Terceirização

Manutenção elétrica e hidráulica: saiba por que terceirizar

Escrito por Seguridade

Cuidar da rede hidráulica e elétrica de um imóvel é essencial. Essa atuação garante maior segurança e evita que o local sofra com imprevistos e problemas referentes às paradas de equipamentos. Ter uma equipe para cuidar dessa etapa é importante, mas a contratação interna não é a única possibilidade. Nesse cenário, é possível recorrer à manutenção elétrica e hidráulica de forma terceirizada.

Ao encontrar uma boa empresa, o negócio ou o condomínio se beneficiam da presença desse time. Quanto mais cedo você reconhecer os pontos positivos, mais fácil é recorrer a essa possibilidade.

A seguir, veja por que terceirizar a manutenção elétrica e hidráulica e tire as suas dúvidas!

Redução de custos

Um dos efeitos mais importantes da terceirização é a diminuição dos gastos envolvidos. Em primeiro lugar, a organização ganha muito no que se refere à reposição de eventuais faltas e atestados. Vale dizer que a empresa sem terceirização teria que contratar uma pessoa “por fora” para cobrir as faltas e atestados, tendo um custo muito maior. A economia se dá ainda porque a empresa contratada tem know-how suficiente para saber quantas pessoas são necessárias para cobrir os serviços em determinado local de acordo com a sua metragem; e quais os equipamentos adequados para economizar em mão de obra e tempo.

Vale apontar ainda algumas questões relacionadas à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), pela qual algumas empresas trazem diversas obrigações com os colaboradores. Por exemplo, algumas obrigações determinados segmentos são obrigados a cumprir, que acabam elevando os custos da contratação, quando se contrata uma empresa terceirizada, ela não precisa arcar com essas obrigações e consequentemente, diminui custos.

Além disso, não é necessário se preocupar com a realização de um treinamento para a execução de tarefas. A equipe já é qualificada e treinada pelo próprio empreendimento, então há um custo a menos.

Outro ponto de destaque é que não é preciso gastar com equipamentos ou insumos para a execução do trabalho. O time já vem preparado para realizar os consertos exigidos, de acordo com o que foi contratado.

Aumento da flexibilidade e da disponibilidade

Quem decide terceirizar a manutenção elétrica e hidráulica pode fazer a contratação segundo as requisições específicas. Nos períodos de manutenção preventiva dos sistemas, por exemplo, é possível contratar uma equipe maior. Já quando for necessário consertar apenas um ponto específico, um time menor pode ser solicitado.

Há, ainda, um aumento na disponibilidade. A empresa terceirizada, normalmente, inclui no contrato cláusulas sobre a substituição de funcionários que faltam ou que precisam se ausentar. Então, a equipe está sempre disponível dentro das condições, o que melhora a capacidade.

Contratação de mão de obra especializada

A manutenção exige bastante cuidado, especialmente no caso de sistemas modernos e com protocolos específicos. Não dá para trocar peças sem ter certeza do que está sendo feito, não é?

Por isso, quando um negócio decide criar um time de manutenção interno, é preciso procurar profissionais especializados, com capacitações e certo nível de experiência. Além dos custos, trata-se de algo que pode levar mais tempo do que o desejado.

Por outro lado, com a terceirização, é possível ter acesso a um time plenamente capacitado, sem nenhuma dificuldade. Você terá à disposição pessoas preparadas e previamente treinadas para lidar com problemas específicos. Como resultado, há um grande aumento na qualidade do serviço oferecido.

Ampliação da velocidade de manutenção

Quando o grupo tem maior qualificação, é simples solucionar as dificuldades, não é? Com a manutenção elétrica e hidráulica não é diferente. Poder contar com um time preparado e especializado faz com que os problemas sejam solucionados de maneira mais fácil.

O que também conta a favor dessa vantagem é a disponibilidade. Se a equipe não sofre com reduções e absenteísmo, há mais gente para resolver a situação. Então, a empresa tem que esperar menos para que tudo seja finalizado.

Se isso não parecer importante, pense pelo lado da produtividade. Mesmo na manutenção preventiva, é comum que os equipamentos tenham que ser paralisados. Então, menos tempo até concluir a tarefa significa um período reduzido de parada. Ao final, a produtividade não sofre tanto e o negócio consegue manter a sua rotina.

Aumento da qualidade

Acima de tudo, ter uma equipe plenamente capacitada à disposição faz toda a diferença para obter bons resultados. Os efeitos das manutenções serão melhores e mais duradouros. Portanto, será preciso lidar menos vezes com paradas ou necessidades de consertos.

Também existe um melhor atendimento às exigências e menor taxa de erros. Com o número de retrabalhos reduzido, há custos menores e um funcionamento adequado dos sistemas. Como consequência, todo o empreendimento atua de uma forma melhor.

Simplificação da gestão

A gestão de pessoas é necessária, mas nem sempre é fácil. Ter que administrar equipes, manter os funcionários motivados e ainda capacitá-los é uma tarefa que pode ser complexa, não é? Com um time de manutenção elétrica e hidráulica para cuidar, há mais uma responsabilidade.

Por outro lado, a terceirização resolve diversos problemas. Como não é preciso lidar com questões trabalhistas, há um nível menor de preocupação. Também há menos documentos para guardar ou declarações para enviar. A gestão fica menos sobrecarregada e tudo sai conforme o esperado.

O aumento dos resultados e a melhoria da produtividade também ajudam outros setores a atingirem seus objetivos. Como consequência, o negócio consegue se desenvolver da maneira desejada.

Foco no core business

Assim como acontece com toda decisão de terceirizar, optar por uma equipe externa de manutenção elétrica e hidráulica ajuda a manter o foco do negócio. Ou seja, com a gestão simplificada, é possível direcionar esforços para o que realmente importa.

Como a manutenção é só uma parte de apoio do empreendimento, os recursos são voltados para outros elementos mais relevantes — como para a área de produção, de controle de qualidade ou de vendas. Como resultado, fica menos complexo atingir as expectativas e os objetivos estratégicos.

O direcionamento para o que é realmente relevante contribui, ainda, para o aumento da competitividade. Quando o negócio consegue prestar um serviço melhor e mais qualificado, ele se destaca dos concorrentes.

Para que tudo isso seja possível, entretanto, pense que a manutenção tem que seguir procedimentos específicos. Ao terceirizar, o ideal é contar com uma empresa especializada e com bons profissionais.

Ao final, a terceirização da manutenção elétrica e hidráulica é muito bem-vinda para o negócio. Se for feita do jeito certo, ajudará a ampliar o desempenho e, assim, tornará o empreendimento ainda melhor.

Já que é preciso ter um parceiro confiável, entre em contato com a Seguridade e conheça o que temos a oferecer.

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This