A terceirização de atividades-meio apresenta uma série de vantagens para as empresas e já é realidade no mundo corporativo há um bom tempo. Com isso, os colaboradores com vínculo empregatício e as equipes terceirizadas convivem e trabalham lado a lado, visando o crescimento da empresa.
Na hora de orientar o time como um todo, não pode acontecer de os terceirizados se sentirem discriminados, desvalorizados ou não integrados à organização. É fundamental que se sintam parte importante nos quadros da empresa e se dediquem a prestar sempre os melhores serviços. Por isso, os gestores precisam ter o cuidado de fornecer um feedback justo e construtivo para a equipe terceirizada.
Um gestor pronto para orientar e para ouvir
Talvez até mais do que os colaboradores da empresa, a equipe terceirizada precisa de diretrizes claras. É necessário designar um gestor especialmente para orientar e fiscalizar as atividades, estar à disposição para ouvir, corrigir processos e dar feedback sempre que necessário.
Esta última parte é tarefa delicada, pois envolve sentimentos e egos que podem se sentir feridos com as críticas, mas essa ação não pode ser evitada. E há maneiras de fazer com que o feedback seja construtivo e proveitoso. Primeiro, saiba o que não fazer:
- criticar o indivíduo e não as ações, pois isso só serve para colocar a pessoa na defensiva;
- ser muito vago ao criticar;
- criticar com base só em comentários de terceiros, sem averiguar os fatos;
- disfarçar uma crítica negativa introduzindo-a entre as positivas para ‘suavizar’ o feedback;
- generalizar as críticas, usando frases como “Você sempre faz isso” ou “Você nunca faz assim”;
- tentar bancar o terapeuta oferecendo explicações psicológicas para a performance inadequada;
- despejar várias críticas em pouco tempo, sem dar chance à pessoa de processar as informações;
- usar ameaças veladas, sugerindo que a pessoa pode ser despedida;
- fazer piadinhas ou usar ironia tentando evitar um clima de tensão;
- chamar a atenção em público ou só depois que o desempenho piorou muito;
- oferecer só críticas e não sugestões para melhorar.
Como agir ao oferecer feedback para a equipe terceirizada
Mantenha uma comunicação aberta e honesta com a equipe terceirizada. Se algo não vai bem, pode não ser só devido a falhas de desempenho, mas também de gestão de pessoal. Por isso, esteja pronto a ouvir, orientar, esclarecer e colaborar na solução dos problemas.
Não espere até o último dia do ano para dar feedback
Ao se reunir com a equipe regularmente, você passa essa mensagem positiva, como: “O sucesso de vocês é importante para mim. Estou acessível para quando precisarem”.
Seja específico
Pode não ser fácil dar feedback negativo, mas é importante abordar o assunto sem rodeios e ser o mais claro possível, informando exemplos que ilustrem o que você está criticando. Não basta dizer “O serviço não está bom”. Aponte as falhas e mostre como melhorar.
Estabeleça um plano para progresso
Seja claro sobre as mudanças específicas que você espera em um prazo determinado e não deixe de cobrar os resultados ao final daquele prazo.
Informe pontos positivos
Reassegure a importância da contribuição da equipe terceirizada, dando exemplos objetivos de como o trabalho deles é fundamental para a empresa e para os clientes. Equilibre o número de feedbacks negativos e positivos: ofereça a mesma quantidade de elogios e de críticas.
Ouça seus liderados
Dê ao seu time terceirizado a chance de falar e mostrar sua perspectiva. Escute com empatia. Ao final do feedback, pergunte à pessoa se ela entendeu o que você quer. Peça que repita o que você pediu, para que não fiquem dúvidas.
O trabalho de um gestor de equipes terceirizadas deve primar por esse processo de comunicação a fim de melhorar o trabalho como um todo. Se mesmo com todas as medidas, se você não estiver mesmo satisfeito com o desempenho da equipe terceirizada, você tem direito contratual de solicitar substituições, o que, afinal, é uma das vantagens desse formato.