Sem Categoria

Como contratar um bom fornecedor de jardinagem e paisagismo corporativo?

Avatar
Escrito por Seguridade

O investimento em serviços de jardinagem e paisagismo corporativo tem impacto significativo na imagem da sua organização. Em especial, seguindo a tendência de sustentabilidade e preservação ambiental do mercado.

Essa é uma mudança que vem alterando os espaços urbanos e empresariais para buscar um equilíbrio entre a natureza e a atividade empresarial e comercial. Portanto, é importante contratar uma empresa especializada para cuidar da área verde.

Confira o nosso conteúdo e conheça informações fundamentais para que a contratação de uma empresa especializada seja bem-sucedida. Boa leitura!

O que é jardinagem e paisagismo corporativo?

Embora as duas áreas tenham relação com a construção e manutenção de ambientes naturais, as funções desempenhadas por cada uma apresentam distinções importantes. Em primeiro lugar, é preciso identificar qual é a sua necessidade.

A sua empresa está à procura de um serviço de podas das árvores já existentes ou deseja criar um projeto para revitalizar as áreas verdes? Para que você saiba como identificar as diferenças separamos as características de cada atividade.

Serviço de jardinagem corporativo

Em termos simples, os serviços de empresas de jardinagem estão relacionados à administração de recursos e materiais para a conservação de jardins e espaços nos quais há o cultivo de plantas ornamentais.

Isso também inclui as atividades relacionadas a sua manutenção como:

  • podas;
  • irrigação;
  • limpeza periódica;
  • controle de pragas;
  • tratamento de doenças.

Serviço de paisagismo corporativo

Já o paisagismo pode ser definido como a criação de projetos para o plantio de espécies de plantas e flores específicas. Desse modo, é possível harmonizar as construções da empresa e os elementos naturais.

De modo geral, os empreendimentos que atuam nesse segmento oferecem as duas categorias de serviços para uma experiência mais completa e satisfatória para os seus clientes.

Qual a importância dos espaços verdes no ambiente corporativo?

Muitos profissionais sofrem com o estresse causado pelas exigências da carga de trabalho. Portanto, é preciso considerar a satisfação dos usuários no momento de construir um jardim corporativo.

É importante que o ambiente seja sereno para a realização de pausas e socialização com os colegas. Por isso, esses espaços devem ser construídos ou reformados com o objetivo de chamar a atenção dos colaboradores e visitantes.

É indicado ter um local diferente do escritório com elementos naturais que podem incluir árvores e flores. Afinal, o aspecto estético do ambiente de trabalho tem impacto na satisfação e na produtividade da equipe.

Por que terceirizar esse serviço?

Como foi mencionado anteriormente, o espaço físico da empresa não está limitado somente aos prédios. As áreas verdes também têm relação com a construção de uma imagem positiva perante o público.

Porém, a área de jardinagem não tem relação com o segmento de atuação do seu negócio. Assim, o conhecimento técnico e a experiência no ramo de paisagismo faz com que o fornecedor contratado tenha os recursos necessários para prover soluções modernas e personalizadas para as necessidades de cada cliente.

Naturalmente, a empresa contratante participará do processo de decisão sugerindo ideias para que o espaço seja compatível com a sua cultura. A criação de um projeto desse porte pode ser prolongada para que o resultado final atenda às especificações estipuladas.

Desse modo, a alternativa mais viável é terceirizar esse serviço para empresas especializadas.

Como encontrar o fornecedor ideal?

A atratividade do mercado de jardinagem e paisagismo corporativo faz o número de empresas atuantes aumentar consideravelmente. Portanto é fundamental seguir as nossas dicas para encontrar a opção mais adequada.

Conheça bem quais são os serviços necessários

Antes de consultar o mercado para identificar possíveis fornecedores de serviços de jardinagem e paisagismos, realize uma avaliação interna. Busque identificar qual é a área disponível para a construção de jardins e qual é a frequência de conservação.

Esse tipo de prestador de serviço fornece uma ampla gama de opções, porém é importante estimar a real necessidade para não gastar mais do que a sua empresa precisa. Comece com pequenos serviços de poda e limpeza, por exemplo. Use esse momento para avaliar a qualidade do trabalho e a postura dos profissionais.

Somente após esse período considere expandir o escopo da contratação para opções mais elaboradas e complexas.

Busque empresas com experiência na área

Como a execução dos serviços será realizada nas suas dependências é importante buscar fornecedores especializados para não interromper o fluxo de trabalho das outras áreas.

Profissionais treinados, equipamentos em boas condições e materiais de qualidade influenciam os resultados obtidos. Por isso, a escolha deve ser baseada em critérios que avaliam a experiência da empresa com o tipo de projeto a ser executado.

Uma opção viável é buscar recomendações de outras empresas do ramo para obter indicações de prestadores que têm o reconhecimento do mercado e uma reputação sólida.

Avalie a capacidade de atendimento da demanda

É importante que o prestador dimensione adequadamente o tamanho da sua equipe de trabalho para atender aos clientes. Por isso, a organização e a programação de datas para a execução das atividades é fundamental para evitar atrasos.

Desse modo, é preciso considerar uma margem de segurança para períodos de maior demanda ou para o atendimento de situações imprevistas. Caso haja a necessidade de contratar mão-de-obra temporária ou subcontratar parte do projeto, essa situação deve estar prevista nas cláusulas do contrato firmado entre as partes.

Verifique os aspectos legais do fornecedor

A seleção de um prestador de serviços de jardinagem é um processo que envolve a obtenção de informações obrigatórias sobre a gestão do negócio. O pagamento das obrigações trabalhistas e previdenciárias, por exemplo, é um fator sério que pode causar problemas devido à relação de responsabilidade compartilhada.

Portanto, antes de tomar a sua decisão fique atento ao cumprimento de requisitos fiscais, tributários e empresariais. A mesma recomendação vale para a fiscalização ambiental referente ao armazenamento e manuseio de produtos químicos.

Mesmo em meio aos grandes centros urbanos, a jardinagem e paisagismo corporativo reforçam a importância da construção de espaços verdes. Essa tendência tem se tornado cada vez mais comum e conquistado adeptos desde pequenas empresas até grandes corporações.

Após a leitura deste artigo, você ficou interessado no tema? Você quer compartilhar conosco a sua opinião? Então deixe o seu comentário no campo abaixo!

Sobre o autor

Avatar

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This