Terceirização

6 mitos sobre a terceirização de serviços que você precisa saber

Escrito por Seguridade

Nos dias de hoje, uma vez que elas não dispõem de muitos recursos para investir em uma variedade de departamentos distintos, a terceirização de serviços é uma prática usual em empresas de pequeno e de médio porte.

No entanto, diferentemente do que muitos empreendedores e gestores pensam, terceirizar serviços não é uma prática insegura e que pode prejudicar o negócio. Infelizmente, muitos mitos se propagam a respeito do assunto, tirando a oportunidade de organizações dos mais variados segmentos poderem usufruir de uma metodologia trabalhista promissora.

Por isso, no conteúdo de hoje, mostramos os principais mitos sobre a terceirização de serviços que você precisa conhecer. Quer saber mais? Continue a leitura do artigo e confira!

1. Serviços terceirizados são mais precários

Se existe um conceito equivocado no que diz respeito à terceirização é afirmar que os serviços prestados são de qualidade duvidosa ou precários. Infelizmente, isso tem levado muitos gestores de RH a acreditar que só é possível garantir que os serviços sejam realizados com profissionalismo e padronização de processos se eles tiverem apenas colaboradores internos.

Entretanto, a realidade não é exatamente assim. Muitas vezes, funcionários terceirizados são até mesmo mais bem treinados e qualificados para realizar suas atividades do que empregados internos, podendo apresentar desempenho superior.

Isso se deve ao fato de que uma empresa terceirizadora tem o compromisso de entregar aos seus clientes o melhor serviço do mercado, de modo a se manter competitiva e garantir uma posição de destaque entre os concorrentes.

Ou seja, a empresa de terceirização de serviços investe constantemente em treinamentos e atualizações a fim de que seus profissionais sejam capazes de oferecer os melhores resultados nas atividades desenvolvidas.

2. A empresa é obrigada a ter funcionários internos

De acordo com o atual Projeto de Lei, qualquer empresa pode terceirizar todas as suas atividades comerciais e processos internos. Em outras palavras, afirmar que é obrigatório ter funcionários internos é um grande mito, já que a organização pode terceirizar todos os colaboradores, se isso for adequado à sua rotina operacional.

O motivo que tem levado esse mito a se propagar é que muitos empreendedores consideram a tarefa de fiscalizar diversas empresas de terceirização bastante complexa. Porém, a solução para isso é simples: contratar uma única empresa de terceirização capaz de fornecer profissionais para os mais variados departamentos.

3. A relação trabalhista apresenta problemas

Ainda ocorre muito alarde quando se fala na relação entre os direitos trabalhistas e a terceirização de serviços. Todavia, segundo o Projeto de Lei 4330/04, as relações de trabalho permanecem garantidas por lei.

De fato, é necessário que o Governo realize uma fiscalização mais rígida para evitar que empreendedores mal intencionados prejudiquem seus funcionários terceirizados, privando-os de seus direitos trabalhistas básicos.

A legislação pertinente ainda tem muito a ser aperfeiçoada, porém é preciso salientar que os colaboradores terceirizados têm seus direitos garantidos. Ou seja, entre outros benefícios, a empresa prestadora de serviços terceirizados deve pagar:

  • 13º salário;

  • INSS;

  • FGTS;

  • horas extras;

  • férias.

Assim sendo, a empresa contratante tem a responsabilidade de fiscalizar se a outra parte está realizando os pagamentos devidamente. Com exceção de casos em que ambas as partes desenvolvem a mesma atividade econômica, os profissionais terceirizados devem ser representados por um sindicato da organização terceirizada e não da contratante.

Caso a terceirizada omita suas responsabilidades e não realize o pagamento de seus funcionários, a contratante deve assumir tal incumbência. De qualquer forma, grande parte das questões pertinentes aos direitos trabalhistas se refere à contração direta e não à terceirização.

4. Funcionários terceirizados têm maior risco de sofrer acidentes de trabalho

Esse é um mito altamente equivocado, já que a responsabilidade sobre o empregado terceirizado deve ser dobrada. Isso quer dizer que a empresa terceirizadora deve oferecer as melhores condições possíveis para preservar a integridade, a segurança e a qualidade de vida de seus empregados.

Por sua vez, a organização contratante tem a obrigação de exercer esse papel não somente na fiscalização, mas também na garantia de que existam as melhores condições para isso.

5. A terceirização gera desemprego

O fato é que quando os trabalhadores passam a ser contratados por outra companhia, podem ocorrer demissões para contratar uma prestadora de serviços que ofereça o mesmo por um valor inferior.

Mas isso não necessariamente é sinônimo de desemprego. Ao contrário, sempre haverá vagas a serem ocupadas por outros funcionários. Ou seja, a terceirização representa aumento de oportunidades. Para se ter uma ideia, em muitos casos, as empresas prestadoras de serviços se propõem a contratar os empregados antigos de volta.

6. A terceirização de atividade-fim é ilegal

É muito comum nos depararmos com gestores que evitam lidar com a terceirização de atividade-fim, pois acreditam que estão descumprindo a legislação.

No entanto, segundo o já mencionado Projeto de Lei 4330/04, está bem claro que a prestação de serviços envolve todas as atividades, sejam acessórias, inerentes ou complementares à atividade principal da companhia contratante.

Atualmente, organizações automotivas como a Ford e a Volkswagen, por exemplo, terceirizam grande parte de sua atividade-fim, delegando a função de montagem de peças de automóveis a outras empresas terceirizadas.

Nesse contexto, a maior preocupação por parte da lei é que a empresa prestadora de serviços deve focar em uma atividade específica pertinente à contratante, com o intuito de evitar que ela se torne uma espécie de suporte para variadas atividades.

Como você pôde conferir no artigo sobre os principais mitos sobre a terceirização de serviços, ainda há muito o que aprender a respeito do assunto. Empreendedores e gestores de RH de organizações dos mais variados portes e segmentos do mercado acabam acreditando em boatos que são propagados por indivíduos leigos no assunto.

O que infelizmente faz com que muitas empresas e profissionais terceirizados deixem de estabelecer uma relação comercial saudável, democrática e altamente promissora. Por isso, lembre-se que para manter a companhia atualizada e competitiva é preciso buscar informações em fontes confiáveis e evitar acreditar em dados sem procedência relevante.

Este conteúdo foi útil para você? Quer entender mais sobre o assunto? Aproveite e confira também este post sobre a relação entre a terceirização e o aumento de produtividade!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

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