Temos no Brasil, milhares de desempregados, números variam, mas estamos falando de algo em torno de 14 milhões de pessoas, fora do mercado, o que só veio a se agravar depois da pandemia do Corona vírus, numa realidade triste que além da questão financeira, de sobrevivência mesmo, tem um aspecto psicológico pesado, pois quando a pessoa não tem um trabalho, fica difícil manter o otimismo a positividade, gerando outras crises pessoais e familiares, que nem vamos aqui abordar. Muitos até tentam empreender e colocam as economias em algum negócio próprio, mas a probabilidade de não dar certo, pelas estatísticas é grande e ainda acabam consumindo reservas e normalmente contraindo dívidas, agravando ainda mais a situação. Basta vermos a quantidade de negócios que são abertos e em pouco tempo já são obrigados a fechar as portas. Claro que existem casos de pessoas que se preparam, que aproveitam vocações natas, empreendem e tem sucesso, mas convenhamos, não estamos falando da maioria.
Apesar desse cenário, é comum encontrarmos nas empresas, funcionários que só cumprem horário, que fazem o mínimo necessário e sempre que possível “enganam” a chefia, mal fazendo seu trabalho, colocando seguidos atestados, faltando, falando mal dos gestores pelas costas e com isso contaminando ambientes, não colaborando nas demandas que surgem, até que acabam perdendo o emprego, pois os gestores sabem muito bem como agem seus funcionários e quando não há reação, é uma questão de tempo para que as medidas necessárias sejam tomadas. Esses também encabeçam qualquer lista em cortes na estrutura.
Por isso, se você tem o seu trabalho hoje, se está empregado de carteira assinada, seja ele qual for, valorize-o ao máximo, ofereça nada menos do que o seu melhor, se dedique, trabalhe com alegria, com disposição e entusiasmo, colabore, ajude com sugestões de melhorias, zele pela boa conservação de todo e qualquer item de propriedade da empresa, que receba para a realização de seu trabalho, evite todo e qualquer desperdício, coopere com a sua equipe, afinal, normalmente passamos mais tempo na empresa do que em casa com a família, se descontarmos o tempo que passamos dormindo, então cabe fazermos valer a pena.
Lembre-se também de que para que o indivíduo possa conquistar oportunidades de crescimento na sua vida profissional, além de estudar, de buscar se capacitar mais e mais, toda essa postura positiva mencionada, lhe será fundamental e fará de verdade, a diferença na sua caminhada.
Portanto, avalie como está o seu comprometimento, sua postura na organização em que atua, o tempo certo é agora, mude o que precisa ser melhorado, enquanto ainda é possível.
Incorpore hábitos positivos.
Pense nisso!
Olivio Zanotti
Gerente de Controladoria Corporativo
Grupo Seguridade