A organização de eventos é um trabalho que envolve diversas preocupações, desde a escolha do local e preparação da infraestrutura, até a recepção dos convidados. Uma dos principais cuidados é a segurança dos participantes, que deve ser uma prioridade, já que os organizadores também são responsáveis pelo bem-estar de todos que comparecem. Por isso, a melhor opção nestes casos, é a terceirização da segurança em eventos.
Dessa forma, você pode ter certeza de que seus convidados serão protegidos por uma equipe especializada, com todo o preparo e recursos necessários para agir em diferentes situações. Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e confira o nosso guia!
A importância da segurança em eventos
Como já afirmamos na introdução, a segurança em eventos deve ser uma prioridade dos organizadores. A falta de proteção apropriada pode levar a grandes tragédias, como o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria/RS, no ano de 2013 — um incêndio que matou mais de 200 pessoas e deixou mais de 600 feridos. Outro exemplo é o tiroteio na boate Pulse, em Orlando (nos EUA), que matou cerca de 50 pessoas, em junho de 2016.
Embora esses sejam exemplos de eventos abertos, com caráter de entretenimento, a mesma lógica vale para todos os outros tipos de acontecimentos sociais. Inclusive, para os de caráter corporativo e pessoal (como confraternizações de final de ano e festas de casamento).
A infraestrutura adequada é um dos fatores que garantem a segurança dos participantes, como a existência de extintores, ventilação adequada e saídas de incêndio. Porém, somente uma boa infraestrutura não é o suficiente.
Outro fator essencial é a equipe de apoio. Logo, é importante contar também com profissionais capacitados para o atendimento médico e segurança, que estejam no local e sejam bem preparados para agir imediatamente no caso de alguma ocorrência.
Formadas por profissionais especializados, essas equipes podem evitar que haja vítimas graves ou fatais se um incidente acontecer no seu evento. Você pode ter uma equipe própria, mas a alternativa mais vantajosa é terceirização do serviço.
Mas esse não é o único motivo pelo qual é importante investir na segurança. Tenha em mente que, em eventos abertos, se o público estiver preocupado com a falta de proteção no local, isso poderá afetar o sucesso dele. Portanto, manter uma equipe de segurança visível, nas entradas e saídas, e também circulando pelo espaço, é uma forma de garantir mais conforto aos participantes, para que assim, eles possam aproveitar o momento.
Para completar, quando um evento tem boa segurança, os comentários de feedback são mais positivos. Estas avaliações, que se espalham pela internet — especialmente por meio das redes sociais – trarão mais visibilidade para você e sua empresa, além de ser uma forma de marketing eficiente e gratuita. Assim, você começa a conquistar mais público para os seus próximos eventos.
Os problemas que a segurança terceirizada pode evitar
Em quais situações uma equipe de segurança pode intervir? Aqui vai uma lista de situações, que você jamais desejará enfrentar no seu evento e nas quais uma equipe de segurança pode colaborar:
retirada de indivíduo sem convite, ingresso ou credencial;
controle de indivíduo armado;
controle de brigas no espaço do evento;
auxílio à evacuação do espaço, em caso de incêndio, explosão, vazamento de gás ou outros.
As chances de que uma situação como esta aconteça são diretamente proporcionais ao tamanho do evento e a quantidade de pessoas participando. Porém, até em eventos de menor porte, a segurança não deve ser dispensada. Em vez disso, você pode apenas reduzir a equipe. A recomendação é que a equipe de segurança corresponda a 2% do total de participantes. Ou seja, em um evento com 100 participantes, é preciso ter 2 seguranças.
Levando em consideração este cálculo, eventos de grande porte — como feiras e exposições — podem precisar de dezenas de seguranças atuando constantemente. Nestes casos, organizar a equipe pessoalmente é um grande problema. Ao optar pela terceirização do serviço, você pode delegar essa tarefa, economizando tempo e dinheiro.
É importante reforçar que a segurança terceirizada resolverá, além do problema da equipe, a questão dos equipamentos utilizados. Você não precisará comprar, por exemplo, câmeras, monitores de vigilância ou triciclos para o deslocamento no espaço do evento, pois tudo será fornecido pela empresa terceirizada.
