Segurança e Limpeza

Segurança corporativa: 5 atitudes importantes para garantir

seguranca-corporativa-5-atitudes-importantes-para-garantir.jpeg
Escrito por Seguridade

A questão da segurança corporativa não pode nem deve ser negligenciada pelos gestores das empresas. É fundamental assegurar aos funcionários e colaboradores um ambiente tranquilo, confortável e seguro para que todos desenvolvam suas atividades profissionais com a serenidade e a estabilidade esperadas.

Existem algumas atitudes muito importantes para preservar a segurança no ambiente empresarial. Listamos as 5 mais relevantes. Veja a seguir:

1. Tenha um porteiro 24 horas

Uma portaria funcionando ativamente durante 24 horas certamente contribuirá para a manutenção de uma segurança corporativa eficiente.

É indicado que os profissionais da portaria sejam treinados e estejam plenamente habilitados para lidar com situações extremas de ameaças, furtos ou roubos. Além disso, eles precisam estar preparados para realizar a correta identificação das pessoas que entram na empresa: mesmo os funcionários devem ser reconhecidos por meio de crachás, e os prestadores de serviço devem ser checados minuciosamente.

Muitas portarias verificam a identidade, tiram foto e armazenam as informações em registros armazenados no computador da recepção. Tais medidas são formas de coibir ações de pessoas mal-intencionadas.

2. Invista em um sistema de segurança eletrônico

A segurança eletrônica é interessante, pois reúne diversos equipamentos que contribuem para garantir a segurança dentro das empresas.

Câmeras em posições estratégicas e bem visíveis, catracas de acesso e porteiro digital são alternativas tecnológicas que formam barreiras, protegem e guardam os estabelecimentos, contribuindo para a defesa de todos.

O uso de placas informando que o local é monitorado por câmeras e guardado por equipe especializada também costumam ser muito eficazes.

3. Contrate uma empresa especializada em segurança corporativa

Quando o assunto é segurança nada melhor do que investir em uma empresa especializada nesses serviços, com profissionais plenamente capacitados para portar armas de fogo e lidar com circunstâncias emergenciais.

Vale dizer que a presença de uma equipe especializada, por si só, já desestimula a ações de possíveis criminosos. Outra vantagem é que, ao terceirizar serviços, é a empresa contratada que responde pelos profissionais, assumindo o ônus dos treinamentos, contratações e controle de faltas, entre outros.

4. Mantenha pouco dinheiro no caixa da empresa

Para aumentar a segurança da empresa é recomendado que não sejam armazenadas grandes quantias de dinheiro nas dependências do estabelecimento e que esta informação seja do conhecimento geral.

Tal medida evita que novos funcionários, com reputação e idoneidade ainda desconhecidos, se sintam motivados a praticar ou participar de furtos, roubos ou fraudes nas dependências da companhia.

5. Aposte na conscientização dos funcionários

Os funcionários também são responsáveis pela segurança corporativa e precisam estar totalmente cientes dessa missão.

É necessário que sejam promovidos reuniões e treinamentos específicos. Também vale a pena distribuir folhetos educativos pelos corredores da empresa, enfatizando as condutas recomendadas e a política adotada.

A conscientização inclui enfatizar a responsabilidade acerca de quem entra e quem sai na empresa. Isso engloba, também, as encomendas que são recebidas nesse ambiente, que podem servir para a entrada indevida de estranhos.

Além disso, toda a equipe deve ser instruída a guardar e se responsabilizar seus objetos pessoais, evitando constrangimentos.

Agora você já conhece as 5 atitudes importantes para garantir a segurança corporativa: ter um porteiro 24 horas, adquirir um sistema eletrônico, contratar uma empresa especializada, manter pouco dinheiro em caixa e conscientizar seus funcionários. Continue a leitura do nosso blog e descubra quais os principais fatores a se observar ao contratar um porteiro!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This