Eventos

O que são Facilities e quais os serviços mais procurados?

o-que-sao-facilities-e-quais-os-servicos-mais-procurados.jpeg
Escrito por Seguridade

 

Uma empresa apresenta necessidades diversas para se manter operando de maneira lucrativa e segura. Se antes cada negócio precisava atender às demandas por meio de sua infraestrutura interna, atualmente, uma opção vantajosa vem crescendo no mercado e merece destaque: a terceirização de suas atividades.

As chamadas facilities, literalmente traduzidas como “facilidades”, nada mais são que a contratação de serviços de infraestrutura, o que garante melhores resultados para todas as partes envolvidas. Cada vez mais comum nos mais diversos setores, a tendência é que esse tipo de serviço domine as contratações em um futuro próximo.

Quer saber como isso pode potencializar o seu negócio? Então descubra o que são facilities e saiba quais são os serviços mais procurados!

O que são facilities?

Facilities são serviços prestados de maneira terceirizada, com o objetivo de otimizar o trabalho e simplificar a vida dos contratantes. Em outras palavras, em vez de contratar a equipe internamente, o empreendedor fechará negócio com outra empresa, que designará os funcionários responsáveis pela efetivação de determinadas operações e tarefas.

Resumindo, são facilidades procuradas por uma organização que decide terceirizar algumas de suas atividades-meio. É o caso de condomínios, empresas e indústrias em geral, que contratam facilities para fornecer suporte na sua retaguarda e facilitar a operacionalização.

Algumas das áreas mais comuns de contratação de facilities são as de apoio, o que engloba serviços como de limpeza, recepção e jardinagem. Porém, o recurso oferece soluções para os mais diversos setores, como no RH e no setor pessoal.

Quando um empreendimento contrata esse tipo de serviço, também é comum que seja mandado um gerente de facilities, ou seja, um profissional gabaritado que vai supervisionar todas aquelas atividades. Este executivo é vital para manter o controle daquilo que está sendo realizado.

Qual a importância das facilities?

A contratação de facilities apresenta vantagens significativas. Um aspecto bem positivo é que, com a contratação desses serviços, a empresa contratante pode manter o foco em sua atividade-fim. Em empresas maiores, a importância das facilities tende a aumentar. Qual negócio de grande porte tem tempo para se preocupar muito com atividades como a limpeza e manutenção do local?

Terceirizando atividades que não são primordiais, a organização economiza tempo e recursos para investir nos processos fundamentais para a geração de resultados.

É preciso ter em mente que, apesar de serem atividades de apoio, elas ainda são fundamentais para o bom andamento de um estabelecimento. É muito improvável que um shopping mal cuidado, por exemplo, seja muito frequentado. Por isso, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de simplesmente não se preocupar com aquelas áreas. E é para ocupar esse espaço que desponta a terceirização dos serviços.

Outra vantagem é que uma empresa que opta pela terceirização de suas atividades-meio em geral se beneficia de uma considerável redução de custos. Ela conta com uma equipe especializada e bem treinada, economiza em logística e encargos trabalhistas e pode diminuir a estrutura de seu departamento de RH.

O que é importante lembrar é que a empresa contratante precisa fiscalizar o fiel cumprimento da legislação trabalhista pela contratada, a fim de evitar problemas, uma vez que ela é corresponsável.

Quais os serviços mais procurados?

No mercado de facilities, alguns serviços são mais procurados pelo fato de poderem ser terceirizados sem maiores problemas. Entre eles, estão:

Segurança e portaria

Qualquer empresa ou condomínio precisa se preocupar com a segurança, de modo a garantir a total tranquilidade de quem está no local. Por não fazer parte da atividade principal do negócio, é algo que pode ser contratado na forma de facilities e, por isso, o serviço de segurança e portaria é um dos mais procurados.

Os profissionais são especializados e treinados para o trabalho e a equipe designada se adapta às necessidades do negócio.

Limpeza e conservação

Outro serviço muito procurado é o de limpeza e conservação. Como esses dois aspectos são fundamentais para o bem-estar e a saúde dos colaboradores da empresa, a contratação de facilities se destaca nesse segmento.

Geralmente, a empresa contratada fornece todo o equipamento e os materiais necessários para a execução de serviços de alto nível profissional, inclusive de jardinagem.

Recepção e atendimento

Receber bem clientes e visitantes é importante para o sucesso de qualquer negócio. A primeira impressão é a que permanece! As facilities incluem serviços de portaria, recepção, telefonista e de guarda de correspondência e recados.

Recrutamento e seleção

O processo de seleção de candidatos é fundamental para o sucesso de uma empresa, já que encontrar o colaborador com o perfil adequado para cada cargo maximiza resultados. Montar e manter uma equipe de RH interna, no entanto, pode ser oneroso para seu negócio.

Nesse sentido, os serviços terceirizados se apresentam como ótima alternativa, já que oferecem profissionais capacitados para se encarregar do recrutamento e seleção e que não precisam, necessariamente, fazer parte de sua folha de pagamento.

CTA - TERCEIRIZAÇÃO

Como contratar uma empresa de facilities?

Decidiu que irá contratar uma empresa terceirizada? Então, antes de tudo, é preciso fazer uma avaliação do estabelecimento — seja comercial ou condomínios — para saber qual é a necessidade daquele local. A inspeção predial faz essa avaliação técnica, e também elenca quais serviços são os mais urgentes. Normalmente, as inspeções devem ser feitas continuamente em um dado intervalo de tempo, e quem as cumpre são empresas de engenharia especializadas.

Depois de feita a inspeção predial, é a hora de contratar uma empresa de facilities. Para escolher uma boa empresa, é preciso, antes de tudo, estudar. Procure na internet por empresas na sua cidade, e faça um levantamento desses locais. Depois disso, parta para a análise: quais delas oferecem os melhores negócios? Quais combinam mais com o seu perfil?

Leve em conta aspectos como a qualificação técnica, o tempo de mercado, a regularidade e a idoneidade da empresa. Procure também por opiniões de antigos clientes, para saber se aquela empresa de fato é confiável. Uma ótima dica é consultar a Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Manutenção Predial (Abrempi), que tem uma relação das empresas desse segmento.

Após contratada a empresa, o trabalho não acabou! É importante manter controle das atividades realizadas, a fim de saber se a empresa de fato cumpre aquilo que está em seu contrato. Falando nisso, a elaboração desse documento é fundamental para alinhar as expectativas do contratante à capacidade da empresa contratada. Especifique o máximo possível as atividades realizadas, e deixe bem claro para a empresa qual é seu escopo de trabalho.

A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para as suas atividades-fim. Já está pensando em adotar facilities? Para obter resultados ainda melhores, leia aqui o guia completo de terceirização de serviços!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This
Navegação