Você quer organizar um evento, já está fazendo o planejamento e chegou a vez de pensar na segurança: e agora? Realmente, segurança de eventos é uma etapa que não pode ser esquecida e nem permite falhas. É preciso estar sempre atento aos detalhes para evitar problemas e garantir que seu evento seja um sucesso.
É importante lembrar que o sucesso do evento está muito ligado à qualidade da segurança. Há alguns pontos indispensáveis de seguir na hora de organizar a segurança de eventos. Vamos te ajudar apontando algumas falhas cometidas frequentemente para que você não repita o mesmo erro e faça o planejamento da maneira correta. Confira a seguir!
1. Escolher um local inadequado
Ao escolher o local do evento, é preciso pensar na segurança que ele proporciona, observando toda a infraestrutura. Não pode haver nada que coloque em risco a vida ou a integridade física dos seus convidados. É necessário conferir se está tudo certo na parte elétrica do local, por exemplo.
Outro detalhe importante é confirmar se o local comporta a quantidade de pessoas convidadas. Além do desconforto, um lugar com o maior número de pessoas permitidas não é considerado seguro. A organização da segurança de eventos tem que ser feita de maneira estratégica.
2. Deixar a segurança de eventos para última hora
É fundamental que contratar uma equipe de segurança seja um dos seus primeiros passos do seu planejamento. Isso deve ser feito com antecedência para que os devidos cuidados sejam tomados.
Falhas na segurança podem trazer muitos problemas e, caso aconteçam, possivelmente o responsável terá que prestar explicações perante a lei. Fique atento!
3. Contratar uma equipe não qualificada e treinada para a situação
Essa etapa é de extrema importância quando se trata da segurança de eventos. Quando você terceiriza esse serviço, deve-se checar as referências da empresa que será contratada. O ideal é que você procure empresas com boa reputação e experiência na área.
É imprescindível que a equipe de seguranças seja qualificada para o tipo de evento — certifique-se de que ela esteja apta para lidar com o seu público-alvo. Lembre-se que uma boa equipe deve estar preparada para atuar sob várias circunstâncias.
4. Contratar a quantidade errada de seguranças
Esse é um detalhe que muitas vezes passa despercebido. É preciso conferir e garantir que o número de seguranças esteja de acordo com a capacidade do local e o número de convidados. Economizar na segurança é um erro grave, pois uma falha pode prejudicar seriamente o seu evento. Assegure-se de que o número de profissionais contratados é capaz de garantir uma segurança de qualidade.
5. Não ter um sistema de identificação de convidados
Depois de averiguar todas essas etapas e contratar uma boa empresa de segurança de eventos você deve garantir que, no dia, haja um sistema de identificação de convidados eficiente. Esse sistema é ideal para evitar pessoas indesejadas, além de colaborar com o trabalho da equipe de seguranças. Assim, você reduz as chances de surgir algum aborrecimento!
Não cometendo essas principais falhas na segurança de eventos, certamente você estará no caminho certo. Não deixe de se atentar aos detalhes que são sempre muito importantes para o sucesso do seu evento. Afinal, com uma segurança de qualidade você só gerará bons resultados, não é mesmo?
Quer saber mais sobre segurança e organização de eventos? Curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das nossas publicações!