As vantagens da terceirização da segurança
Quando você contrata uma empresa terceirizada para cuidar da segurança do seu evento, obtém várias vantagens do que se tivesse funcionários por conta própria.
Em primeiro lugar, a empresa terceirizada é especializada em segurança. Ou seja, você está contratando pessoas que passam por treinamentos periódicos, que conhecem os procedimentos ideais para serem realizados em diferentes situações e que sabem utilizar os equipamentos para tal função. Desta forma, uma equipe de segurança terceirizada certamente executará um trabalho de maior qualidade.
Em segundo lugar, o custo de contratação é menor. A contratação de profissionais efetivos é muito mais cara em longo prazo, porque você se torna responsável pelo pagamento de todos os encargos e direitos trabalhistas como o FGTS, as Férias, o 13º salário e as licenças médicas. Enquanto isso, ao terceirizar o serviço, você precisará apenas pagar um valor, negociado e estipulado em contrato previamente.
Em terceiro lugar, quando o período do contrato termina, o vínculo com a empresa terceirizada é automaticamente encerrado, até que você precise dos serviços dela novamente. Isso é uma vantagem, pois se estiver insatisfeito com o trabalho ou os preços, poderá procurar por novas opções. Trocar de empresa terceirizada é bem mais simples do que fazer desligamentos e contratações de funcionários efetivos.
Finalmente, em quarto lugar, como a empresa de segurança terceirizada tem todo o know-how necessário para executar seu trabalho, você não precisa dedicar tanto tempo se preocupando com a segurança do evento e pode focar em outros aspectos da organização. Como planejar e executar um evento realmente não é fácil, ter um item a menos para se preocupar fará muita diferença.
O estabelecimento de regras para a segurança em eventos
Embora a equipe de segurança tenha todos os conhecimentos necessários para trabalhar com bastante autonomia, isso não exime os organizadores de estabelecer quais são as regras e parâmetros a serem seguidos. As instruções passadas à equipe de segurança precisam visar o bem-estar dos participantes, agindo com ética, respeito e sempre dentro da lei.
Dê instruções aos seguranças para que eles jamais utilizem de agressão física ou verbal, mesmo quando ocorrerem imprevistos. Esse tipo de comportamento pode gerar processos contra você e contra a própria empresa terceirizada. Em vez disso, o segurança deve lidar com as situações sem abusar de sua autoridade ou força.
Além disso, o profissional precisa continuar agindo de maneira civilizada, mesmo quando a outra parte estiver descontrolada. Afinal, conforme a situação, uma reação exagerada pode causar ainda mais confusão e danos. Por exemplo, se houver uma pessoa portando uma arma, ameaças e movimentos bruscos podem levar a um disparo e os participantes podem ser atingidos.
Esse tipo de instrução pode parecer desnecessária, pois boas empresas de segurança já treinam seu pessoal exatamente de acordo com estes parâmetros. No entanto, ainda é muito comum ver os seguranças abordarem os participantes de forma rude. Portanto, vale a pena reforçar que não é desta forma que você gostaria de conduzir o seu evento.
Para completar, lembre-se de que a equipe de segurança também representa a “cara” do seu evento. Portanto, os seguranças precisam estar sempre atentos e prontos, mas não devem ser antipáticos com os participantes.
Instrua-os a tratar qualquer um que os aborde de maneira atenciosa e cordial, mesmo que seja apenas para encaminhar a pessoa a um membro da equipe de recepção. A uniformização adequada também é indispensável, tanto para facilitar a localização destes profissionais quando preciso, quanto para garantir uma imagem mais organizada do seu evento.
A gestão da equipe de seguranças
Mesmo que a segurança do seu evento seja terceirizada, você não deve abandonar a gestão desse serviço. Afinal, a responsabilidade principal por qualquer eventualidade continua sendo dos organizadores do evento.
