Gestão de Pessoas e RH

Quais as vantagens dos treinamentos empresariais constantes?

Escrito por Seguridade

Os treinamentos empresariais são ferramentas utilizadas pelas empresas que buscam a excelência operacional e que prezam pelo crescimento e o desenvolvimento de seus colaboradores.

Os treinamentos podem ser aplicados em qualquer setor de uma empresa e envolver todos os funcionários, independentemente da função que exercem.

Na maioria das empresas, é possível encontrar um departamento especializado na realização de treinamentos ou um profissional destinado para o desenvolvimento da equipe.

Contudo, é muito comum encontrar, nas organizações, treinamentos com metodologia ultrapassada, abordagens irrelevantes para a realidade da empresa e até mesmo a falta de treinamento.

Para conseguir obter o resultado esperado, é fundamental que a empresa tenha um planejamento adequado para desenvolver sua equipe e siga alguns requisitos para alcançar o sucesso.

Você sabe quais são esses requisitos e as vantagens dos treinamentos empresariais constantes? Continue a leitura e descubra!

O que avaliar na realização de treinamentos empresariais?

Para que a empresa obtenha êxito em seus treinamentos, é fundamental que seja realizado um planejamento adequado à realidade da organização e que ele possua um cronograma compatível com a disponibilidade dos colaboradores.

No momento que antecede a realização do treinamento, o gestor responsável deve ter atenção aos seguintes itens:

Objetivo do treinamento

O objetivo deve ser estabelecido conforme a necessidade da empresa no momento, como recuperar os indicadores ou capacitar uma equipe recém-formada, por exemplo.

O responsável pelo treinamento deve conversar com gestores de cada setor para entender melhor quais são as dificuldades encontradas e quais são os colaboradores que precisam do treinamento, além de conhecer o perfil dos funcionários que participarão da capacitação.

Duração do treinamento

A duração do treinamento não deve afetar a produção da empresa. O tempo de realização deve atender à disponibilidade do setor de liberar os colaboradores. 

Para isso, sua ocorrência deve ser informada com antecedência, para que os gestores se organizem quanto à ausência da equipe.

Mensuração dos gastos

Os recursos a serem utilizados devem estar dentro do orçamento que a empesa tem disponível para investir no treinamento e na capacitação. Gastos que excedem o orçamento prejudicam o crescimento da empresa.

Mas, afinal, por que é tão importante investir no treinamento empresarial? Separamos algumas vantagens para te ajudar a entender esses aspectos de uma vez por todas. Confira!

Melhoria na produtividade

Colaboradores mais capacitados para desenvolverem sua função dentro da empresa conseguem produzir mais e com melhor qualidade.

Além de trabalharem mais motivados por causa dos treinamentos, os colaboradores conseguem realizar melhor suas funções e com mais confiança, diminuindo também a porcentagem de erros cometidos durante um processo.

produtividade é um fator de sucesso para as empresas, pois são os funcionários que trazem os resultados e, quanto mais conseguem produzir, melhor para a organização.

Com o treinamento necessário, os funcionários conseguem realizar mais e melhor em um tempo mais curto. A sua autoconfiança cresce à medida que têm a oportunidade de aprender mais e desenvolver melhor suas habilidades. Dessa forma, podem executar atividades convictos de que estão dando o melhor de si.

A autoconfiança é fundamental para aumentar a produtividade, considerando que a incerteza e a insegurança tornam os trabalhos mais lentos e multiplicam as chances de erros.

Aumento da eficiência dos processos

Os treinamentos empresariais colaboram para o aumento da capacidade dos funcionários e agregam conhecimento para realizar a tomada de decisão de maneira eficaz.

Dessa forma, os processos são realizados com mais eficiência pela equipe. Além disso, reduzem-se os gastos com o retrabalho e com atividades executadas de forma errônea.

Os funcionários também adquirem mais conhecimento para manusear os equipamentos, o que faz com que o gasto com reparos, provenientes do mau uso, diminua e possibilite maior rapidez dos processos.

Aumento do engajamento dos colaboradores

Os treinamentos empresariais constantes aumentam a motivação dos colaboradores e, consequentemente, afetam de maneira positiva o engajamento da equipe.

Quando os funcionários se sentem valorizados pela empresa e estão mais aptos a realizar o trabalho, eles buscam retribuir o investimento feito dando o resultado esperado ou até mesmo superando as expectativas.

Essa motivação também colabora para a diminuição da rotatividade dos funcionários e para a retenção de talentos, que é um dos maiores problemas enfrentados pela gestão de pessoas na atualidade.

Reforço da cultura organizacional

Ao treinar seus colaboradores, a empresa está indiretamente reforçando a cultura organizacional. Essa cultura é muito importante para a longevidade da organização e para o alinhamento do perfil de funcionários.

A empresa que não se atenta a esse fator e não investe na cultura precisa lidar com profissionais que não entendem o objetivo da corporação e não se empenham o suficiente para atingir a missão, deixando de seguir a visão e os valores internos.

Incentivo à inovação

Quando a empresa investe nos funcionários, ela passa a ter uma equipe mais criativa e, consequentemente, capaz de inovar.

A inovação colabora para a melhoria nos processos e o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços. Também proporciona um ambiente mais harmonioso e permite a descoberta de novos talentos.

Melhoria na imagem da empresa

Diante da competitividade entre as empresas em busca pelos melhores profissionais do mercado, sai na frente a organização que tem uma boa imagem e valoriza seus colaboradores.

