Sem Categoria

Síndico Profissional: A nova atividade condominial

A profissão ganha espaço nos condomínios residenciais e apresenta uma nova – e prática – forma de administração

A administração é importante para qualquer sistema funcionar em harmonia. Imagine um pequeno vilarejo em que ao chegar à sua principal rua, é possível perceber a qualidade de vida oferecida aos moradores. Casas aconchegantes, canteiros floridos, espaços públicos preservados e bem utilizados, segurança total são algumas vantagens importantes de viver por lá. A pequena população contratou um administrador para gerenciar todas as atividades necessárias e que mantêm o vilarejo em perfeita ordem. A metáfora apresentada explica a importância de um síndico profissional para um condomínio.

O antigo estereótipo do síndico é o de um morador, normalmente mais maduro e com certa disponibilidade de tempo, eleito pela maioria dos condôminos para realizar a administração. Esta definição está a mudar com o tamanho dos condomínios, normalmente com dois blocos ou mais, com atividades semelhantes às de um clube, sendo, portanto, cada vez mais comum a contratação de um síndico profissional.

 

O que é um síndico profissional?

Muito utilizado em condomínios comerciais, o síndico profissional vem sendo cada vez mais procurado por condomínios residenciais, onde é responsável pela administração e planejamento geral de todas as atividades afins. Mais do que ser um bom administrador, o síndico profissional precisa ter facilidade em mediar questões entre condôminos e assuntos emergenciais.

 

Contratação e Atividades

A contratação de um síndico profissional deve ser referendada em assembleia e estar de acordo com a Convenção Condominial, sendo Administração de Empresa e Contabilidade as duas profissões mais comuns entre os síndicos, visto que englobam no seu currículo disciplinas fundamentais para o melhor desenvolvimento desta atividade.

Como é necessário que represente o condomínio legalmente e execute movimentação dos fundos arrecadados é imprescindível que seja feito um levantamento da situação civil e antecedentes criminais do síndico. No momento da contratação, ele deve informar outros locais onde atuou ou atua para um representante do condomínio pegar referências e confirmar os dados e informações passadas durante a entrevista. A indicação de um síndico profissional competente e confiável também pode vir pela própria administradora de condomínios, até porque é necessário um contato constante e saudável entre ambos.

Além disto, está entre as suas atividades convocar reunião de condomínio, cumprir e fazer cumprir as determinações nelas acordadas, mediar conflitos, demandas dos moradores, entre outras.

Os condôminos, ou seja, a parte contratante, precisam estar cientes de que o síndico profissional não estará disponível full time para o condomínio. No contrato de prestação de serviço devem-se especificar as condições de trabalho, carga horária e valor da remuneração. Contratar um síndico profissional é contratar um serviço terceirizado, cuja atividade não é regulamentada, sendo por isso, sine qua non, ter um contrato juridicamente bem elaborado afim de proteger os interesses de ambas as partes.

É fundamental que além do trabalho administrativo, sejam realizadas visitas frequentes para vistoriar todas os locais e atividades, tais como portaria, segurança, limpeza, manutenção das áreas comuns, como salão de festas e piscina. Nestes períodos deve haver um tempo a ser dedicado ás solicitações pessoais dos condôminos e funcionários.

O síndico pode apresentar propostas viáveis ao condomínio, caso haja necessidade de melhorias no condomínio. É dele também o papel de apresentar novidades do mercado imobiliário para o conselho condominial visando a segurança e conforto dos moradores.

Portanto, a escolha para o síndico profissional deve preencher os itens abaixo:

  • Saber como administrar um condomínio;
  • Conhecer todas as necessidades dos moradores e do condomínio;
  • Saber quais problemas deve resolver no condomínio;
  • Conhecer a fundo suas funções como síndico profissional;
  • Manter um bom relacionamento com os moradores;
  • Saber trabalhar com conciliação.

 

Os cuidados básicos para a contratação do síndico profissional são:

  • Ser escolhido pela maioria dos condôminos;
  • Apresentar referências de trabalhos anteriores ou atuais;
  • Ter curso de especialização é um diferencial;
  • Documentação disponível para o condomínio;
  • Pesquisar os antecedentes criminais;
  • Entregar recibo no recebimento do salário.

 

E por último, mas não menos importante, os benefícios de se contratar o síndico profissional:

 

  • Controle das questões burocráticas;
  • Controle Financeiro;
  • Representante do condomínio em assuntos jurídicos;
  • Organização do departamento administrativo;
  • Gerenciamento de problemas administrativos;
  • Gerenciamento de assuntos internos do condomínio;
  • Gerenciamento do quadro de funcionários.

 

O custo do síndico profissional

É comum o síndico profissional não trabalhar apenas para um condomínio, por isso a forma de pagamento pode ser realizada de duas maneiras:

– Se o síndico é contratado através da administradora, ela gerencia suas atividades e forma de pagamento;

– Se o síndico é contratado pelo condomínio, ele recebe pelas horas trabalhadas in loco ou em atividades externas tratando de assuntos relacionados ao empreendimento. O pagamento dos serviços prestados por um autônomo deve ser feito mediante recibo.

O salário de um síndico profissional pode chegar a R$ 7 mil. Podendo sofrer significativas variações por causa dos seguintes fatores:

– Localização Geográfica (cidade e bairro de atuação);

– Número de unidades do condomínio;

– Estrutura do condomínio (equipe de funcionários, área comum);

– Valor da taxa condominial.

Mantenha seu “vilarejo” com excelentíssima qualidade. 

Escrito por oHub

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This