Sem Categoria

5 habilidades que um síndico de condomínio de sucesso precisa ter

5-habilidades-que-um-sindico-de-condominio-de-sucesso-precisa-ter.jpeg
Escrito por Seguridade

Ser síndico de condomínio é uma tarefa que exige mais do que comprometimento. A posição pede uma série de habilidades específicas para que a função seja desempenhada com sucesso.

Essas características permitirão que o trabalho do síndico renda benefícios significativos para os condôminos, com resultados práticos. Afinal, ele é o responsável por administrar a casa ou escritório de dezenas de proprietários.

Veja quais são as 5 habilidades que um síndico de condomínio precisa ter para alcançar o sucesso no cargo!

1. Conhecimento de finanças e legislação

A gestão eficiente passa pelo alto nível de informação e conhecimento do síndico. Ele deve conhecer bem como funciona um fluxo de caixa, como organizar finanças, contas a pagar e receber, pagamentos a funcionários, entre outras atividades.

Se as taxas que todos os condôminos pagam mensalmente forem bem aplicadas, o síndico não terá problemas.

A mesma coisa vale para legislação. Por exemplo, o síndico precisa estar muito bem informado sobre a reforma trabalhista, que trata também da terceirização.

Se o condomínio pretende ou já tem serviços terceirizados, o síndico precisa estar ciente do que está sendo discutido e como possíveis mudanças podem impactar a vida dos moradores e as finanças do edifício.

Além disso, conhecimento passa segurança. Numa reunião, se o síndico não souber o que está falando, pode ser questionado duramente por um condômino.

2. Facilidade em lidar com pessoas

Esta é uma habilidade essencial de qualquer síndico. Ela é aplicada, basicamente, em dois casos.

O mais comum é na intermediação de conflitos entre moradores. No caso, por exemplo, de queixas de barulhos, o síndico precisa ter jogo de cintura para ouvir a reclamação e entender seus argumentos. Ao mesmo tempo, deve lidar com quem está fazendo o barulho.

O problema é que todos acreditam que têm razão, e o síndico é quem deve encontrar uma solução. Somente com uma boa gestão de pessoas consegue resolver questões como essa sem provocar mais confusão.

Também é importante resolver questões entre funcionários e moradores. Ouvir os dois lados e encontrar soluções que sejam justas requer essa habilidade bem afiada.

3. Capacidade de avaliar serviços

O síndico é o responsável por manter a qualidade dos serviços prestados aos condôminos. E saber avaliar os serviços é essencial para que os moradores saibam se as taxas estão sendo usadas com inteligência.

Uma saída para que os serviços fiquem melhores é terceirizar. As empresas mantêm profissionais de várias áreas treinados e capacitados, o que facilita na hora de começar o serviço.

Além disso, a avaliação é dividida com a empresa contratada por meio de relatórios de desempenho, por exemplo.

Um condomínio pode terceirizar portaria, serviços de limpeza e segurança. Com essa opção, o síndico mostra que está trabalhando para reduzir custos e alcançar o melhor resultado para as necessidades dos moradores.

4. Iniciativa na gestão

Todo síndico é um pouco empreendedor. Ele precisa ter capacidade de tomar decisões, antecipar problemas, propor soluções e mudanças, sempre pensando na melhoria do condomínio.

Quando o síndico espera o problema acontecer, certamente vai enfrentar oposição e críticas.

No caso de um problema de impermeabilização, que uma manutenção resolve sem causar grandes prejuízos, o síndico que esperar um rompimento de pavimento não terá muitos argumentos na reunião de condôminos.

5. Planejamento e organização

Todas as habilidades anteriores dependem destas duas: planejamento e organização. Quando um síndico tem visão de 360 graus, ele enxerga as necessidades e antecipa problemas

Isso só é possível se ele tiver essas duas habilidades. Afinal, como saber se é possível gastar com manutenção se as contas não estão em dia? Ou desconhecer escalas de trabalho e reservas de áreas comuns?

Imagine a confusão que isso pode causar na vida dos moradores! Síndico de sucesso é organizado e sabe planejar.

As habilidades que um síndico de condomínio precisa ter mostram o quanto a função é complexa. Gostou deste artigo? Então siga a nossa página no Facebook para não perder as nossas atualizações!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This