Bons profissionais buscam a melhoria contínua e, por isso, optam por desenvolverem suas carreiras nas empresas que lhe oferecem uma oportunidade de crescimento.

Aumento da vantagem competitiva

O conjunto de todos os benefícios citados acima proporciona para a empresa uma vantagem competitiva, que é a diferenciação diante das concorrentes, tendo como base suas características, forças e fraquezas.

A organização que busca a liderança no mercado precisa investir no seu capital humano, pois são os colaboradores que serão capazes de superar as expectativas, realizar um bom atendimento ao cliente e alcançar o objetivo da organização.

Além da dificuldade em conquistar essa vantagem competitiva, as empresas também encontram barreiras para manterem essa diferenciação. Por isso, é necessária a busca contínua pela qualidade e pelo aperfeiçoamento dos colaboradores e dos processos.

Empresas que oferecem treinamento estão, na verdade, desenvolvendo um diferencial competitivo na medida em que trabalham com profissionais mais preparados para lidar com o público, mais conscientes de sua função dentro da empresa, atualizados sobre as melhores técnicas de atendimento e de vendas.

O novo conceito que valoriza o profissional como um colaborador e parceiro dentro da empresa tende a destacar as empresas no cenário moderno.

A antiga ideia do funcionário como uma pessoa inferior, que somente cumpria ordens, mudou para a de um colaborador ativo que precisa se manter atualizado para o bem geral da empresa.

Até na hora de decidir, o gestor pode considerar a opinião de seus parceiros e aproveitar tudo o que for relevante para melhorar a organização. Empresas que não podem fazer isso, certamente, acabam levando desvantagem no mercado moderno.

Diminuição da ocorrência de acidentes

Como dito anteriormente, funcionários bem treinados são capazes de realizar o trabalho de maneira eficiente e cometem menos falhas.

Essas falhas acontecem quando os colaboradores não possuem a habilidade e o conhecimento suficiente para desempenhar uma funçãoeficientemente.

Quanto mais bem treinado o funcionário, menos acidentes acontecerão no ambiente de trabalho.

Vale reforçar que os processos organizacionais estão sempre em aperfeiçoamento para conquistar a melhoria contínua e, por isso, os colaboradores precisam participar de treinamentos empresariais constantes para manterem-se atualizados quanto aos novos procedimentos internos.

Quais são os principais tipos de treinamentos empresariais?

Depois de conferir as muitas vantagens que os treinamentos empresariais constantes oferecem à empresa, vale a pena conhecer os principais tipos de treinamentos que uma organização pode oferecer aos seus funcionários.

Treinamento de desenvolvimento de habilidades

O objetivo desse tipo de treinamento é desenvolver as competências que os colaboradores já apresentam. Dessa maneira, eles terão condições de ajudar a aumentar a produtividade e produzir melhores resultados.

Os treinamentos empresariais destinados ao desenvolvimento das habilidades procuram contextualizar o potencial do funcionário, permitindo que ele consiga resolver situações diferentes com certa autonomia, fato que serve para aumentar sua autoconfiança.

Treinamento de comunicação e linguagem

Nesse tipo de treinamento, a finalidade principal é desenvolver, da melhor forma possível, o nível de comunicação e linguagem de todos os envolvidos.

Consequentemente, as atividades poderão ser efetuadas com mais naturalidade e rapidez, considerando que o nível de entendimento entre os membros de uma equipe e entre os funcionários e os líderes é inteligível.

Nas reuniões e apresentações, é essencial utilizar uma boa comunicação para que as metas, as estratégias, as ordens, os projetos sejam compreendidos e possam ser executados.

O treinamento de comunicação e linguagem resulta na melhoria dos processos, da produtividade e da qualidade no relacionamento humano dentro da empresa, integrando ainda mais os colaboradores.

Treinamento de liderança

Esse treinamento é destinado a todos os que ocupam cargos de gestão. Gerenciar um setor ou mesmo a empresa como um todo é uma tarefa complexa e difícil, que envolve capital material, humano e subjetivo.

É importante que os líderes saibam conduzir suas equipes de forma coordenada, dirigindo-as para o alcance das metas propostas.

Certamente, o comportamento e as palavras do líder exercem um impacto decisivo sobre a produtividade e contribuem para elevar os níveis de padrão de desempenho.

Treinamento de troca de conhecimento

Esse é outro tipo de treinamento que serve muito para aproximar as pessoas dentro da empresa. Há um tipo de aprendizado multilateral, no qual todos trocam experiências em grupo, aprendem e ensinam simultaneamente.

Existem diversas maneiras de investir nesse tipo de treinamento: palestras de funcionários mais experientes; grupos de estudo para discutir diferentes assuntos, inclusive os temas mais atuais ligados ao negócio; programa de mentores (os mais velhos ensinam e acompanham o desenvolvimento dos mais jovens).

Outros tipos de treinamentos empresariais

Além desses, existem outros tipos de treinamentos empresariais, como: motivação, parcerias com outras empresas, rodízio de papéis dentro da empresa, educação corporativa (presencial ou à distância), gamificação, coaching executivo, e assim por diante.

E então, entendeu por que é tão importante que sua empresa invista em treinamentos empresariais constantes?

Se você quer continuar aprendendo sobre treinamentos e quais são as maneiras mais eficientes de ter uma equipe capacitada, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossos posts!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This