Por esse motivo, alguém da sua própria equipe (ou você mesmo) deve atuar como uma referência para a empresa de segurança. Isso é essencial para que, se surgir alguma dúvida durante o evento, os funcionários contratados saibam exatamente a quem recorrer.
Em certas situações, é melhor que os seguranças perguntem antes de agir, do que tomem decisões baseadas no impulso e com graves consequências. Essa pessoa de referência deve se manter próximo ao líder da equipe, para que possa ser localizado rapidamente. Assim, são evitadas as demoras na tomada de decisões urgentes.
Além disso, também é importante que a empresa de segurança prepare um relatório das principais ocorrências enfrentadas durante o evento. Esse documento, que você será analisado posteriormente, servirá para diferentes propósitos:
avaliar o desempenho da empresa de segurança, para definir se você trabalhará novamente com eles no futuro;
verificar os pontos em que houve mais problemas durante o evento, para reforçar medidas preventivas;
reportar as situações aos seus patrocinadores (ou a outros stakeholders), para demonstrar a qualidade do evento que foi organizado;
identificar possíveis situações que podem se desdobrar com reclamações, atenção da mídia e outros efeitos negativos, e preparar as contramedidas necessárias.
Os principais cuidados na hora da contratação
Resta ainda uma questão importante. Como proceder na contratação da segurança terceirizada? Existem alguns cuidados importantes. O primeiro deles é jamais priorizar o custo acima da qualidade.
Mesmo que você possa economizar um pouco, esse valor não possui mais importância do que a segurança das pessoas que participarão do evento. Assim, tome cuidado com as empresas que oferecem valores menores em razão de uma baixa qualidade no serviço. Somente contrate aquelas companhias que possam garantir o nível de qualidade que você precisa.
Quando pensamos em segurança para eventos, temos a imagem de uma equipe com homens altos, fortes e sisudos. Porém, essa imagem já não é mais compatível com a realidade. O fator mais importante para determinar a qualidade de um segurança é seu preparo. Ou seja, ao contratar uma empresa de terceirização em segurança, você deve verificar se os profissionais são bem treinados.
Eles devem saber como reagir de maneira confiante em várias situações, desde a remoção de uma pessoa à força do local, até o simples fornecimento de informações aos visitantes. Em certos casos, a equipe de segurança pode até colaborar com a aplicação de primeiros socorros a pessoas que passam mal ou sofrem pequenos acidentes no evento.
Desta forma, esteja atento para não cometer um erro, contratando empresas que ofereçam apenas seguranças “decorativos”, com a aparência certa, mas sem o preparo adequado. Nesta situação, os participantes correrão riscos.
E não se esqueça de contratar a proporção correta de seguranças, como já mencionamos, pois mesmo uma equipe bem treinada não será capaz de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Em eventos de grande porte, a falta de pessoal suficiente pode ser o estopim de uma tragédia.
Para completar, sempre leia atentamente o contrato de prestação de serviços e verifique quais são as suas limitações. Observe quais os equipamentos que a empresa fornecerá e também alguma exigência de infraestrutura que ela possa apresentar.
E não se esqueça de que o contrato deve incluir qual é o nível de responsabilidade da empresa, em caso de situações que não sejam devidamente conduzidas. Tome cuidado para que você, enquanto organizador do evento, não arque com todo o ônus de uma decisão ruim da equipe de segurança.
Neste post, você entendeu um pouco mais sobre a importância da segurança em eventos. Viu também, porque terceirizar a segurança pode ser, em muitos casos, a melhor opção, e aprendeu como escolher a melhor empresa para prestar esse serviço.
A Seguridade Serviços de Segurança busca oferecer a você todas as vantagens que apresentamos neste artigo: trabalhamos com ética e prezamos pela excelência, analisando os riscos para adequar o serviço às suas necessidades. Nossas equipes são treinadas e a segurança é feita por meio de normas e procedimentos criteriosos.
Deseja fazer a terceirização de segurança em eventos? Quer saber mais sobre nosso trabalho? Então, entre em contato conosco. Teremos prazer em responder às suas dúvidas!
Ótimo texto;Entendi que devemos primar pela excelência.Obrigado.Freud Group