão e mantendo os banheiros sempre em ordem com reposição de papel e sabonete.

É importante que a equipe não deixe os materiais usados fora de lugar próprio para não causar acidentes, assim como sinalizar quando o chão estiver molhado.

Pós-evento

A equipe de limpeza pós-evento geralmente é a que fica com o trabalho mais pesado, pois é responsável por deixar todo o local completamente limpo para a entrega, retirar o lixo e verificar se todos os materiais utilizados na limpeza foram recolhidos.

Atenção aos colaboradores

Ainda que a equipe de limpeza seja terceirizada e já se preocupe com isso, verifique se todos utilizam os materiais de proteção — como avental, bota impermeável, luvas etc. É importante se preocupar com a segurança dos colaboradores para que não ocorra nenhum imprevisto ou acidente de trabalho durante o evento.

Toda a organização do evento deve ser voltada para o bem-estar e o conforto dos participantes — que, obviamente, não se sentirão confortáveis em um ambiente sujo. Além de manter a higiene do ambiente, a preocupação com a limpeza de eventos demonstra respeito aos participantes.

Gostou do conteúdo de hoje? Que tal continuar planejando seu evento conferindo nosso post sobre como organizar a segurança do seu evento de maneira estratégica?

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This