Segurança e Limpeza

Terceirizar é melhor do que treinar seus profissionais de segurança em shopping?

Escrito por Seguridade

Investir em cursos de aperfeiçoamento profissional é algo importante em qualquer profissão. Afinal, esse conhecimento traz benefícios tanto para a empresa (que investe nos seus profissionais para mantê-los atualizados e motivados) quanto para os funcionários (que encontram oportunidades de crescimento de carreira).

Quando pensamos no treinamento para profissionais de segurança, isso se faz ainda mais essencial. Há diversas pessoas circulando no shopping em todos os momentos, tanto nos corredores quanto nas lojas. Além disso, há muitos produtos de valor à vista, o que exige que a segurança do seu estabelecimento seja eficiente e muito bem treinada.

Existem duas possibilidades para garantir esse alinhamento: treinar os profissionais ou contratar um serviço terceirizado. Mas o que é mais vantajoso?

Neste post, mostraremos esse cenário em detalhes para ajudar você a escolher a melhor opção para a realidade do seu negócio.

Entenda a importância de oferecer treinamento para profissionais de segurança

Os cursos e treinamentos devem fazer parte do planejamento estratégico de comunicação interna de qualquer empresa. Isso porque, por mais que os funcionários contratados já tenham certa base de conhecimento, nada substitui o aperfeiçoamento das habilidades pessoais para o contexto da empresa.

Além disso, com a evolução tecnológica, a cada dia surgem novas ferramentas que auxiliam na realização do trabalho diário. Quando bem treinados e atualizados, portanto, os colaboradores podem ajudar a ter ideias inovadoras para o desenvolvimento do negócio.

O treinamento para profissionais de segurança é fundamental para mantê-los motivados e engajados com a sua administração. Isso sem contar que, ao investir nos seus profissionais, você contribui para a diminuição das taxas de turnover (alta rotatividade) e absenteísmo.

Uma boa dica para decidir em quais treinamentos investir é conhecer os cursos, seminários, feiras, congressos e palestras relacionadas ao serviço de gestão da segurança que acontecem tanto na sua região quanto no país (o que pode ser feito online). Assim, os seus funcionários ficam por dentro das inovações na sua área e ainda podem contribuir para o aprimoramento dos processos internos da empresa.

Analise o que a sua equipe de segurança precisa aprender

Ao avaliar qual é a melhor forma de proporcionar um bom treinamento para profissionais de segurança do seu shopping ou loja, analise a grade curricular e veja qual é a mais interessante para a sua realidade corporativa.

Abaixo, listamos alguns dos principais pontos que devem ser passados aos seguranças e que podem ser aperfeiçoados nos cursos.

Conhecer todas as maneiras de controle de acesso

Mesmo em locais de acesso público, é essencial que os seguranças conheçam a logística do ambiente para saber quais são todos os pontos de entrada e de saída do shopping — ou seja, quais são os controles de acesso. Também é muito importante que eles conheçam as principais técnicas para conduzir as pessoas em caso de assaltos, incêndio e demais problemas que possam acontecer.

Ter atenção e cuidado na abertura e fechamento das lojas e shopping

No momento da abertura e fechamento das lojas, é essencial que os seguranças estejam circulando e se comuniquem sempre que houver algo suspeito. Isso porque a maioria dos assaltantes aproveita esses momentos para roubar as lojas e até mesmo render os vendedores, criando caos e muitas turbulências.

Transmitir sensação de segurança

O shopping é um espaço de lazer, capaz de proporcionar momentos agradáveis para toda a família. Por isso, é fundamental que os seguranças repassem a sensação de confiança para as pessoas, mostrando que aquele ambiente é seguro para qualquer idade e que as famílias podem aproveitar esse momento para a sua diversão e entretenimento.

Aprender técnicas de atendimento e bom relacionamento

Por mais que a atividade principal do segurança seja, de fato, proteger o ambiente, sempre haverá pessoas que solicitam alguma ajuda, pedem alguma informação ou apenas querem puxar assunto. Para atender bem, é fundamental que o profissional seja cordial e conheça as técnicas de um bom atendimento e relacionamento.

Lembre-se de que todos os funcionários precisam ser profissionais, prestativos e respeitosos — afinal, é a imagem do shopping que está em jogo. Portanto, é fundamental que o segurança saiba resolver conflitos e que preste um bom atendimento a todas as pessoas.

Veja como funciona o serviço de terceirização de profissionais de segurança

Agora que você aprendeu um pouco sobre como treinar os seus funcionários, é hora de entender como funciona o serviço de terceirização dos profissionais de segurança.

A maioria dos shoppings está investindo na terceirização de serviços, principalmente para a limpeza e segurança. Além de serem indispensáveis, essas atividades trazem retornos significativos para o negócio. Confira alguns deles:

Bom retorno sobre o investimento

O serviço terceirizado proporciona um excelente retorno sobre o investimento. Afinal, você não precisa se preocupar com treinamentos, comportamento, folha de pagamento, processos trabalhistas e muitas outras preocupações que permeiam esse cenário.

Essa opção permite que o shopping reduza custos, pois todo o processo de seleção de profissionais qualificados e experientes fica por conta da empresa terceirizada. Além disso, todos têm um padrão de atendimento que proporcionam um trabalho mais eficiente e sincronizado com as necessidades e interesses do shopping.

Garantia de contar com profissionais qualificados

Os profissionais de uma empresa terceirizada realizam treinamentos para executar as suas tarefas com base em teorias práticas eficientes, de acordo com a realidade da sua cidade. Isso significa que eles aprendem todos os conceitos na teoria e na prática, aprimorando-se com base em técnicas e dados reais. Dessa forma, eles sabem exatamente quais são as ferramentas mais recentes em relação à segurança de patrimônio e pessoas, trazendo soluções efetivas para qualquer situação que possa surgir na sua rotina.

Além disso, não há a preocupação de um funcionário faltar por estar doente e o shopping ficar desprotegido, pois empresas terceirizadas têm total controle sobre os seus colaboradores. Assim, quando alguém precisa se ausentar, outro profissional é selecionado para substitui-lo.

Uma dúvida muito comum em relação à segurança de shoppings é se é melhor investir em treinamento para profissionais de segurança ou terceirizar esse serviço. Como você viu, cada situação tem suas vantagens, e é fundamental entender a realidade do seu negócio para escolher a melhor.

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Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

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